Joe Palooka, a jornada de um lutador







O personagem Joe Palooka (Joe Sopapo no Brasil e Zé Sopapo em Portugal) foi criado por Ham Fisher após conhecer o boxeador Pete Latzo, apesar do encontro ter acontecido em 1921, Fisher só consegui vender a ideia de uma tira em 1930, quando era  um vendedor de tiras do McNaught Syndicate, a tira foi lançada em 19 de abril daquele ano. O termo palooka costuma ser pejorativo para lutadores, embora o personagem seja um campeão.
Comic Book Cover For Joe Palooka 1931

A tira conta a história do boxeador Joe Palooka, o elenco de apoio conta com sua namorada, Ann Howe, seu empresario Knobby Walsh, o pequeno órfão Little Max, seu melhor amigo obeso Humphrey Pennyworth, que também atua como sparring e Smokey, um motorista negro, desenhado de forma estereotipada no estilo "blackface".




Em 1933, Palooka ganhou uma série de rádio na CBS, estrelada por Teddy Bergman.

Em 1933, Fisher teve como assistente fantasma, o quadrinista Al Capp, Capp afirmou que o caipira Big Leviticus que aparece na tira nesse período, foi criação sua e prótotipo para a tira dele em ambiente caipira, Lil' Abner (no Brasil, Ferdinando ou Família Buscapé), lançada no ano seguinte, a criação foi motivo de  controvérsia, alguns pesquisadores afirmam que dificilmente, Fisher deixaria Capp fazer tudo sozinho.

Ainda em 1933, as histórias de Joe Palooka foram reimpressas nas revistas nas revistas Funnies on Pares e Famous Funnies da Eastern Color Printing

Também em 1934, Joe Palooka foi adaptado no filme Palooka, estrelado por Stuart Erwin. entre 1936 e 1937, Palooka foi tema de 9 curtas-metragens da Vitaphone, estrelados por Robert Norton.
For the Love of Pete Poster

Em 1938, a republicação das tiras de passaram para a revista Feature Funnies da Quality.

No final da década de 1930, Moe Leff que foi assistente de Al Capp, se tornou assistente de Fisher.

Em 1940, as histórias eram republicadas nas revistas Big-Shot Comics da Columbia, Feature Comics e Famous Funnies

Em 1941, com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, Fisher transformou Palooka em um soldado.





Em 1942, foi publicado na revista War Victory Comics da Harvey e ganhou um título próprio de revista em quadrinhos, a editora Columbia publicou suas histórias durante a guerra, com apenas 4 edições  (1942-1944).

Resultado de imagem para joe palooka army

Em 1945, foi a vez de um one-shot,  Joe Palooka Visits the Lost City publicado pela editora Nedor  e  o one-shot Joe Palooka Fights His Way Back pela Harvey Comics que também lançou uma revista periódica, com histórias e capas do próprio Fisher, além de histórias solos de Humprey e Little Max, muitas vezes não creditadas.

Comic Book Cover For Joe Palooka Visits the Lost City [nn] Comic Book Cover For Joe Palooka Comics #1
Entre 1946 e 1951, a Monogram Films lançou nada menos que 11 filmes estrelados por Joe Kirkwood, Jr.

File:"Joe Palooka in the Big Fight" (1949).jpg

Em 1948, Humphrey ganhou uma revista solo pela Harvey, com histórias não creditadas, a revista trazia outros personagens pra preencher. a revista durou até 1952, com apenas 22 edições.

Resultado de imagem para harvey humphrey comic 1948

Em 1949, foi a vez de Little Max, Max teve mais sorte, durou até 1961 com 73 edições. Nesse mesmo ano, a revista de Palooka foi cancelada após 116 edições.

Resultado de imagem para little max harvey



Em 1954, Kirkwood estrelou a série de TV The Joe Palooka Story.
Resultado de imagem para joe palooka story


Em 1955, Fisher se suicidou,  Moe Lef continuou a tira até 1959, quando foi substituído por Tony DiPreta, que desenhou a tira até 24 de novembro de 1984.

Little Max, by Mo Leff
Arte de Moe Leff

Em 2011, o locutor de boxe Joe Antonacci, anunciou que havia adquirido o personagem Joe Palooka e que planejava relança-lo como um lutador de MMA (artes marciais mistas), como uma forma de promover o esporte.

Publicada pela IDW entre 2012 e 2013, a minissérie de Joe Palooka teve seis edições contou a história de Nick Davis, um lutador que é acusado de um crime que não cometeu e que adota o nome Joe Palooka. Escrita porMike Bullock com desenhos de Fernando Peniche e consultoria do lutador Phil Ross.

Resultado de imagem para joe palooka idwResultado de imagem para joe palooka idw

Fontes e referências


Joe Palooka - Wikipedia
Joe Palooka: A Comic Strip Character Goes to War
Joe Palooka - Comic Vine
Joe Palooka - Don Markstein's Toonopedia
Ham Fisher - Lambiek
Joe Palooka - Columbia - Comic Book Plus
Joe Palooka - tiras 1930 - 1947 - Comic Book Plus
Joe Palooka - Harvey - Comic Book Plus
Joe Palooka Visits the Lost City - Comic Book Plus
Mo Leff - Lambiek
Harvey - Grand Comic Database
Joe Palooka - IDW - Grand Comic Database
“Joe Palooka” & “Legion of Combat” comic book series to feature the Blackzilians in upcoming issues
Joe Palooka - Facebook
Tony DiPreta - Lambiek
Tony DiPreta - Wikipedia
Joe Palooka - IDW Publishing

Comentários