Os Quadrinhos de G.I. Joe/Comandos em Ação no Brasil





 G.I. Joe/Comandos em Ação é uma famosa franquia de action figures com inspiração militar, lançada pela Hasbro em 1964. O boneco foi concebido por Stanley Weston no ano anterior.



Durante a Primeira Guerra Mundial, o termo foi G.I. Joe usado para designar soldados americanos. Antes dos quadrinhos licenciados pela Hasbro, foram publicadas tiras de jornal e revistas em quadrinhos com o nome G.I. Joe foram publicadas pela King Features Syndicate, Ziff-Davis e DC Comics entre 1942 e 1965, curiosamente, o nome Comandos em Ação também havia sido usado numa revista em quadrinhos brasileira publicada entre 1966 e 1967 pela Editora La Selva e trazia histórias de guerra.


Falcon

Em 1977, a fabricante brasileira Estrela consegue a licença da coleção G.I. Joe Adventure Team e rebatiza como  Comandos em Ação - Falcon. Para promover os bonecos, a Estrela encomenda histórias em quadrinhos para a Editora Três.

Em Setembro do mesmo ano, é publicada a revista "Falcon Especial" em formato magazine e com duas histórias histórias creditas por Teresa Saidenberg (na verdade, as histórias foram escritas por Ivan Saindenberg, usando o nome da esposa), Ivan é conhecido por histórias de terror e histórias em quadrinhos Disney, e desenhadas por Antonino Homobono Baliero. Dois meses depois, a editora lança uma revista "Comandos em Ação - Falcon", em formatinho. A revista teve quatro edições e roteiros de Maria Duque Estrada, Walter Negrão e desenhos de Baliero e Michio Yamashita. Nessas histórias, Falcon é uma espécie de agente secreto, bastante parecido com James Bond.

Curiosamente, a Estrela encomendou um super-herói para a editora Continental em 1961, o Capitão Estrela, criado por Zaé Júnior (1929-2020).



Falcon Epecial #1 (1977) capa de Antonino Baliero.

Comandos em Ação- Falcon #2 (1977) arte de Michio Yamashita 


A mesma estratégia de criar um personagem local, foi feita pela empresa britânica Palitoy, que, em 1966, lançou o Action Man para os mercados britânico e australiano. Anos mais tarde, o Action Man passou a ter uma coleção própria pela Hasbro (a Palitoy havia sido adquirida pela Tonka, que em 1991, foi comprada pela Hasbro), e até teve desenhos animados (exibidos no Brasil pelo SBT e pela Globo), onde era membro da Action Force.

A sua concorrente, a Mattel, lançou em 1971 o Big Jim, a princípio como um esportista, mas se tornou um espião chamado Mark Strong, que teve uma revista própria na Alemanha e histórias serializadas na revista britânica Look-In, em 1975, o Big Jim americano também viraria um superagente em um grupo, o   P.A.C.K., queve caixas desenhadas pelo Jack Kirby e um gibi da Marvel por John Buscema (desenhos) e Joe Sinnott (arte-final), no México, a empresa CIPSA lançou sua versão de Big Jim, o Kid Acero (algo como Aço Kid) e também o colocou em um grupo, o LOBO Squadron, Acero e o LOBO Squadron tiveram gibis pela Novaro Editorial.



Em  1981, o disco Falcon e Condor Contra Torak - 3ª Aventura trouxe uma espécie de HQ muda, não há créditos aos artistas, mas sim há uma agência de publicidade: Gang S/A Publicidade e Promoções. Torak havia sido lançado no ano anterior.




Em 1982, foi lançada a coleção Action Force pela Palitoy, baseada na versão dos Joes da Marvel, que também teve quadrinhos pela Marvel UK, republicados pela Marvel americana com o nome de GI Joe – European Missions.
A própria Hasbro já havia lançado quadrinhos para divulgar  suas coleção.
intruders_comic_ad1
    História de uma página publicada como informe publicitário nas revistas da Marvel Comics (1976)
     baseado na coleção Adventure Team.

    Assim como seu parente americano, o Falcon também estrelou quadrinhos em anúncios



    Em 1979, Falcon voltou as bancas pela Editora Abril, dessa vez na revistas Destaque e Brinque e Transfer

    Falcon foi explorado pela Estrela até 1994. Em 2000, a empresa lançou a coleção Força de Ataque, vendida exclusivamente nas lojas americanas, porém, essa série não teve o nome Falcon, embora tivesse um boneco do Torak numa versão verde, chamado apenas de inimigo.

    Curiosamente, Falcon foi o nome usado em outro personagem da franquia G.I. Joe, trata-se do Tenente Falcon, meio-irmão mais novo do Duke.





    Comandos em Ação


    Em 1982, a Hasbro planejou o lançamento de uma nova coleção. Para isso, contratou a Marvel para criar histórias em quadrinhos. Jim Shooter, editor da Marvel, resolve pegar um projeto do roteirista Larry Hama, que planejava uma nova HQ dos Agentes da Shield e transforma em G.I. Joe: A Real American Hero. O Joe original virou General Joseph Colton, que nos cinemas foi interpretado pelo Bruce Willis.


    Em 1984, a Estrela lança a versão de G.I. Joe: A Real American Hero -  desta vez chamando apenas de Comandos em Ação (nome já usado em Falcon). Com tempo, Falcon passou a ser uma coleção à parte, tendo inclusive aventuras espaciais (inspirado no sucesso dos filmes de Star Wars), porém, não teve mais oportunidade nos quadrinhos.



