Big Jim, o pai do Max Steel

 




Conforme já comentei em outros posts, a franquia G. I. Joe da Hasbro fez muito sucesso nas décadas passadas, a Mattel, mas associada com a boneca Barbie, resolveu entrar no mercado de action figure, a resposta ao G. I. Joe foi o Big Jim lançado em 1971, essa primeira versão era um atleta que praticava diversos esportes, um mini-gibi foi encartado no boneco. Pesquisar sobre esse personagem foi um pouco complicado, há muitas informações desencontradas, mesmo em verbetes da Wikipédia, mas serviram pra ir atrás.










Anúncio publicado em gibis em 1974



No mesmo ano, a Mattel lançou Mark Strong no mercado britânico e europeu, assim como aconteceu com Action Man, a versão britânica do G. I. Joe pela Palitoy. Mark Strong é um agente secreto da organização M.A.T.T.E.L., sim, um óbvia inspiração em James Bond e The Man from U.N.C.L.E (O Agente da UNCLE), tanto que seu codinome era The MAN From MATTEL, uma HQ foi publicada na revista britânica Look-In entre 29 de julho de 1972 e 27 de janeiro de 1973. Look-In foi uma revista que publicava quadrinhos de diversas franquias, muitas delas de séries de televisão, tanto locais, como americanas.








Na Alemanha, virou Mark Strong – Der Mann von M.A.T.T., também ganhando quadrinhos pela Moewig-Verlag, o gibi teve apenas 9 edições.




Em 1975, possivelmente inspirado em G. I. Joe Adventure Team (que inclusive deu origem a Falcon  Comandos em Ação no Brasil) e no Mark Strong, a Mattel coloca Big Jim em um supergrupo de espionagem, o P.A.C.K. o grupo também contia Warpath (primeiro chamado de Chief Tankua), The Whip, Torpedo Fist e Dr. Steel, o grupo lutava contra o supervilão Zorak.


A Mattel usou a mesma estratégia da Hasbro e tentou fisgar os leitores de super-heróis, as caixas da coleção foram feitas por Jack Kirby. Além disso, um gibi foi publicado pela Marvel, com desenhos de John Buscema e arte-final de Joe Sinnott (que por anos foi o arte-finalista de Kirby na casa).





Não tenho certa se o anúncio é de autoria do Jack Kirby, mas parece emular o seu estilo.


 A Whitman publicou dois livros de colorir: Big Jim & His Friends (1975) e Big Jim and the P.A.C.K. (1977)




Em 1974, a empresa mexicana CIPSA também lançou sua versão do Big Jim chamado de Kid Acero (Aço Kid em uma possível adaptação), em 1979, criou sua versão do P.A.C.K., chamado de El Squadron Lobo, criando membros novos como Hombre Invisible e  Hombre Biónico, esse claramente inspirado no Homem de Seis Milhões de Dólares, curiosamente, a própria Mattel no Adventure Team tinha seu clone do Steve Austin, o Atomic Man. Dr. Steel virou o vilão Doctor Drago. Kid Acero mescla as versões esportista e espião.



Kid Acero também se aventurou pelos quadrinhos, sendo publicado pela Editorial Novaro, a editora é conhecida aqui pela série Fantômas, baseada no personagem da literatura , criado na França por Marcel Allain e Pierre Souvestre, no Brasil, Fantômas foi publicado pela EBAL









A franquia Big Jim durou até 1986.




Em 1999, a Mattel lançou a coleção Max Steel, Max é um superagente da N-Tek que ganhou habilidades sobre-humanas após ter nano-robôs implantados no seu corpo.

Max é filho de Jim McGrath, um agente dado como morto, segundo alguns sites, McGrath seria o próprio Big Jim, Max Steel mescla também tem temas esportivos, o seu nome parece indicar também uma inspiração no Kid Acero (que em inglês é Kid Steel).





Big Jim's P.A.C.K.
Mark_Strong

Comentários