Gold Key e os quadrinhos baseados em animes

Em 1962, a Western Publishing desfaz a parceria com a Dell Comics e cria o selo Gold Key Comics, com isso, algumas das licenças divididas com a Dell passam a sair pelo selo, dentre eles Tarzan e Luluzinha.


Em 1963, a NBC licencia o anime Tetsuwan Atomu de Osamu Tezuka, com o título de Astro Boy. Em 1965, a Gold Key adquire uma "licença" da NBC (que se declarava dona da série animada) para publicação de quadrinhos do robozinho. Naquela época, não se cogitava o licenciamento de mangás do Japão. A Gold Key lança, então, em agosto do mesmo ano, Astro Boy #1, primeira revista dedicada a um personagem japonês no Ocidente. Suspeita-se que a capa (que se parece mais com o robô do que as ilustrações do miolo) seja de autoria de Fred Federicks, um quadrinhista conhecido pelas tiras de jornal de Mandrake e O Fantasma, ambas escritas por Lee Falk. A revista trazia duas histórias: Gangor the Monster e Attack of the Mud People.


No ano seguinte, o herói aparece novamente em uma publicação da editora: March of Comics #265. Na década de 1980, Osamu Tezuka declarou que essas histórias não possuíam autorização e eram mal desenhadas.





 

Em 1978, a Sandy Frank Entertainment adquire e adapta o anime Science Ninja Team Gatchaman (1972), criado por Jinzo Toriumi para a Tatsunoko Productions, e rebatizada como Battle of the Planets. Em Junho de 1979, a Gold Key publica uma revista homônima, produzida por Gary Poole (roteiros) e Winslow Mortimer (desenhos). A série durou 12 edições e foi publicada até Outubro de 1980. Em 2003, a Dynamic Forces (dona da Dynamite Entertainment)publicou o volume encadernado dessa fase com o título Battle of the Planets Classics Issues Volume 1, o volume teve 140 página, nessa mesma época, a franquia estava sendo publicada pela Top Cow.


Um curiosidade, aos 20 anos e trabalhando na Tatsunoko há 5, Yoshitaka Amano trabalhou como character designer da série.




Fontes e referências:





Comentários