Estilos de quadrinhos


As histórias em quadrinhos não possuem apenas um estilo, mas sim mais de um.

Thumbnail for Charlton

Nas artes, há alguns estilos que foram usados nos quadrinhos. Em seu primeiro livro,  Desvendando os Quadrinhos (Understanding comics, 1993) o quadrinhista e teórico Scott McCloud conceitua os estilos entre o realista e o abstrato numa escala descrita em um triangulo.


Realista: Arte mais próxima da realidade, surgiram estilos que tentariam parecer ainda mais reais, na década de 1960, surgiria o fotorrealismo e na década de 1970, o hiper-realismo. Nos quadrinhos, os maiores exemplos são dos trabalhos de Hal Foster e Alex Raymond, que se inspiravam em ilustradores consagrados das revistas americanas. Hal Foster começou nas tiras de Tarzan no final de 1928, em 1937, ele saiu e criou sua obra máxima, Príncipe Valente, em seu lugar, entrou Burne Hogarth, que anos mais tarde, se tornaria professor de desenho e conhecido pelos livros de anatomia, seu estilo costuma ser definido como barroco. Embora muitos mangás tenham estilo cartunesco, genericamente chamado de estilo mangá, há artistas com estilo que não seguem esses estilo, um exemplo de artista realista é  Ryoichi Ikegami.


The Comics Journal reviews Prince Valiant by Hal Foster Vol. 4 ...
Príncipe Valente de Hal Foster

Dinamic Anatomy | New Art Ways Magazine

sho fumimura | Tumblr
Arte de Ryoichi Ikegami
Um pouco sobre a arte realista por Rafael Machado Costa



Cartoon ou cartum: Um estilo bastante conhecido, o cartoon é uma arte semi-realista ou  estilizada, pode ser encontrada nas tiras de jornal de humor e desenho animados. Pode-se dizer que é um aparentado da caricatura, o desenho de humor que exagera características físicas. Há artistas que conseguem transitar por vários estilos. No mesmo livro mencionado acima, McCloud menciona que quadrinhos franco-belgas (na linha clara, criada por Hergé de As Aventuras de Tintin ou a Escola de Marcinelle, por artistas como Jijé e Franquin) e mangás usam o que ele chama efeito de máscara, personagens cartunescos em cenários realistas elaborados.
Cartoon SNAP: Frank Frazetta Funny Animals: Daffy and Dilly in ...


Arte cartunesca de um Frank Frazetta em início de carreira, Happy Comics nº 33, setembro de 1949


Arte naïf ou naïve: Um desenho que não segue nenhuma técnica ou regra, muitas vezes feitas por artistas autodidatas, podendo ser considerado feio ou grotesco, mas também pode ser visto como uma expressão artística de fato.
Stardust, the emphatic super-wizard - Fletcher Hanks | Pobres
Fletcher Hansk, um artista da Era de Ouro cujos quadrinhos podem ser classificados como naïf.


Realista estilizado: Uma mescla entre o estilo realista com o cartoon, uma anatomia mais trabalhada com outras características estilizadas, o quadrinhista e animador Bruce Timm é um exemplo, a construção dos corpos costuma ser próxima do realismo, mas olhos e rostos costuma ser cartunescos, 
tem sido muito comum em animações CGI e atuais vídeo games.


O estilo de Milton Caniff, autor de Terry e os Piratas e Steve Canyon é descrito como cartoon realism, entre 1933 e 1937, Caniff trabalhou com Noel Sickles, com quem aprendeu técnicas de claro e escuro.
Milton Caniff





Bruce Timm construction | Desenhos cartoon, Ideias para desenho ...




Fontrs e referências
Realism (arts) - Wikipedia
Cartoon - Wikipedia
Realismo, Foto Realismo e Estilo no Desenho
A dura arte do realismo
Arte abstrata - Wikipédia
“Understanding Comics” by Scott McCloud — Quick synopsis
Stylized Realism
Timm Style - TV Tropes
Graphical Tropes - TV Tropes
Híbrido: A ridícula busca do mangá “puro”
Frank Frazetta Funny Animals: Daffy and Dilly in “All At Sea” - Sept 1949
Masking (illustration) - Wikipedia
Tintim, Spirou e Asterix – os três pilares dos quadrinhos franco-belgas
A importância da linha clara e do estilo atômico
Dessin réaliste dans la bande dessinée
Naïve art - Wikipédia
Edgard Guimarães, Reflexões sobre histórias em quadrinhos: O desenho inferior das histórias em quadrinhos.
Amaro Braga Xavier, O uso da fotografia nas histórias em quadrinhos da Marvel: recurso estilístico ou resistência material?
CARTOONISTS  - HOW THEY WORK
Hey!?! When did the Ol' AMOC Mailbag turn into Aardvark Comment?

Comentários

Breno Volpini disse…
Oii descobri só hoje esse bloge já quase devorei ele por inteiro ahaha
Descobri através da pesquisa do mutley e rabugento hehe
Parabéns pelo conteúdo e continuidade no projeto!
Tem volume para escrever um livro depois!
Abs!
Shaban disse…
I didnt expect this to be so indepth. New comic book writers could learn a thing or two here!

https://aab-edu.net/