Action Man, a série animada de 1995



Action Man é uma linha de action figures lançada pela Palitoy em 1966 no Reino Unido, tratava-se de uma versão britânica da linha G. I. Joe (tamém conhecida como Comandos em Ação) da Hasbro lançada em 1964. Algo parecido aconteceu no Brasil, com o Falcon da Estrela lançado em 1977.


Em 1982, uma parceria entre Hasbro e a Marvel deu origem a coleção G.I. Joe: A Real American Hero, baseado em um projeto engavetado chamado Fury Force sobre um grupo liderado pelo filho de Nick Fury contra a HIDRA, criado por Larry Hama, com algumas mudanças, Hama criou o grupo G. I Joe e seu grupo rival, o Cobra.

A Palitoy novamente adaptou para o público britânico e o grupo G. I.  Joe virou Action Force. Action Force teve quadrinhos na revista  Battle Picture Weekly da IPC em 1983 e Action Force pela Marvel UK em 1987, essas histórias da Marvel UK foram publicadas nos Estados Unidos como G.I. Joe – European Missions.

Em 1987, a Palitoy foi adquirida pela Tonka, que também conseguiu as empresas Kenner e Parker Brothers, que pertenciao ao mesmo grupo, em 1991, a Hasbro adquriu a Tonka.

Em 1993, a Hasbro relançou Action Man como um personagem distinto, ficando menos militar e mais um super agente.    Ele ganhou um arqui-inimigo, o Dr. X, que era auxiliado pelo Professor Gangrena.

Em 1995, a Hasbro lançou uma série animada do Action Man produzida pela DiC Entertainment, nela Action Man é um super agente que não sabe do seu passado (parecido com o Wolverine) e membro do grupo Action Force, composto por  Natalie Poole (que lembra a Sonya Blade de Mortal Kombat) , Knuck Williams e Jacques, sem contar o cão RAID, o grupo combatia as forças do mal de Doutor X e o Professor Gangrena. Action Man volta e meia encontrava uma pessoa de seu passado, a vilã Ursula, comandante dos Skullmen do Dr. X, Ursula é um antigo amor do herói. A série possuia um segmento live-action protagonizado por Mark Griffin, que também fazia a voz do herói no desenho.


Jacques, Natalie Poole, R.A.I.D., Knuck Williams e Action Man







Ursula


A série animada teve apenas 1 temporada de 26 episódios e não teve final, contudo, um membro da produção liberou a bíblia da série, trata-se de um documento muito comum em produções de TV, a bíblia serve de guia para os roteiristas. No Brasil, a série foi exibida pelo SBT no Sábado Animado.

Segundo essa bíblia:

1. O nome verdadeiro de Action Man é Matthew Exler. Ele foi adotado quando criança pelo estimado cientista de foguetes americano e rico inventor Dr. Alfred Exler, que por acaso trabalha com Sir Arthur Stong do ISD. 

2. Alfred já tinha um filho mais velho chamado Dorian; mais velho que Matthew por cerca de oito anos. Sob a tutela do Dr. Exler, ambos os filhos foram gênios desde tenra idade e ambos foram prodígios da ciência.
3. No entanto, Dorian era uma semente ruim; um psicopata nato que, em última análise, foi responsável por deliberadamente atear um incêndio que matou seus pais. E no rescaldo de seu ato hediondo de parricídio, Dorian inteligentemente fez o jovem Matthew pensar que ele era o responsável por esse "acidente". 
4. Cada filho recebeu uma herança de um belo fundo fiduciário, então Matthew foi enviado para a Europa pelo executor da propriedade para completar sua educação nos melhores internatos europeus. Como seu pai e irmão, ele continuou a ser atraído pela ciência, na qual se destacou. 

5. Enquanto isso, Dorian, usando sua riqueza herdada como dinheiro inicial e alimentando-a com sua inteligência bruta, de nível genial, crueldade e sede de poder, não apenas aumentou sua fortuna financeira em vários milhares, mas construiu uma vasta rede paramilitar privada. organização terrorista composta por soldados mercenários chamados "Skullmen". 

6. Usando uma combinação de hackers de alto nível e funcionários do governo corruptos em sua folha de pagamento, ele destruiu todos os registros de seu próprio passado e assumiu a misteriosa identidade fantasma de... DR. X. 

