El universo em Guerra / A Guerra dos Mundos



Conforme mencionei em outras postagens, Flash Gordon inspirou diversos clones, embora ele mesmo tenha sido criado pra concorrer com Buck Rogers e foi criado depois que um projeto de tira de John Carter foi cancelado, na Itália teve Saturno contro la Terra, no Brasil tivemos Luke Harry no Planeta Zinder por Messias de Mello, esse material que foi apresentar tem origem na Espanha.

Entre outubro de 1935 e março de 1936, nas páginas da revista Picholo, a história mostra no então distante ano de 1990, o cientista Donat, sua filha Cristina e o intrépito repórter Luís Prat, que enfrentam a invasão do planeta Terra pela rainha Ikchu de Vênus.
Comic Book Cover For Aventuras ilustradas 2 - El universo en guerra

Curiosamente, esse material chegou no Brasil, em 1939 nas páginas do Suplemento Juvenil como se fosse uma adaptação de A Guerra dos Mundos de H. G. Wells, mas todos os nomes e detalhes da história foram mantidos, era uma prática comum se associar com escritores, em 1937, nas páginas do O Globo Juvenil, Francisco Acquarone adaptou Os primeiros homens na Lua do próprio H.G. Wells, Messias de Mello adaptou Viagem ao Redor da Lua de Júlio Verne nas página da Gazetinha e para o lançamento de Luke Harry no Planeta Zinder em 1939, foi dito ser uma adaptação de uma novela de Joe Sulliman, mas como não encontrei nenhum autor com esse nome, pode ser mais um exemplo de estratégia de marketing com o nome de um escritor, vale lembrar que Jerônymo Monteiro assinava como Ronnie Wells em Dick Peter (também com quadrinhos de Messias de Mello na Gazetinha e por Jayme Cortez na La Selva).
Comic Book Cover For Aventuras ilustradas 2 - El universo en guerra
Referências e links úteis
El universo en guerra (historieta de Jaime Tomás)
Aventuras ilustradas 2 - El universo en guerra - Comic Book Plus
77. El universo en guerra
Heróis do Espaço... Homens do Espaço!

Comentários