Super Mouse




Supermouse #1, arte de Carl Wessler, 1948
O personagem estreou foi criado pelo animador Paul Terry e estreou em 16 de outubro 1942 no curta de animação Mouse of Tomorrow (O rato do amanhã) da produtora Terrytoons (fundada por Paul Terry), o personagem era óbvia paródia ao Superman (também chamado de Homem do Amanhã), cuja série animada iniciada pelo Fleischer Studios estreou no ano anterior, após 7 curtas entre 1942 e 1943, o personagem passou a se chamar Mighty Mouse, a explicação é que a Terrytoons descobriu que a Standard Comics de Ned Pines possuía um super-herói roedor de mesmo nome lançado praticamente ao mesmo tempo, criado por Kin Platt  (que chegou a ser desenhado por al Hubbard, cocriador de personagem da Disney como Peninha e Urtigão, criados em parceria com Dick Kinney)  cuja primeira aparição foi na revista Coo Coo Comics #1 (1 de outubro de 1942), esse tipo de coincidência não é raro, um caso posterior é de Denis the Menace, nome de um personagem de cartoon publicado em jornais criado pelo americano Hank Ketcham e o nome de garoto de uma série de quadrinhos britânica criada por George Moonie (editor) e Davey Law (desenhista), o primeiro é conhecido Brasil como Denis, o pimentinha ou o travesso, famoso por adaptações no cinema e televisão, o segundo ficou conhecido como Pestinha, ambos chegaram a ser exibidos ao mesmo tempo pelo SBT, o cartoon do Denis americano estreou em 12 de março de 1951 e a primeira aparição do Denis britânico foi na revista The Beano em 17 de março de 1951 (embora ela tenha sido vendida no mesmo dia do outro, 12 de março, a data na capa é 17 de março). A cor de seu uniforme também iria mudar, até o décimo quarto curta, ele ainda usa o uniforme azul, depois disso, passou a ter um uniforme amarelo em "Sultan's Birthday" (outubro de 1944).
Mighty Mouse ainda com o uniforme azul




Em 1955, a Terrytoons foi comprada pela emissora americana CBS.

Depois da mudança de nome, Super Mouse teve mais 73 curtas, encerrando sua série original em 1961.



O personagem foi adaptado para os quadrinhos (talvez por isso, a Terrytoons tenha optado por mudar seu nome), primeiro pela Timely (antecessora da Marvel) de 1946 a 1947, nas revistas Terry-Toons Comics (publicada desde 1942 com outros personagens do estúdio) e Mighty Mouse teve quatro edições com roteiros de Stan Lee e desenhos e arte-final de Frank Carin, Moe Wirth e Mario Acquaviva  e cores Barry Blum na primeira edição, nas demais edições e nas edições da Terry-Toons Comics, ainda não há créditos.






 Logo depois, a St. John Publications de continuidade a numeração (uma prática comum no mercado americano) das revistas Terry-Toons Comics (que teve 50 edições) e Mighty Mouse com apenas os desenhos de Art Bartsch e Connie Rasinski identificados em algumas edições, Paul Terry's Mighty Mouse Comics de 1947 a 1956,  a editora chegou a publicar uma revista em 3D do personagem em 1953.

Após a edição 85, a Terry-Toons Comics passou a se chamar Paul Terry's Comics sendo publicada até a edição 125 em 1955, logo em seguida, a revista passa a se chamar Adventures of Mighty Mouse, que teve mais três edições com esse título.




Ironicamente, títulos da St. John seriam passados para a Pines Comics (novo nome da Standard) e os personagens Supermouse de Kin Platt e Mighty Mouse de Paul Terry foram publicados pela mesma editora, sendo que a revista do Supermouse foi cancelada em 1957 e as revistas Mighty Mouse  e Adventures of Mighty Mouse em 1959, ano em que a Pines saiu do mercado de quadrinhos.



