Marcadores

sábado, 29 de abril de 2017

Homem-Aranha por Jack Kirby







Volta e meia, lendas urbanas sobre quadrinhos surgem na internet, o site Comic Book Resources possui a coluna Comic Book Legends Revealed, assinada por Brian Cronin, em 2009, Cronin lançou o livro Was Superman a Spy?, onde listou 130 lendas.





Uma dessas lendas é o concept do Homem-Aranha criado por Jack Kirby.




Essa imagem circula na internet até hoje, mas na verdade é falsa, trata-se na verdade uma montagem baseada em uma splash page de Jack Kirby para a revista Tales To Astonish #51 (1964), o personagem em questão é  Hank Pym, na época usando a identidade de Gigante.




Se a arte não é original, de onde veio a ideia da montagem?

A resposta é um tanto complexa, Joe Simon afirmava que nos anos 50, ele, Kirby e C. C Beck teriam criado um herói para a Harvey Comics chamado Spiderman, depois rebatizado de Silver Spider, ele foi retrabalhado e chamado de The Fly (Homem-Mosca no Brasil), Kirby teria feito um concept a pedido de Stan Lee, mas ele parecia com o Capitão América, Steve Ditko teria sido chamado para alterar o visual.


Stan Lee afirma ter se inspirado no herói pulp The Spider, embora aja diferenças, uma possível inspiração pode ter sido os seriados cinematográficos da Columbia Pictures lançados em 1938 e 1939 possuía uma roupa com uma estampa de teias, algo inexistente nas revistas pulps.

Uma outra inspiração pode ter sido Night Fighter, um herói engavetado de Simon e Kirby para a editora Mainline Publications, fundada pelos dois.


Silver Spider
Revista pulp The Spider


Seriado de The Spider


Arte real de Jack Kirby






Pra terminar, eis essa fanart de Marco Carrillo do Homem-Aranha caso fosse feito por Jack Kirby

Arte de Marco Carrillo

Um comentário: