O Prisioneiro de Marte por Sidneia Rossi e Messias de Mello

 

Assim como as histórias em quadrinhos, pesquisar sobre a ficção científica no Brasil é bastante difícil, não dá pra afirmar com certeza o que saiu e o que não saiu, com os acervos digitais, isso tem mudado. Através da Hemeroteca Digital Brasileira, encontrei a seguinte adaptação.



Em 1908, o escritor francê Gustave Le Rouge (1867-1938) publicou o romance Le prisonnier de la planète Mars (O prisioneiro do planeta Marte), o livro conta a história do engenheiro americano Robert Darvel, ele convocado a ir no Tibete pelo Príncipe Ardavena, que pretende entrar em contato com os marcianos, ele usa uma máquina para esse fim, mas acaba indo parar no Planeta Marte, onde os marcianos, que são pequenos humanoides que não dominam o fogo, uma fauna exótica e seres similares aos vampiros. No ano seguinte, publica a sequência, La guerre des vampires (1909) em edições posteriores, os nomes foram mudados para Le Naufragé de l'Espace (1912) e L'Astre d'épouvante (1913). No Brasil, os livros foram lançados como "O Náufrago do Espaço" e "O Astro do Terror" na Coleção Terramarear.



Em 4 de novembro de 1948, o suplemento A Gazeta Juvenil anunciou o programa de Rádio Album de Aventura na Rádio Gazeta (mais um empreendimento do que viria a ser a Fundação Cásper Líbero), com adaptações radiofônicas de livros de aventura e posteriormente, com adaptações em quadrinhos publicadas semalmente em AGazeta Juvenil.

A primeira adaptação seria Perdidos no Igapó, que é uma adaptação de Os Naufragos do Igapó ("Afloat in the Forest" ou "A Voyage among the Tree-Tops" no original) de Mayne Reid publicada na Coleção Terramarear da Companhia Editora Nacional, a história foi narrada e adaptada por Sidneia Rossi (1916-década de 1990), mais tarde com quadrinho roteirizado pela própria Rossi , com desenhos de Messias de Mello (1904-1994). 





Sobre a autora, li que se tornou atriz, caso não tivesse lido a biografia dela na própria revista, acharia que era uma homônima, já que suas biografias disponíveis não mencionam sua passagem pelo rádio ou pelo jornal, Messias de Mello foi um prolífico ilustrador, irmão do jornalista Judas Isgorogota e pai do animador Daniel Messias, anteriormente, mencionei alguns dos quadrinhos de ficção científica ilustrados por Messias de Mello nas páginas da Gazetinha.



Em 3 de fevereiro de 1949, é anunciada a adaptação de O Prisioneiro de Marte, novamente escrita e narrada por Sidneia Rossi. Em 7 de abril do mesmo ano, começa a ser publicada um adaptação do romance, mas dessa vez, não como uma página de quadrinhos, mas sim como uma versão em prosa com ilustrações do prolífico Messias de Mello. Em 19 de maio de 1949, a adaptação foi concluída. No final, é dito que a continuação seria serializada no rádio com o título A Volta de Pierre Vernier.













Em 2 de junho de 1949, a segunda parte foi publicada em Gazeta Juvenil com o título A Volta do Prisioneiro de Marte.









Agradecimentos a Toni Rodrigues, Daniel Messias e Luigi Rocco

Fontes e referências

The Prisoner of Planet Mars and War of the Vampires - ERBzine

El prisionero del planeta Marte - Wikipedia em espanhol

Sidneia Rossi - Museu da TV

Le Prisonnier de la Planète Mars - 1908 / La Guerre des Vampires - 1909



Comentários