Logo em seguida, o personagem migrou para a Dell Comics (1959 a 1960), Gold Key Comics (1962–1963) e novamente pela Dell Comics (1964–1968). A Dell possuía uma parceria com a Western Publishing em que Western, que possuía a licença de diversas franquia, produzia e a Dell publicava, essa parceria durou de 1938 a 1962, em 1962, a Western lançou o selo Gold Key Comics, publicando várias das séries publicadas pela Dell como Disney e o próprio Mighty Mouse. A Gold Key publicou histórias com desenhos de John Costanza e Gene Fawcette e outros ainda não creditados, enquanto que os artista da Dell não foram identificados.



Mighty Mouse
Timely Comics #1–4 (1946-1947)
St. John Publications #5–67 (1947–1956)
Pines Comics #68–83 (1956–1959)
Dell Comics (1959 a 1960; 1964–1968)
Gold Key Comics (1962–1963)

Outras revistas 

 Terry-Toons Comics #38–85 (1945–1951) e Paul Terry's Comics #86–125 (1951–1955)

The Adventures of Mighty Mouse: St. John Publications #126–128 (1955), Pines Comics #129–144 (1956–1959), Dell Comics #145–155 (1959–1961), Gold Key Comics #156–160 (1962–1963) e  Dell Comics #161–172 (1964–1968)



.

Em 1979, a CBS contratou a Filmation para produzir The New Adventures of Mighty Mouse and Heckle & Jeckle, que continha séries de Mighy Mouse e Faísca e Fumaça de 1979 a 1980, nessa série foi lançada uma minissérie em 16 episódios intitulada  The Great Space Chase, em 1982, esse filme foi lançado nos cinemas para depois ter exibição na TV e distribuição em VHS, algumas cenas da minissérie não foram incluídas na versão em filme. O filme nunca teve lançado em formato digital (DVD, Blu Ray e afins).




Em 1987, a CBS resolveu encomendar uma nova série do herói, produzida pela Bakshi-Hyde Ventures,  uma joint venture do animador Ralph Bakshi e do produtor John W. Hyde, embora conhecido por longa-metragens, Bakshi começou trabalhando na Terrytoons em meados dos anos 50, animando inclusive curtas de Mighty Mouse, contudo, a animação gerou uma controvérsia, no episódio The Littlest Tramp, o herói aparece cheirando uma flor, que entra no seu nariz, isso foi interpretado como se ele estivesse cheirando cocaína, pesou também o história de filmes animado para adultos produzido por Bakshi, como uma adaptação de Fritz the Cat do quadrinista underground Robert Crumb lançada em 1972, Bakshi afirmou que essa nunca foi sua intenção e que a cena remetia a uma lembrança da garota que tinha vendido a flor, a série durou até 1988 tento 19 episódios (na prática, 48, já que cada episódio apresentava na verdade micro-episódios).

Cenas do episódio



Versão dublada do episódio sem a controvérsia cena.

A editora Spotlight Comics publicou uma revista de Mighty Mouse que teve apenas duas edições com capas de Paul Chadwick e Curt Swan (famoso por desenhar o Superman), roteiros de Doug Cushman, Steve Keeter, Milton Knight e Jim Main, desenhos de Doug Cushman, Milton Knight, Win Mortimer, Ray Dirgo e Kelley Jarvis e arte-final de Milton Knight, Frank McLaughlin, Ray Dirgo e Mike Tiefenbacher.


                                          



Em 1990, a Marvel Comics lançou uma revista do herói, essa série era inspirada na versão de Bakshi, mas também pode ser vista como paródia e homenagem aos quadrinhos de super-heróis com alusões a O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns) de Frank Miller, Namor (com capa de John Byrne inspirada em capa que ele mesmo ilustrou pra Marvel), Crise nas Infinitas Terras (tem com uma capa pelo mesmo autor da minissérie, George Pérez) para o arco Mices on Infinite Earths!,  que inclusive inclui o Supermouse dos primeiros curtas (uma vez que o Supermouse da Standard tinha entrado em domínio público.)  As histórias foram produzidas por: 

Capas:Ernie Colon, John Byrne, George Pérez, Milton Knight, Steve Lightle, Kevin Maguire, Joe Rubinstein
Roteiros:Michael Gallagher, Glen Herdling e Dan Slott

Desenhos:Ernie Colon, Mike Kazaleh, Milton Knight e George Wildman Arte-final:Marie Severin





