Amazing-Man, um super-herói (quase) esquecido


Conforme comentei em outros posts, o surgimento do Superman deu origem a diversos super-heróis, dando origem a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos, muitas vezes os autores buscavam inspiração nas revistas pulps e outras narrativas fantásticas. Nesse contexto, surge Amazing-Man, o personagem teria sido criado por Bill Everett, conhecido pela criação de Namor, o Príncipe Submarino e a cocriação do Demolidor com Stan Lee, alfgumas fontes indicam que Amazing-Man foi cocriado com Lloyd Jacquet, diretor de arte da Centaur Publications, o personagem surgiu em Amazing-Man Comics #5 publicada em setembro de 1939 pela Centaur Publications, mas se o personagem estreou na quinta edição, o que publicaram nas quatro primeiras? é possível Amazing-Man que a revista tenha herdada a numeração de outro título, isso também explica como ela tenha esse nome, a pesquisa não mostrou nenhuma informação oficial, mas isso era pratica comum.
Amazing-Man #14, arte Lew Glanzman



Amazing-Man é nome usado por John Aman, um órfão ocidental (possivelmente, norte-americano) que foi treinado por monges tibetanos que pertenciam ao Conselho dos Sete, eles o treinam em habilidades físicas e mentais e lhe dão uma substância que o faz virar uma névoa verde. O herói não fugiu aos tropos da época, tinha a ajuda da detetive Zona Henderson (que também era seu interesse romântico) e um sidekick juvenil, Tommy, chamado de Amazing Kid, que também ganhou poderes, Amazing-Man tinha como adversário, Great Question, um ex-membro do Conselho dos Sete.



Página de Amazing-Man #5, roteiro e desenhos de Bill Everett

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o herói também luta contra as forças do Eixo. O personagem não durou muito tempo, sua última aparição foi em Amazing-Man Comics #26 (janeiro de 1942), conforme comentei, após o fim da Guerra, os super-heróis tiveram uma baixa nas vendas, logo depois, os quadrinhos sofreram perseguições na década seguinte, eram vistos como má influência para os jovens, muitas editoras ou deixaram de publicar super-heróis, ou faliram ou deixara de atuar no mercado no mercado de quadrinhos, com isso, muitas publicações não tiveram direitos renovados, fazendo com que os personagens entrassem em domínio público.


No Brasil, o personagem foi publicado no O Globo Juvenil Mensal com o nome de Aman, o Homem-Miraculoso.



O cenário da origem do herói é o Tibete, que foi retratado como um lugar místico, muitos pesquisadores afirmam que essa abordagem tem origem no romance Lost Horizon do escritor britânico James Hilton, publicado em 1933, Hilton descreve um lugar chamado Shangri-La, localizada nas montanhas de Kunlun (o autor usa a grafia Kuen-Lun), o nome passou a integrar a cultura pop, a inspiração pode ter sido inspirado em Shamballa (também grafado como Sambala, Shamballa ou Shambhala), um lugar místico originário do Budismo tibetano, o nome Kunlun também tem origem mística, surgido na mitologia chinesa e usado para nomear um lugar real.

Amazing-Man poderia ser apenas uma nota de rodapé na história dos quadrinhos americanos, mas se tornaria uma inspiração para outros autores.

Em 1947, os franceses Robert Charroux (roteiro) e Auguste Liquois (desenhos) criam Atomas para a revista semanal Tarzan, o herói Atomas, que possuiu um visual parecido com o de Amazing-Man (que foi chamado de Surhomme na revista Hurra!), mas com uma história diferente, era um super-herói do (então) futurístico ano de 1999 que possui poderes atômicos, no ano seguinte, a série migrou para o Mon Journal, agora desenhada por René Pellos (o mesmo de Futuropolis). 





Em 1966, Pete Morisi criou para Charlton, Peter Cannon, Thunderbolt, que possuía uma origem similar, Peter é filho de um casal de médicos americanos, criado em um mosteiro no Himalaia, ele também passou por um treinamento físico e mental, seu principal oponente é Hooded One, um monge que se rebelou ao saber que Peter teve acesso aos pergaminhos sagrados. O personagem também usado pela DC Comics e Dynamite Entertainment, nessa última em uma série escrita por por Steve Darnall e Alex Ross, ilustrada por Jonathan Lau.





Na década de 1970, com o sucesso de filmes de artes marciais, a Marvel Comics investiu no filão, surgia em dezembro de 1973, Shang Chi, o mestre do Kung Fu, criado por Steve Englehart (roteiro) e Jim Starlin (desenhos), em maio de 1974, surge o Punho de Ferro, criado por Roy Thomas (roteiro) e Gil Kane (desenhos), Roy Thomas afirmou que antes de ouvir falar em Bruce Lee, assistiu um filme onde havia uma "Cerimônia do Punho de Ferro", esse filme tem dois títulos em inglês: King Boxer e Five Fingers of Death, estrelado por Lo Lieh, produzido pela Shaw Brothers Studio.