7. Tendo se formado na faculdade, Matthew era um playboy fora de série exibindo tendências autodestrutivas. Estes foram motivados por uma culpa intensa e profundamente enraizada - decorrente de sua convicção de longa data de que ele era responsável pela morte de seus pais. 

8. Mentalmente atormentado e em busca de paz interior, ele soube de um culto bizarro chamado Akesh Maharishis que vivia em um ashram remoto no Himalaia. Viajando para lá em uma tentativa desesperada de harmonia e redenção, ele mergulhou por mais de três anos em seu regime intensivo de condicionamento físico, sobrevivência na selva, alpinismo, artes marciais e habilidades ninja, ioga e meditação. Por se destacar nestas atividades, conquistou o cobiçado " AM." tatuagem do culto. 

9. Em profundos transes meditativos, ele finalmente foi capaz de recordar as circunstâncias que cercaram a morte de seus pais em detalhes vívidos - e perceber que não foi um acidente causado por ele, mas assassinato nas mãos de seu irmão. 

10. Ele retornou ao mundo ocidental com extraordinárias habilidades mentais e físicas e uma missão pessoal obsessiva. Ele sabia que deveria levar à justiça o assassino de seus pais (e vingar seus próprios anos de sofrimento pela culpa de pensar que ele havia matado E, ao mesmo tempo, ele deve proteger o mundo de seu irmão. Pois a pura força do mal do Dr. X não era melhor conhecida por ninguém do que por seu irmão mais novo Matthew - agora totalmente ciente das profundezas psicopáticas de que seu irmão era capaz de afundar em seu desejo de poder e controle. 

11. Sem nada que se aproximasse remotamente dos recursos e da organização paramilitar do Dr. X, Matthew decidiu destruir seu irmão por dentro, infiltrando-se em sua organização. Permitindo-se ser recrutado (seu brilhantismo nas artes marciais e na ciência o tornou extremamente desejável para a organização X), ele foi treinado em armas e munições, operação multi-veículo, estratégia militar e táticas de terror; e, significativamente, ele aprendeu tudo o que podia sobre a personalidade do Dr. X e a estrutura e maquinações de seu vasto império. Ele subiu rapidamente na organização, o tempo todo ganhando tempo - e esperando até que ele soubesse o suficiente para destruir não apenas o próprio Dr. X, mas toda a sua rede global. Durante esse período, Action Man se apaixona por Ursula, outra nova recruta do Dr. X, que também subiu rapidamente na hierarquia. 

12. Depois de algum tempo trabalhando disfarçado como Skullman Action Man está pronto para derrubar o Dr. X. Em Paris, ele está dividido e preocupado com Ursula para quando o Dr. X cair, ela também cairá. Ursula começa a notar que algo está errado com Action Man pela primeira vez na Torre Eiffel. 
13. Pouco depois disso, Matthew é designado para um missão com o Dr. X e seus Skullmen, mas na missão eles se cruzam com a Força de Ação. Então, naquela noite fatídica no chalé na Suíça. Matthew estragou seu disfarce - e tudo pelo que ele trabalhou - para salvar as vidas inocentes da Action Force e Jacques. O resultado foi a concussão explosiva, combinada com vestígios das drogas psicotrópicas do Dr. X, que o levaram a perder sua memória - incluindo seu vasto conhecimento do império do Dr. X, o passado pessoal do Dr. X e o relacionamento chocante de Matthew com o Dr. X. 

14. Agora sua memória só vem à tona em ocasionais e incontroláveis ​​FLASHES DE MEMÓRIA DE RASTREIO – flashes subliminares de conhecimento desconectado ou imagens não sequenciais de sua vida passada. 

15. Enquanto isso, o Dr. X aprendeu a verdadeira identidade do infiltrado que sabia tão perigosamente sobre sua organização, que chegou tão perto de acabar com todo o império do Dr. X. Ele também descobriu que esse infiltrado - seu irmão - agora tem amnésia. Isso significa que todas as informações tão perigosas para o Dr. X estão trancadas - no momento irrecuperavelmente - no cérebro contundido de Matthew.


16. Para tentar garantir que a memória de Matthew não volte, o Dr. X usou seus extensos recursos tecnológicos e rede mundial de funcionários corruptos para apagar qualquer vestígio da história e identidade pessoal de seu irmão. 

