RPGs inspirados na literatura de cordel


Esse post dá continuidade aos outros posts sobre a literatura de cordel, primeiramente falei dos quadrinhos, depois dos cordéis indiretamente inspirados na literatura pulp. Na pesquisa, encontrei também RPGs de mesa que foram inspirados na literatura de cordel, não encontrei muita coisa, se algum leitor souber, posso incluir depois (com os devidos créditos).



Lajedos e Lagartos

Lançado em 2011 no blog Pensotopia, o jogo foi criado por O jogo é inspirado no nordeste fantástico, visto não só na literatura de cordel, mas também em filmes, peças de teatro, livros, entre outros O autor Daniel dos Santos Nóbrega (também conhecido como Danielfo) se fez um jogo de palavras que remete a Dungeons and Dragons. Em 2011 havia sido lançada a versão 1.0, disponibilizada no blog Pensotopia, um versão completa foi anunciada, mas não chegou a ser lançada. O site saiu do ar, mas é possível acessar através do banco de dados de sites extintos Wayback Machine do Internet Archive, lá é possível baixar uma versão em pdf do sistema. No blog há alguns posts interessantes, como um em que o autor conta como apresentou o sistema ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), um dos criadores do Movimento Armorial.

O outro exemplo não é bem um sistema, mas é uma sugestão de cenário para um RPG educativo, em 2012, na revista LeYa na Educação da Editora LeYa, uma editora de origem portuguesa que atua também em países lusófonos como o Brasil e Angola, no artigo "RPG pedagógico" publicado na revista, a professora de língua portuguesa Silvia Lacerda, sugere o livro Os Três Mosqueteiros em cordel" de Klévisson Viana, lançado no ano anterior pela editora. Os Três Mosqueteiros é inspirado no romance de mesmo nome de Alexandre Dumas, que conta a história do jovem D'Artagnan que se sonha em ser mosqueteiro e se une ao três do título, Athos, Porthos e Aramis, envolvendo em aventuras swashbuckler ou capa espada envolvendo o destino político da França do século XVII, o livro é uma versão fictícia de personagens históricos.


Curiosamente, o irmão de Klévisson, Arievaldo Viana, também possui um projeto pedagógico, Acorda Cordel na Sala de Aula, lançado em 2000 e adotado pela adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Canindé, Ceará.




Em março de 2019, é lançado no Catarse a campanha de financiamento coletivo recorrente de Mares do Sertão do Historiart Studio de Natal - Rio Grande do Norte, escrito por Diego Azevedo e ilustrado por Isabelle Quirino.



                                          


Conforme comentei na postagem sobre os quadrinhos, há cordéis épicos ambientados não apenas no Nordeste brasileiro, como os do autor Leandro Gomes de Barros (1865-1918), que escreveu o cordel Batalha de Oliveiros contra Ferrabrás, adaptado para os quadrinhos por Klévisson Viana, e sua sequência  A Prisão de Oliveiros e seus Companheiros. Outros exemplos clássicos: Herói Desconhecido e Herói da meia noite e a princesa encantada de Manuel d'Almeida Filho, Prisão do gigante da montanha assombrosa e História do gigante da montanha assombrosa, Gigante Quebra-Osso e o Castelo Mal-Assombrado, História da espada mágica e o dragão de fogo, História do Bicho de Sete Cabeças e História do valente João Acaba-mundo e a serpente negra de Minelvino Francisco Silva,, História de Juvenal e o dragão e A Vitória do Príncipe Roldão no Reino do Pensamento de Severino Gonçalves, disponíveis nos acervos digitais (Fundação Casa de Rui Barbosa, Cordelteca:: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular) ou republicados pela Editora Luzeiro. Um exemplo recente é do "O Herói da Montanha Negra" do cordelista e folclorista Marco Haurélio, inspirado nos mitos gregos (que teve Homero como um autor dos poemas épicos Ilíada e sua sequência, A Odisséia) e nos quadrinhos do Conan. O próprio RPG foi inspirados em livros de fantasia e ficção científica, o cocriador de Dungens and Dragons, Gary Gygax publicou uma lista desses livros, chamada de Appendix N, a lista foi publicada pela primeira vez no livro Dungeon Master's Guide de Gary Gygax e Mike Carr (1979).

Cárlisson Galdino, criador do Manifesto Neocordelismo criou o sistema XR-III, unindo a poesia do cordel e o RPG. Veja mais no seu site

Em julho de 2021, foi lançada no Catarse, a campanha de O Cordel do Reino do Sol Encantado por escrito por Pedro Borges (autor das Crônicas de Avalon e Crônicas), ilustrado por Felipe Tadashi, capas por Bruno Prosaiko (ilustrador do Birl: Planeta Monstro), com colaboração de Arusha Oliveira, Bruno McCord, Jefferson Pimentel, Rodolfo Barbosa e Tiago Rolim.


Ligações externas

RPG CABRA DA PESTE!!!! Lajedos & Lagartos

Resenha: Lajedos e Lagartos

Lajedos & Lagartos Invadindo o mundo do RPG !

Três RPGs que poderão estar a venda no futuro

Movimento Armorial

D'Artagnan & Cyrano de Bergerac - Cool French Comics

Appendix N - D&D Lore Wiki

Comentários