Kismet, o primeiro super-herói muçulmano

Em 2015, fiz um post sobre o primeiro super-herói americano de origem asiática, o Green Turtle, eis no mesmo ano de 1944, surgia também o primeiro super-herói muçulmano, Kismet, Man of Fate, muitos anos antes de Sooraya Qadir ou Kamala Khan, ambas da Marvel Comics.





Assim como o já citado Green Turtle e o Capitão América, foi criado para combater as forças do Eixo para a revista Bomber Comis da Elliot Publishing Company, logo depois conhecida como Gilberton e responsável pelas revistas Classic Comics e Classics Illustrated, responsável pela quadrinização de obras literárias, que no Brasil originou a revista Edição Maravilhosa da EBAL de Adolfo Aizen, que a partir da edição 24, passou a publicar também adaptações de obras da literatura brasileira, começando com O Guarani de José de Alencar pelo haitiano André LeBlanc.

Sua criação foi atribuída  a Omar Tahan, atualmente acreditasse que esse era um pseudônimo da escritora Ruth Roche, Roche fez parte do estúdio Eisner-Iger e escreveu para personagens como a Lady Fantasma (hoje na DC Comics) os tarzanides da Fiction House: Sheena, Kaanga e Camilla, após o fim do Eisner-Iger, integrou o S. M. Iger Studio e chegou a ser sócia de Jerry Iger em outro estúdio, o Roche-Iger.

Voltando ao personagem, Kismet  era um argelino que possuía os poderes de precognição limitada (ou seja, poderia prever alguns eventos futuros) e acrobacia. Seu nome tem origem turca e é usado como sinônimo de destino (com isso, a palavra fate fica redundante no seu nome). Kismet lutava contra nazistas e nunca teve seu verdadeiro nome revelado, a revista Bomber Comics durou apenas 4 edições.

Tal qual Green Turtle, Kismet entrou em domínio público e foi resgato no século XXI, em 2015, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter para publicação da antologia Broken Frontier, publicada pela A Wave Blue World de Chin-Tanners, na antologia, Kismet teve uma história produzida pelo escritor Aaron David Lewis, que também atuou como pesquisador sobre histórias em quadrinhos e literatura e o desenhista filipino Noel Tuazon, cores de Rob Croonenborghs e letras de Kel Nuttal, em 2016, a equipe publica uma história curta na revista digital GEEKED Magazine, em 2017, a A Wave Blue World republica a história em uma revista one-shot para o Free Comic Book Day (Dia da revista em quadrinhos gratuita), no mesmo ano, uma webcomics é lançada no site da editora, com a mesma equipe e colaboração do escritor Taylor Esposito, a editora promete lançar uma edição encadernada com 100 páginas em 2018. Na série de Lewis, o nome verdadeiro de Kismet é Khalil Qisma e ao invés de ser caucasiano, é retratado como negro (uma vez que a Argélia fica na África).



Fontes e referências


15 Muslim Characters In Comics You Should Know

How Censors Killed The Weird, Experimental, Progressive Golden Age Of Comics

Minorias nos Quadrinhos: O “outro” no mundo dos super heróis.

Kismet, Man of Fate - Wikipédia

Kismet, Man of Fate - TV Tropes

Kismet - Public Domain Super Heroes

Bomber Comics #1-4 - Comics Book Plus

kismet - Wikitionary

Comentários

VELOSO disse…
Matéria Muito Legal! Sempre escavando fundo a História das Histórias em Quadrinhos!