    A Estrela encomendou histórias em quadrinhos no formato de informes publicitários em revistas em quadrinhos,  algumas delas desenhadas pelo Carlos Edgard Herrero.
    Fonte: Zé Carioca#1709 (agosto de 1984)







    Em 1986, a série animada baseada na coleção começou a ser exibida na Rede Globo. No ano seguinte, a Editora Globo lança uma revista em quadrinhos que dura 12 edições.




    Uma outra revista foi lançada pela Editora 777 e distribuída como brindes de aniversários. Não se sabe a origem dessas histórias - o site Guia dos Quadrinhos sugere que possa ter sido publicada entre 1991 e 1992 (época em que não havia menção a  G.I. Joe no título). Na contra-capa da revista, traz o nome da empresa de produtos para festas Reizinho, que também comercializou máscaras da série.

      Revista publicada pela Editora 777/Reizinho



    Em 1993, as coleções de Comandos em Ação, passaram a trazer também o nome G.I. Joe, no mesmo ano, é a vez da Editora Abril arriscar um título do grupo,  a revista dura apenas 10 edições.

    A Estrela encomendou histórias em quadrinhos no formato de informes publicitários em revistas em quadrinhos, três dessas histórias foram identificadas com a autoria de Marcelo Cassaro e uma outra ainda sem identificação. As histórias se referem as coleções dos anos de 1992 e 1993.


    Informe publicitário/história em quadrinhos escrita e desenhada por Marcelo Cassaro (assinada apenas como Marcelo)


    A série da Marvel durou 155 edições e foi publicada de 1982 a 1994.
    Até mesmo a coleção Clássicos Falcon de 1994, trouxe os nomes Comandos em Ação e G.I. Joe, tratava-se de uma versão brasileira da G.I. JoeHall of Fame (1991-1994).




    Em  2003, a Gulliver lançou a coleção de G.I. Joe vs Cobra, em 2008, a Estrela aproveitou que detém os direitos da marca Comandos em Ação e lançou a coleção Novos Comandos em Ação - Soldier, baseada numa outra franquia, Soldier Force da empresa chinesa Chap Mei.



    Em 2009,  o lançamento do filme G.I. Joe: A Origem de Cobra foi o estopim para a filial da Hasbro lançada uma coleção baseada no filme, por não possuir a marca Comandos em Ação, a coleção foi lançada com o nome original.
    Apesar do lançamento dos filmes G.I. Joe: A Origem de Cobra (2009) e G.I. Joe: Retaliação (2013), não houve mais publicações de quadrinhos da franquia no Brasil.

    Em 2017, em comemoração de 80 anos da empresa, a Estrela anunciou o relançamento do Falcon.

    Em 2019, durante a Comic Con Experience, a Estrela lança o boneco Falcon Operação Primus e a HQ de mesmo nome com argumento de Daniel Esteves, roteiro de Larissa Palmieri e Tiago Oaks e desenhos de Marcos Farrell, na HQ, Falcon e Séptima enfrentam Torak. Link para comprar




    A Estrela segue criando novos produtos de Falcon, em 2021, foi noticiado que a Hasbro entrou na justiça dizendo que a Estrela vendia brinquedos da Hasbro mesmo sem ter a licença, uma decisão do TJ-SP mandou a Estrela destruir esses brinquedos, de acordo com matéria publicada no G1 em 14 de fevereiro de 2022:
    Na decisão de outubro de 2021, o TJ entendeu que os jogos "Detetive", "Cara a Cara", "Combate", "Super Massa", "Genius", "Jogo da Vida", "Jogo da Vida Moderna", "Vida em Jogo" e "Viraletras" são da Hasbro e a Brinquedomolde, da qual a Estrela é sócia-majoritária, deve desistir dos pedidos de registro dessas marcas no Brasil. Já quanto aos jogos "Comandos em Ação", "Comandos em Ação Falcon" e "Dona Cabeça de Batata", perícias judiciais comprovaram que são originais da Estrela e que a Hasbro não teria direitos quanto a eles. O mesmo ocorreu quanto ao "Banco Imobiliário", cuja perícia judicial comprovou pertencer à Estrela e a marca não deve ser cedida à Hasbro.


    Agradecimento ao Lucas Ed, o Poderoso Porco do MDM pelos informes publicitários criados por Marcelo Cassaro,  a Lucila Saindeberg (filha de Ivan) pela identificação dos roteiros do Falcon, Victor Picchi Gandin pelo informe ilustrado pelo Carlos Edgard Herrero e  Ana Caldatto por me informar sobre a nova HQ do Falcon.



    Fontes e referências
     

    Lucila Simões Saidenberg. Ivan Saindeberg - o homem que rabiscava, Marsupial Editora, 2014








    As Aventuras de Falcon e seus amigos

    Comentários

    The Fool disse…
    Quiof, tem um trecho repetido do texto.
    Aqui:

    A Estrela encomendou quatro histórias em quadrinhos no formato de informes publicitários em revistas em quadrinhos - três dessas histórias foram identificadas com a autoria de Marcelo Cassaro e uma outra ainda sem identificação. As histórias se referem as coleções dos anos de 1992 e 1993.


    Daí vem a imagem e o texto repete de novo.
    De resto, boa matéria! Valeu! =)
    Quiof disse…
    já consertei, obrigado!
    Alex 4º BPM disse…
    Legal,tenho um pacote de mascaras fechado comigo!!! e muitos bonecos!!!
    Breno Volpini disse…
    Eu tinha esses quadrinhos promocionais de aniversário haha usei como convite pra uma festinha minha.
    E os bonecos eu perdi há muito tempo.
    May Santos disse…
    Eu tinha um amigo que tinha todos os personagens (bonecos), inclusive a águia (ou falcão, não lembro direito).