Sabu Dastagir em quadrinhos


Na última postagem, falei de um conto ilustrado de Mowgli nas páginas da revista O Tico-Tico, desta vez vou falar do ator Sabu Dastagir (1924-1963) e sua passagem pelos quadrinhos, aos 13 anos, o indiano foi descoberto pelo documentarista Robert Flaherty que o convidou para estrelar o filme Elephant Boy de 1937, dirigido pelo próprio documentarias com Zoltan Korda e produzido por Alexander Korda, irmão de Zoltan, o filme era uma adaptação do conto Toomai of the Elephants de Rudyard Kipling publicado pela primeira vez na revista St Nicholas Magazine (dezembro de 1893) e depois reimpresso na coletânea The Jungle Book (1894).

Sabu se tornou uma estrela de filmes britânciso, interpretando personagens indianos e árabes (conforme mencionei no post sobre Charlie Chan, era comum que atores ocidentais interpretassem personagens de outras etnias em Hollywood). No ano seguinte, Sabu estrelou em mais uma produção dos irmãos Korda, The Drum, baseado no livro homônimo de AEW Mason, nele Sabu interpreta o heroico Príncipe Azim, um príncipe indiano dos tempos do Raj britânico.Em 1940, Alexander Korda produz um reboot de The Thief of Bagdad (1924), conforme já comentei no blog, o primeiro filme foi estrelado por Douglas Fairbanks, o primeiro ator a interpretar o Zorro, o filme foi bastante influenciado pelos contos das Mil e Uma Noites de Antoine Galland (mais precisamente em Aladim e a lampada maravilhosa),  Adbullah foi creditado como co-roteirista dessa primeira adaptação, a versão de Korda, dirigida por dirigido por Michael Powell, Ludwig Berger e Tim Whelan é um pouco diferente, no filme original, enquanto o ladrão de Bagdá do título é Achmed, que tinha um amigo chamado Abu, na versão de Koda, Abu é o ladrão do título interpretado por Sabu, que auxilia o Ahmad, o sultão interpretado por John  Justin. Conrad Veidt interpreta o vilão Jaffar, vizir, inspirado num personagem da real, o vizir Ja'far ibn Yahya (também grafado como Jafar ibne Iáia, Jafar al-Barmaqui ou Jafar, o Barmecida) que viveu entre 767 e 803 e foi vizir do califa abássida Harune Arraxide, ele aparece também em um conto das Mil um Uma Noites.


O filme foi bastante influente, em Alladin (1992) da Disney, o amigo do Aladim é o macaquinho Abu, o vilão se chama Jafar, um vilão chamado Jaffar também aparece no jogo Prince of Persia (1989).



Em 1942, Sabu estrela como Mowgli em The Jungle Book, um filme de Hollywood dos irmãos Korda para a United Arts. Nessa época Sabu inspirou histórias em quadrinhos, em True Comics #10 publicado em março de 1942 pela editora Parents' Magazine Press, a história de como Robert Flaherty conheceu Sabu na Índia, o roteiro e os desenhos foram feitos por Frank Borth, no Brasil, Borth é conhecido por O Desenho Passo a Passo - Lições simples de desenho (Draw-Along With Frank Borth), publicado pela EBAL, um manual de desenhos em quadrinhos (que lembra os livros teóricos de Scott McCloud), logo em seguida, a editora publicou um anúncio em quadrinhos com legendas e sem balões (formato conhecido como text comics) em Real Heroes #5, julho de 1942 (o filme estreou em abril), contudo, nenhum autor foi identificado.


Houve também uma outra HQ para divulgar o filme que foi disponibilizada no site Internet Movie Database (Imdb), contudo, não há mais informações sobre a mesma.

Além de revistas e jornais, tiras eram para promover os filmes feitas para os chamados pressbooks, publicações usadas para vender os filmes paras salas de cinema, essas tiras serviam como se fossem um trailler impresso.








Ao lado de Maria Montez e Jon Hall estrelou 3 filmes para Universal Pictures: Arabian Nights (1942), White Savage (1943) and Cobra Woman (1944), ainda em 1944, já com a nacionalidade americana, Sabu serve na II Guerra Mundial, após o fim da Guerra, o ator perde parte seu prestígio, atuando em papéis secundários.




Assim como ocorria com os atores de faroeste, Sabu licenciou sua imagem para uma revista em quadrinhos, em 1945, a editora Rural Home/Croydon publicou Red Circle Comics #4, dedicada a Sabu Elephant Boy, nessa versão misturando elementos de Toomai e Mowgli, Sabu vira uma espécie de tarzanide indiano, a capa assinada por Leonard Starr, remete aos filmes de aventuras árabes do ator,  as histórias não foram creditadas.


Link para leitura online no Comic Book Plus
Essa história foi republicada em Ramar of the Jungle #2 (setembro 1955). sendo Ramar uma série de televisão estrelada por John Hall. A Charlton pode ter comprado a histórias mas temido processo por parte de Sabu.

Em, 1950, a Fox Feature Syndicate licencia uma revista estrelada por Sabu, "Sabu Elephant Boy", dura duas edições, com histórias ilustradas por Wally Wood, Joe Orlando e Jack Kamen.



                      Capa de Sabu Elephant Boy #2                Sabu Elephant Boy #2, arte de Joe Orlando.

Link para leitura online no Comic Book Plus

Na Argentina, houve uma revista chamada Sabú, desenhada por Carlos Roume e roteirizada por Leonardo Wadel, lançada em 1954, não consegui achar fontes    que comprovem que era inspirada no ator.










Sabu faleceu em 1963, aos 39 anos.
Ver também 

Comentários

Dourado disse…
O Jonhy Quest herdou algo dele!