Sua outra inspiração foi o Amazing-Man, uma vez que sempre foi um entusiasta da Era de Ouro, o Punho de Ferro é Daniel "Danny" Rand, filho de Wendell Rand, que foi criado na cidade de K'un-Lun, que não fica na Terra, mas aparece em um portal em nosso planeta de 10 em 10 anos, quando Dannny tinha 9 anos, seu pai fez uma expedição com ele, a esposa Heather Duncan e o sócio Harold Meachum, Meachum era apaixonado por Heather e acaba deixando o sócio cair, salvando Daniel e sua mãe, os dois recusam a ajuda dele e são atacados por um bando de lobos, Hearther vai de encontro com os lobos para salvar o filho e também morre. Os arqueiros de K'un-Lun encontram Daniel e o levam para Yu-Ti, o governante da cidade, o garoto passa a ser treinado nas artes marciais por Lei Kung, o trovão. Tornando-se o mais talentoso dos alunos de Lei Kung, Daniel enfrenta o dragão Shou-Lau, o imortal, Daniel arranca o coração do dragão e mergulha seu punho em brasas fundidas com o coração do dragão e adquire o poder do Punho de Ferro. Seu primeiro inimigo é Davos, o Serpente de Aço, filho de Lei Kung.







Marvel Premiere #16 arte de Larry Hama e arte-final de Dick Giordano
Marvel Premiere #15, arte de Gil Kane e arte-final de Dick Giordano

Punho de Ferro vs Serpente de Aço, Marvel Team-UP #63, roteiro de Chris Claremont e arte de John Byrne


Na DC Comics, Roy Thomas deu continuidade a histórias ambientadas nos anos 30 e 40 via retcons, aproveitou para prestar mais uma homenagem ao Amazing-Man e seu criador, criando um herói com o mesmo codinome, seu nome real era Will Everett, um atleta afro-americano, trabalhando como zelador, após uma explosão, Will ganha o poder de absorver as propriedades de qualquer material que ele tocasse, após isso usa a identidade de Amazing-Man e integra o grupo All-Star Squadron. O legado do personagem seria continuado por seu filho Will Everett II e seu neto Will Everett III.


Amazing-Man, arte de Jerry Ordway




Em 1992, a Malibu Comics (editora comprada pela Marvel dois anos depois) usou Amazing-Man e outros heróis de domínio público na na série de 20 edições The Protectors, escrita por R. A Jones e ilustrada por Thomas Derenick).




Entre 2006 e 2009, o personagem Punho de Ferro ganharia uma expansão da sua mitologia, com retcons e mudanças na vida do herói na série The Immortal Iron Fist, escrita por Ed Brubaker e Matt Fraction, com desenhos de David Aja e Travel Foreman, além de outros colaboradores).

A série estabelece que Daniel não é o primeiro Punho de de Ferro, sendo um título ostentado por várias lutadores através da história, além de não haver apenas uma cidade mística, mas sim sete. O pai de Daniel, foi treinado pelo Punho de Ferro anterior, Orson Randall, que que atuou nos anos 20 e foi dado como morto. As Sete Cidades Celestiais participam de um torneio, cada campeão e chamado de Arma Imortal. No Brasil, a série foi publicada primeira vez em Marvel Apresenta 35 (abril de 2008), Marvel Apresenta 43 (agosto de 2009) e Marvel Apresenta #45 (dezembro de 2009), sendo republicada em Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #36 - Punho de Ferro da Salvat (junho de 2016) e na série de encadernados O Imortal Punho de Punho de Ferro #1-5 (julho de 2016 a novembro de 2017)



Orson Randall e Danny Rand, The Immortal Iron Fist #4


Até agora, o leitor deve estar se perguntado: "Para que falar novamente do Punho de Ferro?", a resposta é simples, os autores resolveram colocar o personagem John Aman na cronologia do Punho de Ferro, mas com algumas mudanças, John Aman não usa o título Amazing-Man (talvez pra não entrar em conflito com a DC), sendo chamado de Príncipe dos Órfãos e Névoa Verde da Morte, Aman havia sido designado para caçar Orson Randall, função que exerceu por anos. Anos depois, participou do torneio das sete cidades, onde desafia e derrota Serpente de Aço. Após o torneio, ele se une a Daniel Rand e outras Armas Imortais para enfrentar Ch'i-Lin, que pretende matar Daniel em seu aniversário de 33 anos (uma idade em que vários Punhos de Ferro também morreram). Posteriormente, Aman se tornaria membro dos Vingadores e revelaria que conheceu o Capitão América na Segunda Guerra Mundial. Aman se uniu a Shang-Chi para lutar contra seu pai, Zheng Zu (antes chamado de Fu Manchu).


