As complicadas tentativas de adaptar Namor, o Príncipe Submarino


 Namor é um personangem da Mavel Comics criado por Bill Everett em 1939, sendo um dos personagens mais antigos da Marvel (na época chamada de Timely), Namor é um hibrído entre humano e atlante, sendo também o monarca do reino de Atlântida, a cidade perdida mencionada por Platão como tendo sido submersa, na interpretação de concepção de Everrett, a cidade continuou existindo no fundo dos oceanos. Namor enfrentou o androide Tocha Humana, criado por Carl Burks em 1939 e depois se uniu a ele e ao Capitão América contra o eixo na Segunda Guerra Mundial.


Namor foi bastante copiado, a cópia mais famosa é Aquaman, criada por Paul Norris e Mort Weisinger em 1941, curiosamente, essa versão era um pouco diferente do Namor, era um humano, isso mudou nos em 1959, pelo roteirista Robert Bernstein e a desenhista Ramona Fradon, onde foi mostrado como um filho de um humano e uma mulher atlante, tal qual Namor, também seria o monarca da cidade submersa de Atlântida. Vale salientar que Namor estava num limbo editorial desde 1955, retornando em 1962 nas historias do Quarteto Fantástico, com Stan Lee e Jack Kirby revivendo os conflintos com Tocha Humana, só que ao invés do androide, uma nova versão, um jovem membro do Quarteto Fantástico chamado Johnny Storm.

O próprio Everett fez outros heróis aquáticos: Fin para a própria Timely e Hydroman para a Eastern Color Printing.




As dificuldades da Marvel em adaptações por conta dos direitos não recentes, isso ocorreu nos anos 60. A Marvel licenciou alguns personagens para a Grantray-Lawrence Animation e o Quarteto Fantástico para a Hanna-Barbera, por essa razão, os roteiristas precisara, usar a criatividade na hora de adaptar.

Namor teve como um segmento de The Marvel Super Heroes (1966), a animação era feita com ilustrações dos quadrinhos e no Brasil recebeu o apelido de "desenhos desanimados da Marvel", essa série antecede os modernos "motion comics". Devido as restrições, as histórias do Namor eram diferentes dos quadrinhos, em um episódio, impedidos de usar o Quarteto Fantástico, o estúdio substituiu o grupo pelos X-Men (chamados de Allies for Peace), tornando essa sua primeira adaptação. Essas restrições apenas se limitavam aos heróis: Lady Dorma, Attuma e o Doutor Destino foram usados em ambas as séries.

Namor e Lady Dorma


Os X-Men


A série do Quarteto Fantástico da Hanna-Barbera contornou criando dois personagens para substituir o Namor: o Príncipe Triton (que tinha coloração azul, tal qual a Lady Dorma) para o episódio 11: "Danger in the Depths" e o Professor Gamma que transforma no Gamma Ray no episódio "Demon in the Deep", dado o nome a transformação, parece ser um híbrido do Namor com o Hulk, também licenciado para a Grantray-Lawrence Animation. Triton ou Tritão é o nome do filho de Poseidon/Netuno e  Anfitrite, o nome também é usado para definir a contraparte masculina das sereiais (em inglês, o termo usado é merman), curiosamente, na Marvel, Triton é o nome inumano aquático. A cidade perdida foi renomeada para Pacifica, o nome foi reutilizado pelo roteirista Peter David recentemente em Maestro: World War (2022) como uma cidade do Oceano Pacífico comandada por Namor. Como comentei em outro parágrafo, Attuma e Lady Dorma foram utilizados em problemas.

Triton



Triton concept por Alex Toth


Gamma Ray


Triton, o inumano aquático









No início da década de 2000, os direitos de adaptações cinematográficas de Namor foram vendidos para
a Universal Studios, algo semelhante havia sido feito com Hulk, a Universal lançou dois filme Hulk (2003) e The Incredible Hulk (2008), após esses filmes, a Marvel apenas entrou em um acordo com a Universal, mantendo Hulk como personangem coadjuvante e não tendo um filme solo, Namor passou a ser uma incognita,  infográfico abaixo mostra como os direitos estão atualmente:


O filme Capitão América: O Primeiro Vingador mostra uma cena onde o Tocha Humana androide pode ser visto em uma feira científica.




