Gárgulas, a série de super-heróis da Disney







Gárgulas (Gargoyles no original) foi uma série animada de super-herói da Disney de 1994 a 1997.





A série foi desenvolvida por uma equipe da Walt Disney Television Animation e  o principal desenvolvedor foi ex-professor de inglês Greg Weisman, que havia se tornado executivo do estúdio.  Fã de William Shakespeare, Weisman adicionou vários elementos das obras do dramaturgo como MacBeth e Sonho de Uma Noite de Verão.  Outras obras que serviram de inspiração foram Bonkers e Ursinhos Gummy (duas séries animadas da própria Disney), A Bela e A Fera e a série Hill Street Blues. Após se formar na faculdade, o executivo havia trabalhado na DC Comics, onde chegou a co-escrever histórias do Capitão Átomo com Cary Bates.  Ele elaborou uma história protagonizada pela Canário Negro,porém, o projeto foi engavetado por conta da minissérie  Green Arrow: The Longbow Hunters (Os Caçadores, no Brasil) de Mike Grell. Os designs de personagens inicias foram feitos por Greg Guler, os demais por Kenny Thompkins, Kazuyoshi Takeuchi, Mike Vosburg, Kenichi Tsuchiya e Shinichi Yoshikawa.

A série foi lançada como um concorrente de Batman: The Animated Series (1992),  criada por Bruce Timm, Paul Dini e Eric Radomski. Não por acaso, 12 episódios dos 13 episódios da primeira temporada foram escritos por Michael Reaves e sua esposa na época, Brynne Chandler Reaves, que haviam sido roteiristas da série da Warner. O outro episódio foi escrito por Steve Perry (também roteirista de Batman e autor de dois romances do projeto multimídia Shadows of the Empire  de Star Wars e a romantização de Titan A.E ao lado de Dal Perry, tanto primeiro livro de Shadows of the Empire, quanto Titan A.E foram lançados no Brasil pela Meia Sete Editora (a mesma da extinta revista Sci-Fi News).

Na segunda temporada, outros roteiristas entram na equipe, dentre eles, Cary Bates.
A série pode ser enquadrada nos gêneros fantasia urbana, quando a fantasia ocorre em cenário urbanos contemporâneos ou futuristas,  e fantasia científica (science fantasy), tal como os Universos da Marvel e da DC, a série Thundarr e o RPG Shadowrun (que mescla de fantasia urbana e cyberpunk). Michael Reaves também tinha familiaridade com fantasia, tendo sido um dos roteiristas de Dungeons and Dragons (Caverna do Dragão no Brasil), baseada no RPG de fantasia medieval de mesmo nome, considerado o primeiro da história. Reaves escreveu 13 episódios para a série, porém, um deles, Requiem, previsto para ser o último episódio da terceira temporada (terminando com um cliffhanger para outra), nunca chegou a ser produzido.

O escritor britânico Arthur C. Clarke formulou as 3 leis de Clarke (uma alusão as Leis de Newton e as Leis da Robótica formuladas por Isaac Asimov e John W. Campbell), a terceira lei é comumente usada para definir fantasia científica:



''Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.''


Elfos, itens mágicos, cenário urbano e hackeamento


A animação ficou a cargo de estúdios japoneses, coreanos, filipinos e taiwaneses, algo que se tornou bem comum desde os anos 80.

A história começava na Escócia no ano de 994 D.C., onde um clã de gárgulas, liderados por Golias conviva com humanos em um castelo em Edimburgo. Por conta de sua natureza, eram criaturas noturnas que se tornavam estátuas durante o dia, porém, a harmonia com os humanos durou pouco, e eles acabaram sendo amaldiçoados:  só poderiam voltar a vida caso o castelo atingisse as nuvens. Mil anos depois, o empresário greco-americano David Xanatos compra o castelo e o coloca em cima de um grande prédio em Nova York.  Com isso os gárgulas despertam e o grupo faz amizade com uma policial da cidade, Elisa Maza, que surpresa ao saber que apenas Golias tinha um nome, resolver batizar os amigos com nomes de locais da cidade: Hudson, Lexington, Broadway e Bronx.  Logo o grupo descobre que Xanatos não tinha boas intenções e tornam-se inimigos. Golias reencontra sua antiga companheira, a quem chamava de Anjo da Noite.  Ela também se revela ser uma  vilã e atende o nome de Demona.

Dá esqueda para direita: Bronx, Hudson, Lexington, Golias (centro), Brooklyn, e Broadway

Eliza Maza
Demona

Boa parte do elenco participou de séries de Star Trek: Marina Sirtis, Jonathan Frakes, Colm Meaney, Michael Dorn, Brent Spiner, Colm Meaney, LeVar Burton, Nichelle Nichols, Avery Brooks, Paul Winfield,  David Warner e Kate Mulgrew.

Curiosamente, Xanatos se parece fisicamente com Jonathan Frakes.  De acordo com Weisman, isso foi uma coincidência.  O design de Xanatos havia sido feito antes da escolha do elenco,  mas apesar disso, a Disney costuma fazer isso nos filmes de animação.



O nome do vilão é uma alusão a Davi, que segundo a Bíblia, derrotou Golias, o gigante filisteu.  Contudo, aqui eles tem  os papéis invertidos, uma vez que na série, Golias é o herói.  O sobrenome Xanatos é uma alusão  a Thánatos, que na mitologia grega personificava a morte.

