RPG brasileiro: Dragão Verde

Dragão Verde é um sistema brasileiro de RPG lançado originalmente em 2002 na revista Comix Milênio #12, publicada pela Editora Escala, escrito por Worney Almeida de Souza e ilustrado por Thais Linhares (que também ilustrou o primeiro RPG brasileiro, Tagmar e o RPG de Valkíria de Alex Mir e Alex Genaro), a bio dela na Wiki. Worney é mais conhecido por quadrinhos e fanzines, a bio dele também pode ser lida na Wiki.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Com o auxílio do DeepSeek, fiz um resumo:

Dragão Verde: Guia Básico e Resumo de Criação de Personagem


O Dragão Verde utiliza dados de 12 lados (d12) que pode ser adaptado usando dois dados comuns de 6 lados (d6) para seus testes e combates.

 Mecânicas Básicas

Dados e Testes

O sistema usa 1d12 (um dado de 12 faces) ou 2d6 (dois dados de seis faces) para resolver testes. Para cada teste, role o dado e some o resultado ao bônus da característica relacionada (exemplo: Força, Magia, etc.). A dificuldade da tarefa varia de 1 (fácil) a 10 (quase impossível). Para o teste ser bem-sucedido, a soma do dado + bônus deve ser igual ou maior que a dificuldade. Use o método que preferir (1d12 ou 2d6) para manter a fluidez da mesa.

Atributos Principais

  • Força (E): Mede a capacidade física do personagem para combates, carregar peso, realizar ações vigorosas.

  • Outros atributos podem ser definidos conforme cenário (exemplo: Magia, Agilidade, Inteligência), mas Força é o principal para o combate.

Criação de Personagem

Escolha de Raça:

RaçaBônusPenalidadeDescrição Física
HumanosBase padrão
Ogros+1 em ataques de longo alcanceBaixos, troncudos, orelhas pontudas
Anões+2 contra venenos e condições climáticas-1 em deslocamentoPequenos, robustos e resistentes
Gigantes+1 em combate corpo a corpo+3 metros de altura, ágeis e fortes
Homens-Animais+1 em deslocamentoHumanóides com traços animalescos
ElfosHabilidade com magia e itens mágicosÁgeis, sábios e com traços suaves

Classes/Ocupações:

  • Guerreiro: Bônus em combate corpo a corpo.

  • Mago: +2 em testes de magia.

  • Explorador: +2 em sobrevivência e reconhecimento.

Equipamentos e Armas

ItemCusto (M.O.)Bônus em D.A.Dano (D.P.)Efeitos Adicionais
Espada de Duas Lâminas12+34
Bastão Mágico+2 em testes de magia
Arco5+23Alcance: 8 casas
Armadura de AçoReduz D.A. do inimigo em 4 pontos

M.O. = Moedas de Ouro (moeda padrão para compra/venda).

⚔️ Sistema de Combate

Resolução de Ataques:
Atacante e defensor rolam dados (1d12 ou 2d6) e somam sua Força atual (que pode ser reduzida após dano). O ataque acerta se a soma do atacante for maior que a defesa do oponente.

Dano:

  • Sem arma: 1 ponto de dano.

  • Armas leves (facas, bastões): 2 pontos de dano.

  • Armas pesadas (espadas, lanças, espada de duas lâminas): 3-4 pontos de dano.

Consequências do Dano:

  • Força reduzida para 1: personagem desmaia até o fim do combate e fica vulnerável.

  • Força chega a 0: personagem morre, salvo se receber tratamento médico ou mágico pós-batalha.

Veneno & Cura

  • Veneno: causa efeitos de desacordo, confusão ou fraqueza; mestre determina a gravidade e duração.

  • Cura: pode ser feita com medicamentos que recuperam 1d4+1 pontos de vida, aplicada por outro jogador (ação).

  • Personagens com habilidade de curandeiro têm +1 em testes de cura.

Habilidades Superiores

Personagens que acumulam 12 Pontos de Vitória (P.V.) podem desbloquear habilidades especiais.

HabilidadeEfeitoLimitação
Auto-RegeneraçãoCura completa de ferimentos e doençasUso limitado a 1 vez/dia
ComunicaçãoPermite falar com todos os seres vivosSem limitações
ConhecimentoResponde a qualquer pergunta complexaUso limitado a 1 vez/dia
Reflexo de CombatePermite atacar duas vezes no mesmo turnoPode usar até 3 vezes/dia

Montarias

  • Cavalos: facilitam deslocamento em terrenos terrestres.

  • Águias: usadas para voo, aumentando mobilidade aérea.

Dicas para Jogadores e Mestres

Para Jogadores:

  • Foque no roleplay e use as habilidades únicas da sua raça/classe.

  • Trabalhe em equipe para superar desafios.

Para Mestres:

  • Adapte regras para manter o jogo dinâmico.

  • Use NPCs com personalidades marcantes (exemplo: rei arrogante, mago excêntrico).

  • Balanceie dificuldades conforme o nível do grupo.

  • Utilize tabelas de reações para tornar as interações mais vivas.

Resumo

Dragão Verde é um sistema flexível, simples e ideal para quem quer criar histórias épicas em universos de fantasia medieval, com ênfase na narrativa colaborativa e no desenvolvimento de personagens. Seu uso dos dados d12 e o sistema de Pontos de Vitória tornam a progressão natural e divertida, com várias opções para personalização de personagens, combates e aventuras.


Links

Página Imaginário Impresso no Facebook

Role-playing_game_no_Brasil

Comix_Book_Shop

Comentários