O outro Tintin


O nme Tintin (pronuncia-se Tantan) é famoso por causa do repórter aventureiro criado por Georges Remi (mais conhecido como Hergé), mas já tinha sido usado antes, de acordo com o blog Tintim por Tintim,  o personagem de Hergé pode ter sido o personagem Tintin-Lutin, criado por Benjamin Rabier, que estreou em 1898 em um álbum ilustrado (não chega a ser histórias em quadrinhos, embora o autor também se seja considerado um dos pioneiro).

Contudo, há outro personagem com esse nome no século XX, trata-se do Tintin, o pequeno parisiense (Tintin, le petit Parisien no original) do escritor francês Marcel Priollet (assinando como René Marcel de Nizerolles),  o personagem estreou em 1911 em folhetins na história L'Aéroplane fantôme, ilustrado por Gil Baer. Tintin ou Justin Blanchard, o pequeno parisiense é um órfão que viaja em um pequeno avião, acompanhado por sua irmã menor Yvonne, o professor Saint-Marc, o repórter inglês Timmy-Ropp, do Daily Mail. Essa primeira série, chamada Voyages aériens d'un petit Parisien à travers le Monde (Viagens aéreas de um pequeno parisiense ao redor do Mundo), teve 111 folhetins. Entre 1935 e 1936, foi publicada uma nova série com 108 folhetins intulada Les aventuriers du ciel - Voyages extraordinaires d'un petit Parisien dans la stratosphère, la Lune et les planètes (Os aventureiros do céu - Viagens extraordinárias de um pequeno parisiense na estratosfera, a lua e os planetas).


Essa segunda série teve um toque maior da ficção científica, com viagens a outros planetas e até ao futuro, onde encontra a humanidade dominada por símios (antecedendo Planeta dos Macacos de Pierre Boule, lançado em 1963).



De 1937 a 1938, foi publicada uma terceira série, Les Robinsons de l'île volante - Aventures extraordinaires d'un petit Parisien sur terre, sur mer, dans l'air et dans l'invisible, com 28 fascículos ilustrados por R. Houy.

Entre 1955 e 1956,  foi publicada uma adaprtação Aventuriers du ciel para os quadrinhos na revista L'Intrépide da Éditions Mondiales com roteiros de Jacqueline Hérisson e desenhos de René Giffey e Mario Uggeri.

Ao que parece, Tintin teve seu nome alterado para Lulu.

Arte de René Giffey




Arte de Mario Uggeri


Fontes e referências
The French Wold Newton Universe - From Cyrano to Jean-Luc Picard Parte 2: Manifest Destiny

Les Aventuriers du Ciel - Voyages extraordinaires d'un Petit Parisien dans la stratosphére, la lune et les planétes

Marcel Priollet - Wikipédia em francês

Tintin, le petit Parisien - Wikipédia em francês

Timeline - 20th Century and Future - Interesting Curios Wiki

Pulp and Adventure Heroes: F - Jess Nevins

Tintin - Public Domain Super Heroes

Tintin le petit parisien

L’Intrépide, un hebdomadaire classique (deuxième partie)

L'intrépide (3e série)

L'Intrépide, cinquième partie : les BD françaises.

Comentários