Antes, a Marvel usava vários personagens na TV, já que os direitos eram restritos aos quadrinhos , embora que por um tempo, o Homem-Aranha teve séries animação para a TV pela Sony: Spider-Man: The New Animated Series (2003) e The Spectacular Spider-Man (2008 e 2009), contudo, após 2009, quando a Disney comprou a Marvel, a Sony abriu mão desses direitos televisivos.

Com a compra pela Disney, passou a acontecer vetos com o que a empresa não tinha os direitos, os mutantes da franquia X-Men foram substituídos pelos inumanos (curiosamente, inumanos não faziam parte da licença do Quarteto para a Constatin Film e a Fox), isso após os quadrinhos mostrar novos inumanos e mostrar eles sofrendo preconceito tal qual os mutantes, isso foi revertido recentemente, com a Disney comprando a Fox e o fracasso de uma série dos Inumanos. Além disso, Namor também é identificado como mutante.

Em 2013, foi lançada a série animada Avengers Assemble (No Brasil: Os Vingadores da Marvel), a princípio, a série seria uma sequência de The Avengers: Earth's Mightiest Heroes (Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra) que durou de 2010 a 2012, mas com o tempo, ela passou a ser parecida com o Universo Cinematográfico.

O Reino de Atlântida foi mostrado na série, contudo, Namor foi embargado e em seu lugar, foi usado o vilão Attuma.

Com o lançamento do filme do Pantera Negra em 2018, a série teve a quinta e última temporada dedicada ao herói e nação de Wakanda, eventos recentes mostram uma rivalidade entre Wakanda e Atlântida, isso é mostrado nessa temporada, mas novamente, Attuma substitui Namor.








Em novembro de 2022, a Marvel Studios lançou o filme Pantera Negra 2: Wakanda para Sempre, no filme, finalmente o embate entre Wakanda e Atlântida é mostrado na tela grande e dessa vez, Namor aparece, interpretado pelo ator Tenoch Huerta, contudo, adaptações foram feitas, dividindo opiniões.
Sai Atlântida, entra o reino de Talokan, de inspiração mesoamericana, o nome vem de Tlalocan, um paraíso asteca, o nome real de Namor é Kukulkán (um deus serpente maia) . Embora o direitor Ryan Coogler tenha tido que quis apresentar uma nova versão do herói para não seguir o modelo greco-romana da Atlântida e ser mais diverso, a explicação pode ter sido por um motivo, se distanciar do Aquaman, já apresentado antes nos filmes da DC, interpretado por Jason Momoa, embora os dois tenham até mesmo se encontrado dois crossover: Marvel vs DC e Liga da Justiça/Vingadores (além de um crossover não oficial pelo roteirista Steve Skeates na década de 1970), nos cinemas, o público poderia apontar semelhanças. Agora com os direitos de X-Men, Namor pode ser classificado como mutante.


Tenoch Huerta e Jason Momoa.











O leitor pode estar se perguntando qual a relação da cidade perdida da Atlântida com a cultura mesoamericana? Em 1882, um ex-congressista americano chamado Ignatius L. Donnelly publicou o livro Atlantis: The Antediluvian World, nele, o Donnelly diz que as civilizações pré-colombianas teriam origens no continente perdido da Atlântida, ele sugere que Aztlán, uma terra ancestral asteca seria outro nome para Atlântida, no verbete Atlântida do Fantastipedia há mais detalhes sobre a obra. Apesar dos esforços, acaba havendo uma mistura de culturas, embora Kukulkán também exista entre os astecas com o nome de Quetzalcóatl, a retratação acaba caindo no tropo Mayincatec, quando misturam os povos mesoamericanos (maias, incas e astecas).

Fontes e referências



Prince Triton (Earth-700089) - Marvunapp.com
influências mesoamericanas em Namor, de 'Pantera Negra: Wakanda Forever' 'Pantera Negra: Wakanda Forever

Comentários