Tartarugas Ninjas, as séries animadas de 2003 e 2012




Em 2003, foi lançada a segunda série animada das Tartarugas Ninjas (Teenage Mutant Ninja Turtles), produzida por 
Mirage Studios, 4Kids Entertainment e o estúdio coreano Dong Woo Animation Co. Enquanto a série de 1987 era chamada apenas de Tartarugas Ninjas quando foi lançada no Brasil, essa foi chamada de Tartarugas Mutantes Ninjas, só ignorando o nome Teenage (adolescente) na tradução.

Essa série manteve alguns elementos da série de 1987-1996, como as cores das Tartarugas, mas foi mais fiel ao material original, os quadrinhos lançados pelo Kevin Eastman e Peter Laird em 1984: O mestre Splinter não era Hamato Yoshi, mas seu rato que virou mutante, April 'O Neil não era repórter, mas sim assistente do cientista Baxter Stockman, a raça alienígena Utroms, que inspirou o alien Krang da série de 1987, um episódio com King Kirby, inspirado no quadrinhista Jack Kirby. A série teve um crossover com Usagi Yojimbo de Stan Sakai, só que diferente da versão de 1987, o coelho apareceu com seu nome correto: Myamoto Usagi (Usagi Yojimbo é o nome da HQ, não do personagem). 






Apesar da fidelidade, a série também apresentou ideias novas, novos personagens e até mudanças em relação ao material de origem: Karai, uma líder do Clã do Pé, é mostrada como filha adotiva do Destruídor, virando uma personagem composta com Pimiko, sua filha nos quadrinhos  uma ninja do Clã do Pé que foi interesse de Leonardo na série de 1987, ela aparece novamente no jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Madness (2020), onde também tem a Karai.


É revelado também que o Destruídor é na verdade um Utrom.



A série teve seis temporadas e a última temporada lançada em 2009, mostrava os personagens no futuro, ano 2105.

Também em 2009, o telefilme Turtles Forever apresentou o crossover entre as versões de 1987 com as versões de 2003, o Destruídor e Krang libertam o  Destruídor de 2003, desencadeando um crossover do tipo "Crise nas Infintas Terras", com as versões das Tartarugas dos quadrinhos originais, as de 1987 e 2003 se unindo, com a presença de vilões como BeBop e Rockstead da série de 87, Hun de 2003, o filme revela que Krang é um Utrom.



Ainda em 2009, a Nickelodeon compra a franquia. Havia um receio por parte dos fãs que a Nickelodeon pudesse infatilizar a franquia, uma nova série em CGI produzida pela Nickelodeon foi lançada em 2012.


A princípio, a série buscou inspirações na série de 87, mas logo mostrou que buscaria outras fontes, Splinter voltar a ser o próprio Hamato Yoshi, agora Karai não só é filha adotiva do Destruídor, como também é filha biológica de Yoshi. 

A raça de aliens agora é chamada The Kraang, mas se parece mais com Utroms. April O'Neil e Casey Jones aparecem como adolescentes.

A série fez várias referências a cultura pop.

As Tartarugas assistiam desenhos inspirados em séries animação clássicas: Space Heroes, paródia da séries animada de Star Trek da Filmation, ironicamente, a franquia também pertence a Paramount, dona da Nickelodeon, Crognard the Barbarian, uma paródia ao Thundarr e He-Man, Super Robo Mecha Force Five!, paródia aos animes de mechas como Voltron e Voltes V, essa paródia foi criada por Ciro Nieli, criador da série animada Super Robot Monkey Team Hyperforce Go!, onde já haviam essas referências, Chris Bradford 2 Ruff Krew, uma paródia tanto ao Karate Kommandos, série protagonizada pelo  Chuck Norris e o desenho do Mr. T, além de uma alusão a um ator e artista marcial chamado Chris Bradford.

,











As referências não param por aí, Bebop e Rocksteady são reintroduzidos, Bebop era Anton Zeck, ele possuí passos inspirados no Michael Jackson e sobrenome inspirado no quadrinhista Mike Zeck, conhecido principalmente pelso quadrinhos de Shang-Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel, Zeck é negro e usa um frohawk, um corte estilo moicano que é atribuído ao já citado Mr. T, que afirmou ter se inspirado na tribo Mandika ou Mandinga do Oeste da Africa.





Já Rocksteady era o russo Ivan Steranko, seu sobrenome vem do quadrinhista Jim Steranko, conhecido por Nick Fury e os Agentes da SHIELD, Steranko inspirou Jack Kirby na criação do Senhor Milagre em Novos Deuses da DC.






Chris Bradford sofre duas mutações, vira primeiro Dopound e depois Rahzar, Tokka e Rahzar são dois mutantes criados para o filme Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze, como substitutos de Bebop e Rocksteady e que também aparecem na série animada de 1987.



Hun, que era brutamontes loiro criado na série de 2003, se tornou um clone do Bruce Lee, seu nome Hun se parece com o sobrenome chinês Han.





Novamente há a participação de Myamoto Usagi.



Episódio interessantes:

"A Chinatown Ghost Story" da 2ª temporada, nitidamente inspirado no clássico cult Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China), o ator James Hong, ator que interpretou Lo-Pan no filme, faz Ho Chan, que nada mais era Lo Pan com outro nome...




 "Trans-Dimensional Turtles", décimo episódio da 4ª temporada que tem um crossover que lembra Turtles Forever, mas talvez pelo tempo reduzido, é aquém ao original.




"Lone Rat and Cubs", episódio da 5ª temporada, o título é uma alusão ao nome que o clássico mangá/gekigá
Lobo Solitário de Kazuo Koike (roteiros) e Goseki Kojima (desenhos) recebeu nos Estados Unidos: Lone Wolf and Cubs
 (Lobo Solitário e Filhote, o episódio mostra Splinter ao após a mutação cuidando das quatro tartargas como bebês, 
o roteiro é Kevin Eastman, cocriador das Tartarugas.


A série teve 5 temporadas e foi encerrada em 2017 com um novo crossover com a série de 1987, dessa vez em 3 episódios
Procurados: Bepop e Rocksteady", O Clã Aparece Novamente" e "A Grande Explosão".





Comentários