Roqueiros negros pouco conhecidos




A origem do rock and roll é negra, o gênero surgiu na década de 1950 da fusão de gêneros afro-americanos como gospel, jump blues, jazz, boogie woogie e rhythm and blues, além de ter alguma influência da música country dos brancos. O termo rock and roll era constante na música, mas seu uso para definir um gênero foi ideia do DJ branco Alan Freed. A música negra era chamada de Race Records, um termo racista, até ser chamada genericamente de rhythm and blues ou R&B. Ainda nos anos 50, surgiu a soul music, uma fusão do R&B com o gospel, destacando-se artistas como Ray Charles, Sam Cooke, Jackie Wilson e James Brown, embora tenha conseguido um sucesso, a música negra era segregada, sendo tocada em rádios para audiências negras, a expansão foi gradual, músicos brancos passaram a tocar rock, na década de 1960, surgem diversos grupos brancos do Reino Unido como The Beatles, The Rolling Stones (que tinha maior influência do blues e R&B) e The Who, isso foi chamado de Invasão Britânica, a música negra se desenvolveu em paralelo, em 1965, James Brown lançou Papa's Got a Brand New Bag, vista como o marco zero do funk, Brown cita a influências dos bateristas Chuck Connors e Earl Palmer, que haviam tocado com Little Richard, que foi um grande amigo e um dos incentivadores de Brown.




Sister Rosetta Tharpe (1915-1973) foi uma cantora e guitarrista que transitou entre a música gospel e o blues, levando canções religiosas para um público secular, foi citada como influência por  músicos negros como Little Richard e Chuck Berry e brancos como Johnny Cash, Carl Perkins, Elvis Presley e Jerry Lee Lewis, e é creditada como precursora do rock e em 2017, seu nome foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll.





Jimmy Breedlove (1928-1978)

James H. Breedlove iniciou a carreira no grupo Cues, logo depois em carreira solo, transitou pelo R&B, rock e soul, em 1971, integrou o grupo Ravens, muitos dos seus singles eram covers, o single Killer Diller(1958) foi plagiado (e admitido) por Raul Seixas em Rock das Aranhas (1980).





Esquerita

Eskew Reeder, Jr. (1935-1986), também conhecido como Esquerita, .SQ. Reeder ou The Magnificent Malochi foi um cantor e pianista. Esquerita é lembrando como o professor de Little Richard, antes de ser famoso, Richard teria conhecido Esquerita, que assim como ele, tinha forte influência da música gospel, contudo, Esquerita gravou depois de Little Richard, então saber quem influenciou quem é complicado, Paul Peek, membro da banda de rockabilly The Blue Caps de Gene Vincent em 1958, no mesmo ano, gravou pela gravadora National Recording Corporation. Curiosamente, nessa época, Little Richard havia se afastado da música secular e havia se tornado um pastor evangélico e cantor gospel. Esquerita seguiu gravando, alguns músicos famosos participaram de gravações de singles, como Jimi Hendrix (que também tocou com Little Richard quando ele voltou a ser um músico secular), Dr. John, Allen Toussaint e The Jordanaires (grupo vocal de apoio de Elvis Presley). Em 1963, Esquerita chegou a gravar na famosa Motown de Berry Gordy Jr., gravadora que revelou grandes nomes da soul music como The Jackson Five, The Supremes e Stevie Wonder. Esquerita morreu em 1986, vítima da AIDS.


Black Merda é uma banda de Detroit, Michigan formada nos anos 60, descrita como a primeira banda afro-americana de hard rock. Anthony Hawkins, Tyrone Hite e VC Lamont Veasey eram dois amigos de colégio, que se tornaram músicos de sessão em Detroit, formaram o grupo The Impacts (mais tarde renomeada como Soul Agents), se apresentados com grupos de R&B e soul como Edwin Starr, Gene Chandler, Wilson Pickett, The Spinners, The Artistics, Billy Butler, The Chi-Lites, Joe Tex, Jackie Wilson, The Temptations e outros artistas afiliados das gravadoras Motown e Brunswick Records. O grupo passou a sofrer influências do hard rock e rock psicodélico da época de grupos como Cream, The Who e The Jimi Hendrix Experience.


Mais tarde, o irmão de Anthony, Charles Hawkins, entrou no grupo, o grupo foi lançado em 1968 como Black Merda, o nome Merda na verdade era uma variante de murder, que significa assassinato e foi criado por conta dos constantes assassinatos de negros por pela polícia e pela Ku Klux Klan. A banda criou uma fusão entre o hard rock, o soul e o funk, rivalizando com duas bandas de Detroit, Parliament e Funkadelic de George Clinton que também realizava fusões de rock, soul e funk, segundo alguns especialistas, o próprio Jimi Hendrix também realizou algumas dessas fusões rítmicas. A banda fez um cover de Foxy Lady de Hendrix, a banda atuou até 1975 e fez um retorno em 2005 (sem Hite, que sai du grupo nos anos 70), com o revival, descobriram o significado de merda em português e italiano.





Death é outra banda fundada em Detroit, formada em 1971 pelos irmãos Hackney (David, Bobby e Dannis).  A banda começou como uma banda de garagem chamada Rock Fire Funk Express, Detroit não é apenas a cidade da Motown e os grupos de Clinton, mas também de Alice Cooper e MC5, o estado de Michigan também revelou Iggy and The Stooges. Conforme o nome indica, o grupo começou com a fusão de funk com rock, isso pode ser notado no compacto People Save World gravado em 1973. Após a morte do patriarca dos Hackney, David sugeriu mudar  o nome da banda para Death, em 1975, o grupo passou a tocar um rock mais pesado e letras trazendo críticas sociais, hoje identificado como protopunk.


O novo nome  acabou sendo empecilho para a banda, que embora gravassem compactos, não conseguia se lançar comercialmente, em 1977, o grupo se defez, em 1980, se reúnem como uma banda de gospel rock chamada The 4th Movement em Burlington, Vermont, em 1982, o grupo se desfaz de novo, David volta para Detroit e seus dois irmãos continuam em Vermont, onde acabam integrando uma banda de reggae chamada Lambsbread, em 2000, David morre de câncer de pulmão, antes de morrer, pede que os irmãos guardem as fitas masters de todas suas tentativas. Curiosamente, 1983, foi formada uma banda de metal com nome de Death e tiveram mais sorte que os irmãos Hackney. Em 2008, compactos de tiragem limitada que seria distribuídas para divulgação foram descobertas por colecionadores de discos, sendo difundida na internet, o desconhecido grupo passou a apontado como protopunk, uma vez que somente em 1977, o punk teria sido surgido oficialmente, o que se lançou antes e parece com o punk ficou conhecido como protopunk, compactos são descobertos o tempo tempo, é o caso dos deep funk, gravações de funk das décadas de 60 e 70 gravadas em compactos de 45 ROM

Bobby Hackney Jr. tomou conhecimento e foi perguntar a seu pai e tio se já tinham tocado em uma banda, ambos pensaram que o jovem falava de Lambsbread, mas logo descobriram que era pra saber sobre Death, Bobby Jr. junto com os irmãos Julian e Urian lançaram a banda Rough Francis, um dos nomes que seu tio David assinou em algumas gravações. Em 2009 banda foi reformada, com o guitarrista Bobbie Duncan, que havia tocado com eles na Lambsbread e um álbum pela gravadora Drag City. Além de protopunk, a banda é identificada com o movimento afropunk, que reúne negros que gostam de punk rock. Em 2012, a história da banda foi contada no documentário A band called Death.



 



Sugestão vídeo sobre os roqueiros negros do rock brasileiro.


Referências



















Comentários