Regent, o corte de cabelo de delinquentes japoneses





リーゼント通りってどこ??? | カオルイチのブログ

Regent é um tipo de topete, sua origem no Japão data de 1933, nos Estados Unidos, recebe o nome de ducktail, a origem data de 1940, com a criação atribuída a Joe Cirello, um barbeiro da Philadelphia. Tendo origens distintas nos dois países, nos anos 50, o corte ducktail foi popularizado entre os que curtiam rockabilly, um dos primeiros (senão, o primeiro) subgênero do rock and roll, que tinha influência da música country, uniam o R&B dos negros ao country, cantores como Elvis Presley, Gene Vincent, Carl Perkins, Eddie Cochran e outros foram os propagadores do estilo. O Japão não ficou imune ao subgênero, tendo cantores como Mickey Curtis, Masaaki Hirao e Keijiro Yamashita. O rockabilly indo pro limbo na década seguinte, embora a influência podia ser notada em artistas da Invasão
Britânica, como Beatles. No Japão, o regent apareceu em vários momentos, fãs de mambo usavam nos anos 50 e 60. Em meados dos anos 70, o rockabilly teve um revival, nos anos 80, emergiu o neo-rockabilly, a banda americana Stray Cats é a mais associada com o neo-rockabilly.

Na década de 1980, o penteado passou a ser usado pelos yankii (ou yankī), uma tribo urbana de jovens delinquentes, não demorou para serem retratados na cultura pop, garotos usando regent e vestindo garukan, o uniforme escolar japonês. Apesar da relação com o rockabilly, não significa que todo yankii curte o gênero.

Em 1983, é lançado o mangá Be-Bop High School (1983-2003) de Kazuhiro Kiuchi, publicado na revista Young Magazine, o mangá conta a história de dois briguentos, Hiroshi Kato e Toru Nakama. O mangá foi adaptado em anime, filme live-action e jogos.

Be-Bop High School - Wikipedia

Otakon 2016 Panel: Youth in Revolt – Juvenile Delinquents in ...

Foto do filme de 1985

Em 1986, a Technōs Japan lançou o jogo beat'em up (também conhecido como brawlers ou briga de rua) Nekketsu Kōha Kunio-kun, sobre um jovem yankii chamado Kunio, esse jogo foi localizado nos Estados Unidos como Renegade e ao invés de mostrar brigas de diferentes gangues, virou um jogo de um herói salvando uma donzela indefesa (ironicamente, um plot bastante usado nos jogos do gênero), também é notável a influência do filme The Warriors, baseado no livro de mesmo nome de Sol Yurick, ironicamente, beat'em ups baseados no filme foram lançados em 2005 (The Warriors) e 2009 (The Warriors: Street Brawl). A versão Renegade também lançada no Brasil pela TecToy para Master System. Em 1987, a Technōs lançou outro beat'em up, Double Dragon, mas com a temática mais comum do gênero, embora tenha inovado, sendo um jogo cooperativo, caso os dois jogadores cheguem ao final, os irmão Billy e Jimmy  Lee acabam brigando pela mesma garota, Marian. Atualmente, Double Dragon e Kunio-kun integran o mesmo universo, com aparições recentes de Billy, Jimmy, Marian e Abobo em jogos como River City Girls 2.
Kunio | Kunio-Kun Wiki | Fandom
Kunio (parece familiar?)




Rɪᴋɪ 鮫島力 (@HanazonoRival) | Twitter


Kunio e Samejima Riki

RENEGADE (1986, Arcade) |
Renegade (Sega Master System) | GreenHillsZone

Em 1988, a Shonen Jump começou a publicar o mangá Rokudenashi Blues (1988-1997) de Masanori Morita, o mangá conta a história de Taison Maeda, um yankii que começa a lutar boxe.
Rokudenashi Blues (1992 Movie) | Rokudenashi Blues Wiki | Fandom

Mas a obra mais conhecida no Brasil por retratar um yankii é Yuyu Hakushô (1990-1994) de Yoshihiro Togashi, também lançado na Shonen Jump, Yusuke Urameshi é um jovem yankii que morre logo no começo do mangá, mas volta como um detetive espiritual e lutando contra forças do mal, Yusuke tinha como seu rival/amigo Kazuma Kuwabara, que também ostenta um visual yankii, a série pode ter sofrido influência das obras acima, com uma pitada de elementos de Dragon Ball, mas isso não desmerece a obra.

Não conheci o outro mundo por querer: O fenômeno Yu Yu Hakusho
Riei, Kurama, Yusuke e Kuwabara

Outras obras tem yankiis e o cabelo regent

Fontes e referências



History of the Regent


Japanese Delinquents - TV Tropes

O que significa ser chamado de yankii nos animes e mangás?

Rokudenashi Blues

Ducktail

Regent - Wikipédia em japonês

Delinquent DLC Pack for J-Stars

Renegade

Rockabilly

A brief history of Japanese rockabilly: Not just for your grandparents

School uniforms in Japan

Yankii - Wikipédia em japonês

Kunio-kun - Fandom Wiki

Be-Bop High School

Yuyu Hakusho

Rodapé: Crows e os Yankiis

Comentários