17. Assim como a pessoa conhecida como Dorian Exler desapareceu de todos os registros escritos privados e públicos, agora é como se Matthew Exler também nunca tivesse existido... 



Duas revistas em quadrinhos foram lançadas, uma com apenas seis edições pela Tower Comics em 1996 e outra também lançada em 1996 pela Panini UK (editora criada após a editora italiana Panini  comprar a Marvel UK), essa revista durou mais tempo, tendop 138 edições e sendo encerrada em 2006, ela tinha pouco a ver com a série animada, servindo como um tie-in do action figure. Muitas dessas histórias não foram creditadas, alguns autores britânicos identificados são: John Tomlinson, Alan Craddock, Andrew Wildman, Pat Prentice, Stephen Baskerville, Bambos Georgiou,John Ross e Jim Arnott.
Capa da primeira edição da revista da Panini UK (ainda usando o nome Marvel UK)

Em 2000, um novo desenho foi lançado em CGI, que parece ter sido criado para concorrer com Max Steel da Mattel, nele o Action Man é Alex Mann, um membro de uma equpe de esportes radicais chamada Team Extreme e tem o Dr. X como seu inimigo. 
Filmes de animação e jogos foram lançados, porém, sem qualquer ligação cronológica.


Natalie Poole se tornou a personagem mais popular da série animada e não foi esquecida pela Hasbro, em 2010, um action figure de Natalie foi lançado (ela já tinha tido um em 1996), no mesmo ano, a heroína aparece no gibi G.I. Joe vs. Cobra #3, publicado pela Fun Publications com lançado exclusivo da Joecon daquele ano, na história, escrita por Greg Sepelak, desenhos de Sheldon Goh e arte-final de Alejandro Sicate Frank Milkovich , cores e letras de Jesse Wittenrich, Natalie aparece como membro do Action Force, nennhum ouro membro da série, nem mesmo Action Man aparece nesse gibi, também não está claro se seria aceito em uma cronologia.



























O action figure  de Natalie lançado em 1996


Action figure de Natalie lançado em 2010








Em 2005, a Hasbro licenciou seus quadrinhos para a IDW, que tentou fazer um Universo Hasbro (algo que a DC fez quando comprou diversos personagens ao longo dos anos).

Action Man foi uma das franquias lembradas, para abrigar as várias versões de Action Man, foi estabelecido que Action Man é um codinome usado no serviço secreto britânico, algo já visto nos quadrinhos de Besouro Verde e Kato, ainda na Marvel, foi revelado que o primeiro G. I. Joe foi Joseph "Joe" Colton, que atualmente possui a patente de general, Joseph Colton foi interpretado por Bruce Willis em G.I. Joe: Retaliação (2013).

Em um flashback publicado em Revolutionaries #7 (agosto de 2017), escrita por John Barber, desenhos de  Fico Ossio com cores de Sebastian Cheng mostra o Sargento Savage lutando ao lado do Team Xtreme, que entre os membros estavam Natalie e Action Man, trata-se uma fusão dos dois personagens, já que Natalie era da Action Force da primeira animação e Alex Mann fazia parte do Team Extreme, o nome desse Action Man não foi revelado. Há quem diga que o nome Xtreme também pode ser a uma alusão ao estúdio do controverso quadrinista Rob Liefield, o Extreme Studios.



o Action Man atual é Ian Noble, que auxiliava o antecessor, Mike Brogan, o nome é uma referência ao pseudônimo do quadrinista Fred Baker, que escreveu livros protagonizados pelo Action Man, não ficou muito claro quando cada Action Man começou e quando terminou.


O Sargento Savage foi introduzido em 1994 como um veterano da II Guerra, tendo um mini-gibi pelo veterano Joe Kubert (1926-2011), que ilustrou histórias de guerra como Ás Inimigo, Sargento Rock, G. I. Combat, entre outras, o Sargento é uma clara referência a esses quadrinhos, mas também ao Capitão América da Marvel.

A licença da IDW expira no final de 2022.














Fontes e referências
Natalie_Poole - IDW Hasbro Wiki
Action_Man_(1990s) - IDW Hasbro Wiki
Action_Force Wikipedia
Action_Man Wikipedia
Action Man ComicVine
Action Man TV Tropes
Boodforthebaron.com

Comentários