A série animada do Príncipe Valente

Entre 1991 e 1993, foi produzida a série animada The Legend of Prince Valiant, no Brasil foi chamada apenas de Príncipe Valente, nos anos 90, houve uma quantidade razoável de adaptações: Batman, Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Conan, Fantasma 2040, entre outros. O próprio Valente já havia aparecido em no episódio 26 de Defensores da Terra (1986-1987), uma série que reunia os heróis da King Features: Fantasma. Mandrake e Flash Gordon.


Valente em Defensores da Terra:




Prince Valiant in the Days of King Arthur (Príncipe Valente nos Tempos do Rei Arthur no Brasil)  é uma lançada em 13 de fevereiro de 1937 pelo quadrinista e ilustrador Hal Foster para o King Features Syndicate, seguindo um estilo realista.

Valente é um príncipe do reino de Thule, um reino que foi usurpado, o sonho de Valente é se tornar um cavaleiro da Távola Redonda, algo que consegue, a tira é publicada até os dias atuais, com roteiros de  Mark Schultz e desenhos de Thomas Yates.

A série animada segue a jornada de Valente a Camelot junto com Arn e Rowanne, ambos também querendo se tornarem cavaleiros. Arn é inspirado em Arn, Príncipe Arn de Ord e Rowanne em Ilene, o assim, como nos quadrinhos, Valente e Arn disputam o amor da moça, mais tarde, Arn também é o nome do filho de Valente e Aleta. 

 A série tinha arcos de história, mostrando Valente reavendo o reino de Thule, devolvendo aos seus pais e voltando para Camelot e ficando noivo de Aleta, a série deixou algumas pontas soltas após o cancelamento na terceira temporada.

A série chegou ao Brasil pela Globo Vídeo, uma empresa das Organizações Globo (hoje Grupo Globo), sendo exibida na TV Colosso em 1993.


Em março de 2019, a Planeta DeAgostini lançou uma coleção com 82 volumes da série, embora ainda sai nos jornais, não há planos de continuar a coleção.

Fontes:

Comentários

Scant disse…
gostava muito desse desenho

abs!