Abaixo uma galeria de capas da minissérie e suas inspirações

Capas de Ernie Colon e Frank Miller

 Capas de John Byrne




                                     Capas de George Pérez





Os direitos do personagens estão divididos entre a CBS Operations (uma unidade da atual CBS Corporation) e a Paramount Home Entertainment / CBS Home Entertainment, os direitos de home vídeo, embora a Viacom tenha se dividido entre CBS Corporation e Viacom (dona da Nickelodeon e Paramount), ambas pertencem a National Amusements, projetos de uma fusão novamente das empresas já foi proposto, mas até o momento, nenhuma decisão foi tomada. A divisão de direitos também ocorre em outra franquia da CBS, Star Trek.


Em 2004,  a Paramount Pictures, a Omation Animation Studios e a Nickelodeon Movies anunciaram um filme a intenção de um filme em CGI do herói, mas até o momento, nada foi definido.

Em 2008, foram lançados no Japão, jogos de Mighty Mouse em máquinas pachinko.



Em 2012, foi lançado o jogo MIGHTY MOUSE My Hero HD para iOS e iPAD.




Em 2017, a Dynamite Entertaniment lançou uma série do personagem licenciado pela CBS Consumer Products. 

A editora lança uma minissérie em cinco edições, escrita pro Sholly Fisch e ilustrada por Igor Lima (não achei comprovação se é brasileiro ou português) com capas variantes de Alex Ross, Neal Adams (que desenhou o Atomic Mouse da Charlton, criado por Al Fago), Anthony Marques, J. Bone e do próprio Igor Lima, a HQ mistura o estilo dos comics de super-heróis com o cartoon tradicional do personagem (num tropo conhecido como Non-Standard Character Design, ou seja, character designer não-padronizado em uma tradução livre), para demostrar o Mighty Mouse no "mundo real".

Capas de Neal Adams e de J. Jones



Atomic Mouse entre os heróis da Marvel e da DC por Neal Adams.


Nomes no Brasil


No Brasil, o personagem continuou com o nome Super Mouse na televisão, mas nos quadrinhos, esse nome nem sempre foi usado, acontece que nos anos 50, a editora La Selva publicou o Supermouse da Standard e o Atomic Mouse da Charlton em sua revista Cômico Colegial, a EBAL optou por usar o título Possante para publicar o Mighy Mouse, nome pelo qual o personagem foi conhecido, gerando 3 séries: a primeira de março de 1953 a maio de 1961,  a segunda de junho de 1961 a agosto de 1961 e a terceira de setembro de 1965 a dezembro de 1965. A La Selva chegou a usar o nome Possante em algumas capas, talvez para confundir os leitores. 








Em abril 1976, o personagem aparece na edição 33 da revista Diversões Juvenis da Editora Abril, na capa usam o Possante, o Super Mouse, o título Possante lembra o logo da EBAL na última série. 




A revista era usada para testar futuros títulos solos. Em agosto do mesmo ano, surge a revista própria do herói, já como Super Mouse, a revista foi publicada até dezembro de 1979, com 21 edições publicadas. Em setembro de 1980, surge uma revista pela RGE (Rio Gráfica Editora), publicada até agosto de 1981 com 11 edições.






Agradecimentos ao Renato Rodrigues pela indicação de um review da revista da Marvel nos anos 90.
Fontes e referências

Mighty Mouse - Wikipédia em inglês

Mighty Mouse - Grand Comic Database

Supermouse - Public Domain Superheroes

Supermouse - Comic Vine

Mighty Mouse - Comic Vine

Supermouse - Don Markstein's Toonopedia

Mighty Mouse - Don Markstein's Toonopedia

Super Mouse, seu amigo, vai salvá-lo do perigo em nova HQ da Dynamite!

Retro Review: Mighty Mouse #5 (Frebuary 1991)

Ernie COLON Unlimited - Mighty Mouse

Mighty Mouse - TV Tropes

Comentários

Anderson ANDF disse…
Os desenhos do Super Mouse passaram no SBT (os antigões e a versão do Bakshi) e na Globo (série da Filmation).
rodineisilveira disse…
Na fase da Gold Key (anos 60/70), as aventuras do Super Mouse também foram desenhadas pelo Jack Manning.