Danny Rand e John Aman em Immortal Weapon #5, roteiro de David Lapham, arte de Arturo Lozzi




Ainda em 2008, Amazing-Man foi usado com outros heróis da Era de Ouro/domínio público na minissérie Project Superpowers da Dynamite de Jim Krueger e Alex Ross (roteiro) e Doug Klauba. Curiosamente, um dos heróis presentes é o herói pulp Green Lama, criado por Kendell Foster Crossen,  que estreou em Double Detective vol. 5, # 5 (abril de 1940), seu nome real é Jethro Dumont, um homem rico de Nova York vai ao Tibete estudar para ser um lama (um guia espiritual do Budismo tibetano), que adquire poderes de voo e superforça, ganhou uma versão em quadrinhos pela Crestwood Publications, O personagem foi inspirado em Theos Casimir Bernard (1908-1947), conhecido como o "Lama branco", Green Lama está parcialmente em domínio público, embora os contos não estejam, seus quadrinhos estão.












Conforme comentei em outro post, a AC Comics publica reprints e novas histórias com heróis de domínio público, Amazing-Man teve histórias publicadas em  Men of Mystery Comics #83 (2010) e Golden-Age Greats Spotlight #13 - Centaur Chronicles (2013, embora tenha tido novas histórias pela editora. Destaque para a capa de Men of Mystery Comics #83 produzida por Mike Machlan, com um traço inspirado em Jack Kirby. Histórias do herói também foram publicadas em 2012 pela editora Fantagraphics em Amazing Mysteries: The Bill Everett Archives Vol. 1.














Em 2013, o roteirista Barry Gregory lança o site Gallant Comics, um site de webcomics com histórias de Amazing-Man e outros heróis da Era de Ouro, o título da webcomic é John Aman - Amazing-Man, roteirizada por Gregory, com desenhos de Steve Butler, a dupla presta uma dupla homenagem a Bill Everett, uma vez que Aman ficou parecido com Namor. O herói encontra outros personagens como Miss Masque e o Besouro Azul original, Dan Garret, pertencente a DC, que adicionou mais "t" em seu sobrenome, parcialmente em domínio público, também foi usado em Project Superpowers, onde é chamado de Big Blue. Em 2014, a editora iniciou a publicação de edições impressas da série.



Em 2015, Gregory coloca um projeto de financiamento coletivo no Kickstarter para concluir um arco de história, publicar no formato digital e impresso (sob demanda) e a confecção de um action figure do herói. Após o financiamento do projeto, Gregory tira o site da editora do ar, mas disponibiliza edições digital gratuitamente no site IndyPlanet.

Em 2017, é lançado a HQ Super Gorillas vs the All-American Victory Legion pela Charlton Neo (uma homenagem a extinta Charlton), produzida por Alan Kupperberg (1953-2015), uma história do supergrupo All-American Victory Legion contendo novas versão de Amazing-Man, Magno, Blue Lady, Lightning, The Arrow, Black Spider e outros heróis da Era de Ouro. 




Fontes e referências

The Shangri-La aka: Shamgri La - TV Tropes

Shangri-La - Wikipédia

Shambhala - Wikipédia

Kunlun (mythology) - Wikipédia

Comic Book / Immortal Iron Fist - TV Tropes

Mysteries Of The Orient - TV Tropes

[Listas] Membros dos Avengers – 036

Hero History: Amazing-Man

Crítica | O Imortal Punho de Ferro: Volumes 4 e 5 (2008 a 2009)

Crítica | O Imortal Punho de Ferro: Volumes 1 a 3 (2006 a 2008)

Amazing-Man - Comic Vine

Prince of Orphans - Comic Vine

John Aman - Grand Comics Database

Spoiler: especial do Punho de Ferro - HQManiacs


John Aman, Amazing-Man - Kickstarter

Man of Mystery Comics #83 - Grand Comics Database

Compilação de histórias originais de Amazing-Man - Comic Book Plus

Amazing-Man - International Superheroes

Don Markstein's Toonopedia: Amazing-Man

Atomas, Master of the atom!

Marvel Apresenta 43 - O imortal Punho de Ferro - As 7 cidades celestiais

Marvel Apresenta 45 - O imortal Punho de Ferro

Prince of Orphans (John Aman) - Marvel.com

John Aman (Earth-616) - Marvel Wikia

John Aman (versão da Malibu) - Marvel Wikia

Amazing-Man - Public Domain Super Heroes

Amazing-Man (Centaur Publications) - Wikipedia

Atomas - Cool French Comics

John Aman, the Prince of Orphans para DC Heroes Role-Playing Game - Writeups.org

Gallant Comics - Facebook

Bill Everett's Amazing-Man - Google Livros

Comentários

Dan Caliban disse…
Olá, não conhecia esse personagem!!! E é do Bill Everett, que legal!

Você chegou a citar no texto o período que os quadrinhos foram perseguidos, você está ligado num quadrinho recente chamado "Fredric, William e a Amazona"? Acabou de ser lançado e é sobre o psicólogo que escreveu o livro Sedução do Inocente. Parece sensacional, um grande abraço!!
Quiof disse…
Sim, estou sabendo, mas há muitos erros quando se fala do Whertam, eu mesmo já caí em alguns deles.