Hanna-Barbera e os tokusatsus


A Hanna-Barbera trabalhou com franquias de tokusatsu em duas ocasiões diferentes. Atualmente há uma trilogia de animes de Godzilla na Netflix, a plataforma de streaming também planeta uma série animada baseada no mangá ULTRAMAN escrito por escrito por Eiichi Shimizu e desenhado por Tomohiro Shimoguchi, publicado no Japão desde de 2011 e  que no Brasil é publicada pela JBC.


Curiosamente, Eiji Tsubaraya, fundador do estúdio e criador do Ultraman, trabalhou em Godzilla quando era funcionário da Toho é é creditado como criador do kaiju.



Em 1978, foi lançada uma série animada de Godzilla da Toho para a Rede NBC, a premissa lembra a de The King Kong Show, com um kaiju (monstro gigante) ajudando um grupo de humanos. A série teve character design de dois veteranos de quadrinhos e animações: George Wheeler e Doug Wildey (criador do Jonny Quest), foram produzidos apenas 26 episódios e foi encerrada em 1979, curiosamente, entre 1977 e 1979, Godzilla teve uma série de quadrinhos pela Marvel Comics, Godzilla, King of the Monsters, escrita por Doug Moench (famoso pelos roteiros de Shang-Chi, o Mestre do Kung Fu) e desenhada por Herb Trimpe, a série tinha conexões com o Universo Marvel, nessa surgiu o robô gigante/mecha Red Ronin, que até hoje existe no Universo Marvel.




Na década de 1980, o estúdio tentou uma nova associação com os japoneses, um projeto de uma série animada do Ultraman coproduzida entre a HB e estúdios japoneses, o projeto de série foi cancelado, mas a animação que serviria como piloto foi lançada como um filme animado Ultraman: The Adventure Begins, produzido pela HB e os estúdios Tsuburaya Productions, Studio Sign e Ashi Productions (atual Production Reed), o filme foi lançado nos Estados Unidos em outubro de 1987 e no Japão apenas em abril de 1989 com o título de Ultraman USA, no Brasil, foi lançado em VHS pela Flashstar Home Video como Ultraman Animação, no Youtube é possível assistir ao filme com dublagem em português, porém dividido em cinco partes. Essa foi a segunda série animada da franquia, a primeira foi feita pela Sunrise de 1979 a 1980.



Fontes e referências

Godzilla (1978 TV series) - Wikipédia

Ultraman: The Adventure Begins - Wikipédia

Ultraman: The Adventure Begins - Ultraseries

Godzilla (Hanna-Barbera series) - Wikizilla

O desenho animado de Ultraman

Comentários