Os quadrinhos de O Novo Pica-Pau



Em 1999, a Universal lançou uma nova série animada do Pica-Pau.



Fonte: Daily Woody Woodpecker

A série foi planejada em meados dos anos 90, os designs mudaram quando a serie foi produzida, curiosamente, eles iriam fazer parte do style guide (uma série de ilustrações que servem como base para produtos).








Pica-Pau, Winnie e os sobrinhos no style guide.

Fonte: Daily Woody Woodpecker

 O projeto também previa diversos personagens, alguns nem foram usados na série como Inspetor Willoughby e Oswaldo, o coelho sortudo, Oswaldo criado por Walt Disney e Ub Iwerks. O design de Osvaldo ficou parecido com a sua versão inicial (1927-1935) antes da mudança feita por Manoel Moreno (inspirado em um coelho anterior no estúdio), o personagem voltou para a Disney em 2006. O urso Windy e seu filho Breezy, o Space Mouse (chamado de Sideral ou Rato Espacial) criado nos quadrinhos da Dell Comics e que teve apenas um curta e participações especiais. Por alguma razão, o Andy Panda foi esquecido nesse reboot (só retornou na série de 2018), após seu sumiço das animações, Andy continuou aparecendo nos quadrinhos ao de Carlinhos (Charlie no original), um frango que era inimigo no curta Andy Panda's Victory Garden (1942).





 









Um fato curioso é o Dapper Denver Dooley, nos dois designs apresentados, ele lembra sua aparição clássica, contudo, ao aparece na série, ele ficou bem diferente.

 

Dooley no Style Guide 


Segundo Walter Lantz Wiki, essa arte está presente no jogo Woody Woodpecker In Waterfools (Pica-Pau em Cataratas), jogo para celular lançado pela  Glu Mobile em 2008.

Essa incosistência é presente em vários jogos



Em 1999, a revista do canal Fox Kids publica quadrinhos da série, os personagens estão bem fiéis a série e traz até créditos

No começo de 2001, o conglomerado Egmont lança revistas baseadas na nova série Hakke Hakkespett na Noruega e Hacke Hackspett na Suécia, na primeira edição, foi identificado o artista espanhol Oscar Martin, Martin é notório por quadrinhos de Tom & Jerry da própria Egmont (curiosamente, nem mesmo a DC Comics, subsidiária da Warner, publica quadrinhos da franquia) e até quadrinhos Disney (tendo desenhado até mesmo Zé Carioca e Panchito). A revista teve 12 edições e se encerrou em 2002.




Em agosto do mesmo ano, uma nova editora brasileira chamada Atlantis lança a revista Quadrinhos Pica-Pau, a série havia estreado no SBT em 2000, o editor era Júlio de Andrade Filho, que foi um roteirista de quadrinhos Disney na Abril, possivelmente, o material era o mesmo da Egmont. A revista teve apenas 7 edições e um almanaque de republicações.


Chamada da estréia do desenho SBT




Consegui vasculhar algumas poucas edições e pude notar que os designs iniciais foram utilizados, assim como presença do Oswald. Winnie (também conhecida como Paulina) aparece como namorada do Pica-Pau



Senhorita Meany Ranheta  e Oswaldo - Quadrinhos do Pica-Pau #7 (Atlantis)

Em matéria publicada em fevereiro de 2002 no Universo HQ, é dito que editora suspenderia temporariamente suas publicações e que manteria o Pica-Pau, contudo, no mesmo ano, a Editora Abril lança uma revista mista intitulada Pica-Pau Quadrinhos & Passatempos, curiosamente, encontrei duas edições temos dois designs distintos, Meany no estilo da série e Dooley  e Leôncio em versões iniciais.


Pica-Pau Quadrinhos & Passatempos #2



Pica-Pau Quadrinhos & Passatempos #7

Ainda em 2002, a Editorial Vid do México lançou El Pájaro Loco, também não há muita informação, contudo, é possível que tenham publicado o material da Egmont e depois contratado artistas locais, encontrei o depoimento de um desenhista chamado Alejandro Palomares afirma ter feito a edição 18 com o Pica-Pau e o Space Mouse pelo ¡Ka-Boom! Estudio. Curiosamente, até 2001, a editora ainda publicava histórias do estilo da Dell Comics. No curta Woody's Magic Touch (1971), Pica-Pau está em uma praia em Acapulpco e uma garçonote o chama de Pájaro Loco.

Notei que o gibi não era muito consistente, ora parece o design inicial, ora o da série animada, a revista teria durado até 2010, o número mais alto que encontrei foi o 119.


El Pajaro Loco #139 (setembro de 2001)


Na versão Mexicana do Mercado Livre, consegui algumas capas e páginas, outras vieram da Walter Lantz Wiki


Pica-Pau e Winnie no estilo da série (edição 55)




Pica-Pau e Winnie em design inicial na edição 116




Agradeço ao Fernando Ventura por me informar sobre a versão da Abril

Fontes  e referências


Quadrinhos do Pica-Pau - Atlantis

Hacke_Hackspett

Woody-Woodpecker-Style-Guide

Hakke Hakkespett

Coelho Osvaldo em HQs Disney

Hakke-hakkespett

Pica-Pau - Quadrinhos & Passatempos

Dapper_Denver_Dooley

Space Mouse

Charlie_Chicken

Giant Bomb

WOODYWOOD PECKER / EL PÁJARO LOCO


Editorial_Vid


Comentários