Xanatos é considerado um dos vilões mais notórios da cultura pop, o TVTropes o utiliza como exemplo no tropo Xanatos Gambit, uma alusão a uma jogada de Xadrez (o gambito em português). Por ser um empresário inescrupuloso, o vilão lembra a reformulação de Lex Luthor por John Byrne nos anos 80, que até então era um cientista louco (a mudança foi sugerida pelo também roteirista Marv Wolfman e  outros autores expandiram a ideia e transformaram Luthor no presidente dos Estados Unidos).   Outro supervilão que pode ser comparado a Xanatos é o Dr. Destino, inimigo do Quarteto Fantástico:  ambos recorrem tanto a magia  quanto a tecnologia para obter resultados.



Os gárgulas também lembram as Tartarugas Ninja, uma vez que tal qual o grupo de quelônios, combatiam o crime escondidos em Nova York e eram auxiliados por uma humana.

A relação de Golias e Elisa foi inspirada em A Bela e A Fera (que teve um filme da Disney em 1991).
 O oitavo episódio, intitulado Deadly Force causou controvérsia. Nele, Broadway brinca com a arma de Elisa e acaba ferindo ela com um disparo.  Embora o episódio tenha sido escrito para conscientizar o público sobre o uso de armas de fogo, não foi bem recebido por uma associação de pais.  A Disney precisou vetar o episódio e só voltou a exibi-lo após fazer cortes (como a cena em que o sangue de Elisa aparece  no chão). Não existe uma legislação sobre o uso de armas em desenhos, cada rede decide se permite ou não, geralmente trocam projéteis por lasers (alguns até apareceram na série), outras vezes podem até existir armas de fogo  reais, mas não causam danos.  A série do Batman exibia armas de fogo reais, já a do Homem-Aranha da mesma década, mostrava armas lasers. Recentemente, a série Beware the Batman teve um poster onde mostrava o mordomo Alfred usando uma arma de fogo, mas, após um atentado em uma fila do filme The Dark Knight Rises, o estúdio resolveu refazer as armas.

A segunda temporada teve 52 episódios,a terceira temporada, intitulada The Goliath Chronicles (As Crônicas de Golias), Greg Weisman escreve o primeiro episódio, os demais 12 episódios finais foram escritos por uma outra equipe escolhida pelo estúdio, que promoveu mudanças no enredo, como Xanatos se tornando um aliado do clã. Greg Weisman desconsidera essa temporada na cronologia da série.
Weisman criou um site para responder dúvidas dos fãs chamado Gargoyles : Station Eight.
A série gerou video game, card game e action figures, porém, os produtos que mais tiveram longevidade foram os quadrinhos.  Inicialmente, foram publicadas histórias nas revistas Disney Adventures e TV Guide (o famoso guia de televisão dos Estados Unidos).  Em 1995, a Marvel Comics publicou uma revista que teve 11 edições. Curiosamente, a Disney viria a comprar a Marvel em 2009. Em 2000, Greg Weisman escreveu uma história da Liga da Justiça publicada em  JLA Showcase 80-Page #1, onde o grupo encontra Gárgulas na Catedral de Notre Dame  inspiradas nos personagens da série: Behemoth (Goliath), Diabolique (Demona), Seine (Hudson), Angelique (Angela), Montparnasse (Broadway), Montmartre (Brooklyn), Champs-Élysées (Lexington) e Left Bank (Bronx). A detetive  Ellen Yin de The Batman (2004 - 2008) teve o design inspirado em Elisa.



Em 2006, a editora  Slave Labor Graphics, em associação com a CreatureComics lançou uma série baseada em Gárgulas com roteiros de Weisman. A história se passa no final da segunda temporada e adapta o primeiro episódio da terceira, daí pra frente seguindo uma nova cronologia paralela a terceira temporada. Em 2007, surge um spin-off chamado Bad Guys. Em agosto de 2008, a editora decide cancelar o contrato, alegando que com o aumento da taxa de licenciamento da Disney, a editora não poderia continuar. Segundo Weisman, a editora disse que voltar a publicar quadrinhos da série. Em 2015, a editora canandense Joe Books anunciou que iria publicar fotonovelas (quadrinhos que usam screenshots de episódios ou filmes, chamados pela editora de cinestory) baseadas  em episódios da série e com prefácio de Weisman.



Entre 1997 e 2009 ocorreram edições de uma convenção de fãs chamada The Gathering of the Gargoyles.

No Brasil, a série foi exibida pelo Fox Kids, uma joint-venture entre a Disney e a Fox, mais tarde renomeado como Jetix (que também exibiu a série).  Após a Disney comprar a parte da Fox e agora conhecido como Disney XD. O  SBT também a exibiu  durante o período onde teve um contrato de exclusividade das produções da Disney, iniciado em 1997 e encerrado em 2004, quando a empresa assinou com a TV Globo, sendo exibida pela própria Globo em 2011 no extinto Tv Globinho.

 Em 2010, o site da Variety anunciou que a Disney estaria produzindo um filme baseado na série.
Weisman se envolveu em outras produções de TV, dentre elas as séries animadas The Spectacular Spider-Man e Justiça Jovem (Young Justice). Em 2010, a DC lançou em vídeo o curta DC Showcase: Green Arrow, roteirizado por ele baseado no roteiro de quadrinho nunca publicado da Canário Negro.
Michael Reaves voltaria a trabalhar com Batman em Batman do Futuro (Batman Beyond) e o filme de animação lançado em vídeo Batman- Mystery of Batwoman.

Em dezembro de 2022, a Dynamite Entertainment lançou uma nova série de quadrinhos, novamente com roteiros de Weisman e desenhos de George Kambadais, sendo referida com Temporada 4, as histórias da Slave Labor Graphics correspondem a Temporada 3.

Comentários

Anônimo disse…
ótimo texto! essa animação é maravilhosa, é a descendente natural de Caverna do dragão!