Marcadores

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os Quadrinhos de G.I. Joe/Comandos em Ação no Brasil



G.I. Joe/Comandos em Ação é uma famosa franquia de action figures com inspiração militar, lançada pela Hasbro em 1964. 



Durante a Primeira Guerra Mundial, o termo foi G.I. Joe usado para designar soldados americanos. Antes dos quadrinhos licenciados pela Hasbro, foram publicadas tiras de jornal e revistas em quadrinhos com o nome G.I. Joe foram publicadas pela King Features Syndicate, Ziff-Davis e DC Comics entre 1942 e 1965, curiosamente, o nome Comandos em Ação também havia sido usado numa revista em quadrinhos brasileira publicada entre 1966 e 1967 pela Editora La Selva e trazia histórias de guerra.



Falcon

Em 1977, a fabricante brasileira Estrela consegue a licença da coleção G.I. Joe Adventure Team e rebatiza como Falcon. Para promover os bonecos, a Estrela encomenda histórias em quadrinhos para a Editora Três.

Em Setembro do mesmo ano, é publicada a revista "Falcon Especial" em formato magazine e com duas histórias histórias creditas por Teresa Saidenberg (na verdade, as histórias foram escritas por Ivan Saindenberg, usando o nome da esposa), Ivan é conhecido por histórias de terror e histórias em quadrinhos Disney, e desenhadas por Antonio Homobono Baliero. Dois meses depois, a editora lança uma revista "Comandos em Ação - Falcon", em formatinho. A revista teve quatro edições e roteiros de Maria Duque Estrada, Walter Negrão e desenhos de Antonio Baliero e Michio Yamashita. Nessas histórias, Falcon é uma espécie de Agente Secreto, bastante parecido com James Bond.




Falcon Epecial #1 (1977) capa de Antonio Baliero.

Comandos em Ação- Falcon #2 (1977) arte de Michio Yamashita 


A mesma estratégia de criar um personagem local, foi feita pela empresa britânica Palitoy, que, em 1966, lançou o Action Man para os mercados britânico e australiano. Anos mais tarde, o Action Man passou a ter uma coleção própria pela Hasbro, e até teve desenhos animados (exibidos no Brasil pelo SBT e pela Globo).



Em 1982, foi lançada a coleção Action Force, baseada na versão dos Joes da Marvel, que também teve quadrinhos pela Marvel UK, republicados pela Marvel americana com o nome de GI Joe – European Missions.
A própria Hasbro já havia lançado quadrinhos para divulgar  suas coleção.
intruders_comic_ad1
    História de uma página publicada como informe publicitário nas revistas da Marvel Comics (1976)

    Em 1979, Falcon voltou as bancas pela Editora Abril, dessa vez na revistas Destaque e Brinque e Transfer
    Falcon foi explorado pela Estrela  até 1994. Em 2000, a empresa lançou a coleção Força de Ataque, vendida exclusivamente nas lojas americanas, porém, essa série não teve o nome Falcon.
    Curiosamente, Falcon foi o nome usado em outro personagem da franquia G.I. Joe, trata-se do Tenente Falcon, meio-irmão mais novo do Duke, 




    Comandos em Ação

    Em 1982, a Hasbro planejou o lançamento de uma nova coleção. Para isso, contratou a Marvel para criar histórias em quadrinhos. Jim Shooter, editor da Marvel, resolve pegar um projeto do roteirista Larry Hama, que planejava uma nova HQ dos Agentes da Shield e transforma em G.I. Joe: A Real American Hero. 

    Em 1984, a Estrela lança a versão de G.I. Joe: A Real American Hero -  desta vez chamando apenas de Comandos em Ação. Com tempo, Falcon passou a ser uma coleção à parte, tendo inclusive aventuras espaciais (inspirado no sucesso dos filmes de Star Wars), porém, não teve mais oportunidade nos quadrinhos.

    Em 1986, a série animada baseada na coleção começou a ser exibida na Rede Globo. No ano seguinte, a Editora Globo lança uma revista em quadrinhos que dura 12 edições.




