Dragon Ball e a franquia O Exterminador do Futuro

 




Arte de dsp27

Arte de 7 signs



Esse post não tem a intenção de denegrir a franquia Dragon Ball, é normal que autores se inspirem em outras obras.

Dragon Ball de Akira Toryiama é um mangá com várias referências a cultura pop, o mangá foi lançado em 1984 e se tornou uma franquia bastante popular, também em 1984, foi lançado o filme O Exterminador do Futuro (Terminator) de James Cameron, estrelado por Arnold Schwarzenegger com o robô do título de Linda Hamilton como Sarah Connor.  


No filme, Kyle Reeseé um homem do ano de 2029, um futuro, onde a Skynet, um grupo de máquinas dominam o mundo, ele é enviado pelo líder da resistência humana, John Connor, a Skynet envia o robô do modelo T-800 (Arnold) para 1984 matar Sarah Connor, a mãe de John. 
o modelo T-800 é classificado como um ciborgue (embora ciborgue seja um nome dado aos humanos modificados), já que seu revestimento que simula a pele humana é orgânico.



Em 1986, Toriyama introduziu os androides na franquia, como criações da malvada Força Red Ribbon.

com um androide inspirado no Monstro do Frankenstein (versão do Universal Studios) chamado e Androide 8 e um bem parecido com o robô do modelo T-800 interpretado por Arnold, chamado Major Metallitron.







O Androide 8 não era mal e deixa Goku ir, já o Metallitron tem suas baterias descarregadas.

Muitas coisas aconteceram desde então, Goku envelhece, fica mais forte, se casa, descobre que é um alienígena.

Em 1991, o tema robôs volta a ser assunto e uma forte indicação que Akira se inspiraria mais ainda no Exterminador, o filme O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final) seria lançado no mesmo e é quando surge a Saga dos Androides.

Em 3 de julho, o filme é lançado nos Estados Unidos, mas no Japão, sua estréia se deu em 24 de agosto.

Se passando em 1997, o filme mostra um T-800 (novamente Arnold) reprogramado vindo do futuro para se juntar a Sarah Connor (Hamilton) e seu filho adolescente, John Connor (Edward Furlong) contra um robô de metal líquido do modelo T-1000 (Robert Patrick), mais uma vez, dessa vez, tentando eliminar John Connor, ao mesmo tempo, tentam impedir o avanço da tecnologia que daria origem a Skynet.






Em 9 de julho de 1991, um misterioso sayajin vindo do futuro encontra os guerreiros Z. seu nome é Trunks, Trunks veio de um futuro e ajuda os guerreiros a derrotas Freeza e seu pai, o rei Colt.


Depois é revelado que Trunks é filho de Bulma e Vegeta, de um futuro. onde aparecem novos androides da Red Ribbon criados pelo Doutor Gero. Ele surge para ajudá-los a derrotar. 

Em 27 de agosto de 1991, é iniciada a Saga dos Androides.

Surgem os androides 19 e 20 (o próprio Dr. Gero), 17 e 18 e o 16, que também lembra o T-800, a ponto da dublagem americana dar a ele um sotaque austríaco.


Androide 16

17 e 18 são dois irmãos que morreram e foram revividos e são chamados de androides e não ciborgues, segundo Rafael Machado Costa do Ilha Kaijuu, isso é explicado pela influência de Jinzo Ningen de Shotaro Ishinomori.




Semelhanças com a trama de James Cameron são bastante evidentes, Trunks é como Kyle Reese, volta no tempo para impediu o domínio de máquinas, mas ele tem um corte de cabelo idêntico ao de Connor, além de filho de personagens do "passado", Bulma exerce o papel de Sarah Connor, embora viva nesse futuro, ela usa seus conhecimentos científicos para enviar o filho para o passado em uma máquina do tempo. O anime deixa mais evidente, uma cena lembra uma do primeiro filme, mas se estreou depois, como Akira teve acesso ao conteúdo? Primeiro que filmes sempre foram divulgados em revista, traillers no cinema e na TV, fora que muitos pontos existiam no primeiro filme, ele pode apenas ter se inspirado no cabelo do John Connor adolescente.


Comparação entre uma cena do primeiro filme da franquia Exterminador do Futuro e Dragon Ball Z






Fontes
https://dragonball.fandom.com/wiki/Androids_Saga


Comentários