Os quadrinhos de Rocky, um lutador e Creed, nascido para lutar

Rocky Balboa é um lutador interpretado por Sylvester Stalone e que estreou em um filme escrito pelo próprio Stalone no ano de 1976, lançado como Rocky, um lutador no Brasil, gerando mais cinco filmes: Rocky II (1979), Rocky III (1983), Rocky IV (1985), Rocky V (1990) e Rocky Balboa (2006), em 2015, surge um spin-off, Creed(lançado no Brasil como Creed - Nascido para Lutar), estrelado por Michael B. Jordan, que teve mais dois filmes: Creed II (2018) e Creed III (2023).


Rocky é muito conhecido por adaptações em vídeo games, contudo, também há presença nos quadrinhos:

Os primeiros quadrinhos de Rocky foram desenvolvidos ainda nos anos 70, houve um projeto de uma tira de jornal ilustrada por Joe Kubert, não achei informações sobre o syndicate que iria distribuir a tira, mas apenas duas tiras ilustrada por Kubert. Em 1977, Kubert ilustrou a tira Big Ben Bolt, inciada em 1950 por Elliot Caplin (roteiro) e John Cullen Murphy (desenhos).


Big Ben Bolt por Joe Kubert




Cotnudo, o que pouca gente sabe é que o filme recebeu uma adaptação em mangá, na edição de maio de 1977 da revista Monthly Shonen Magazine, a adaptação ficou a cargo da mangaká Tamiki Noda, não achei muitas informações sobre ela. O mangá pode ser lido em inglês no seguinte blog: dskhzero.



É importante citar que muitos fãs apontam semelhanças entre Rocky e o mangá Ashita no Joe escrito por Ikki Kajiwara e ilustrado por Tetsuya Chiba, publicado entre 1968 e 1973 na revista Weekly Shonen Magazine da Kodansha. Ikki Kajiwara é conhecido por escrever diversos mangás inspirados em vários tipos de artes marciais tais como Kick no Oni (ilustrado por Ken Nakajō), uma biografia do lutador de caratê e kickboxer Tadashi Sawamura, no Brasil, o anime ficou conhecido como Sawamu, o demolidor, um outro trabalho é Tiger Mask (ilustrado por Naoki Tsuji), sobre um lutador de luta livre profissional que usava uma máscara de tigre, que curiosamente, inspirou lutadores reais a usarem o nome e a máscara (nada menos que sete segundo a Wikipédia) e até mesmo um personagem video game, King da franquia Tekken, foi inspirado nele.

O mangá conta a história de Joe Yabuki, um jovem órfão e delinquente que se torna um lutador de boxe profissional, Rocky também tem uma origem humilde e envolvimento com o crime, trabalando para um agiota.

O anime de Ashita no Joe foi lançado em 1982 na Itália e recebeu o nome de Rocky Joe, claramente inspirado em Rocky Balboa e possivelmente no lutador Rocky Marciano. Vale salientar que tanto Rocky Marciano, quanto o fictício Rocky Balboa possuem origem italiana.




Alguns dos trabalhos de Ikki Kajiwara

Sobre Ashita no Joe, surgiro esse texto e  o vídeo abaixo:



Creed é focado em Adonis Johnson, um jovem problemático que é adotado por Mary Anne Creed, a viúva de Apollo Creed, um rival e amigo de Rocky Balboa, ela revela que Adonis é filho de Apollo, algo que nunca soube por sua mãe biológica, na vida adulta, Adonis é homem rico graduado que trabalha em uma corretora de valores, mas que secretamente participa de lutas clandestinas de boxe, ele revolve abandonar o mercado financeiro e procura Rocky Balboa na Filadélfia, querendo que ele o treine. O primeiro filme teve direção e roteiro coescrito por Ryan Coogler, Cogler mais tarde escalou Jordan como Erik Killmonger no filme Pantera Negra de 2018, mesmo ano que foi lançado Creed II, devido ao envolvimento em Pantera Negra, Cogler não trabalhou nesse filme.



Em 2023, foi lançado Creed III, Jordan atuou não só como ator, mas também como diretor e coprodutor, com Cogler voltando apenas como coroteirista.

Jordan sempre declarou ser fã de animes, citando obras como Hajime no Ippo, um outro mangá/anime de boxe escrito e desenhado por George Morikawa, Megalo Box, um anime de boxe futurista, lançado pelo estúdio TMS em começoração aos 50 anos de Ashita no Joe (TMS foi o mesmo estúdio que produziu os animes de Ashita no Joe)
 e até mesmo Dragon Ball Z e Naruto. 

Dragon Ball, My Hero Academia (ou Boku no Hero Academia), Hajime no Ippo Naruto e Megalo Box.

Jordan anunciou vários projetos para o spin-off, dentre eles, foi lançado um anime em curta metragem pela mesma equipe de Megalo Box na TMS, lançado primeiro no Japão junto com Creed III, o nome do anime é Creed: Shinjidai e conta a história de 3 jovens lutadores.

Arte divulgada do anime.

Em junho de 2023, a editora Boom Studio! lanço uma revista em quadrinhos Cree: Next Round, escrito por LaToya Morgan e Jai Jamison e ilustrada pelo brasileiro Wilton Santos e capa de outro brasileiro, Mateus Manhanini.
Ambientada dez anos após Creed III, a HQ mostra a filha de Adonis e Bianca, Amara, se tornando uma boxeadora após a aposentadoria do pai. Assim como sua mãe, Bianca tem problemas auditivos (algo mostrado no filme). A HQ apresenta uma personagem inédita, a meia-irmã de Adonis, Artemis, que também foi boxeadora.

Mila Davis-Kent como Amara Creed em Creed III.














Fontes e referências
Michael B. Jordan se inspira em animês para cenas de luta em ‘Creed III’

Comentários