    Uma outra revista foi lançada pela Editora 777 e distribuída como brindes de aniversários. Não se sabe a origem dessas histórias - o site Guia dos Quadrinhos sugere que possa ter sido publicada entre 1991 e 1992 (época em que não havia menção a  G.I. Joe no título). Na contra-capa da revista, traz o nome da empresa de produtos para festas Reizinho, que também comercializou máscaras da série.

      Revista publicada pela Editora 777/Reizinho

    Máscaras comercializadas pela empresa Reizinho


    Em 1993, as coleções de Comandos em Ação, passaram a trazer também o nome G.I. Joe, no mesmo ano, é a vez da Editora Abril arriscar um título do grupo,  a revista dura apenas 10 edições.

    A Estrela encomendou histórias em quadrinhos no formato de informes publicitários em revistas em quadrinhos - três dessas histórias foram identificadas com a autoria de Marcelo Cassaro e uma outra ainda sem identificação. As histórias se referem as coleções dos anos de 1992 e 1993.
     G.I. Joe Marcelo Cassaro
    informe publicitário/história em quadrinhos escrita e desenhada por Marcelo Cassaro (assinada apenas como Marcelo)
    A série da Marvel durou 155 edições e foi publicada de 1982 a 1994.
    Até mesmo a coleção Clássicos Falcon de 1994, trouxe os nomes Comandos em Ação e G.I. Joe, tratava-se de uma versão brasileira da G.I. Joe: Hall of Fame (1991-1994).


    Em  2002, a Gulliver lançou a coleção de G.I. Joe vs Cobra, em 2008, a Estrela ainda possuía os direitos da marca Comandos em Ação e lançou a coleção Novos Comandos em Ação - Soldier, baseada numa outra franquia, Soldier Force da empresa chinesa Chap Mei.





    Apesar do lançamento dos filmes G.I. Joe: A Origem de Cobra (2009) e G.I. Joe: Retaliação (2013), não houve mais publicações de quadrinhos da franquia no Brasil.


    Em 2017, em comemoração de 80 anos da empresa, a Estrela anunciou o relançamento do Falcon.



    Agradecimento ao Lucas Ed, o Poderoso Porco do MDM pelos informes publicitários criados por Marcelo Cassaro e a Lucila Saindeberg (filha de Ivan) pela identificação dos roteiros do Falcon.
    Fontes e referências


    Lucila Simões Saidenberg. Ivan Saindeberg - o homem que rabiscava, Marsupial Editora, 2014

    Sabotagem na Neve

    As Aventuras de Falcon


    GIJoe Comics International - Brazil


    G.I. Joe (comics)


    Falcon80


    G.I. JOE VS COBRA


    Comandos em Ação no Guia dos Quadrinhos

    Falcon no Guia dos Quadrinhos


    O que há de novo no mundo dos toys


    Review- Falcon Especial #1


    Eagle Eye GI Joe – Comic Book Ad – 1976


    Falcon - 1994/2000 [ Estrela ]


    Falcon 80 - Material Promocional da Época
    Memo Magazine - Rodolfo Zalla

    Franchise: G.I. Joe - TvTropes

    Comandos em Ação

    Estrela-Novos Comandos em Ação-Soldier nas lojas!

    Comandos em Ação - Gibi Raro


    Afinal, o que separa Action Figure de boneco?

    3 comentários:

    1. Quiof, tem um trecho repetido do texto.
      Aqui:

      A Estrela encomendou quatro histórias em quadrinhos no formato de informes publicitários em revistas em quadrinhos - três dessas histórias foram identificadas com a autoria de Marcelo Cassaro e uma outra ainda sem identificação. As histórias se referem as coleções dos anos de 1992 e 1993.


      Daí vem a imagem e o texto repete de novo.
      De resto, boa matéria! Valeu! =)

      ResponderExcluir
    2. Legal,tenho um pacote de mascaras fechado comigo!!! e muitos bonecos!!!

      ResponderExcluir