Pular para o conteúdo principal

Capitão Mors




Der Luftpirat und sein lenkbares Luftschiff foi uma série de heftroman (um tipo de revista barata alemã que antecede os pulps) publicada entre 1908 e 1911, a série contava as aventuras do Capitão Mors, um ex-capitão de submarino da Geórgia (não o estado norte-americano, mas o país europeu) que torna um pirata aéreo após ter a família assassinada, Mors então torna-se um pirata aéreo mascarado cujo nome é desconhecido (Mors significa morte em latim), agindo como um Robin Hood dos ares, ele possuía dois veículos, um dirigível e uma nave que permitia viajar pelo espaço chamada Meteor, Mors é tanto pirata aéreo, quanto um pirata espacial.

A autoria das histórias é desconhecida, o pesquisador alemão Heinz J. Galle suspeita que tenham sido escritas por Oskar Hoffmann, que escreveu livros de divulgação científica e romances de ficção científica, para Galle, a série sofreu influência dos trabalhos de Júlio Verne como os personagens Capitão Nemo de As Vinte Mil Léguas Submarinas e Robur dos romances Robur, o conquistador e O Senhor do Mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial, a série foi proibida de ser comercializada.

A série é um das obras apontadas como proto-space opera e antecede outra série alemã, Perry Rhodan, publicada ininterruptamente desde 1961.

O personagem aparece em A Liga Extraordinária de Alan Moore, na série, Mors  era amigo de Robur.

O conceito de misturar personagens distintos num universo coeso por Moore já havia sido mostrada pelo escritor Philip José Farmer no que foi chamado de Wold Newton Universe.

Links


Captain Mors - Public Domain Super Heroes

The Captain Mors Page


Captain Mors - League of Extraordinary Gentlemen Wiki

Mitografia sequencial: fabulação, pastiche e o universo de Wold Newton nos quadrinhos americanos das últimas cinco décadas

Anotações - As Aventuras da Liga Extraordinária

An introduction to pulp fiction in Europe before 1914

A Space Opera - Ficção Humanas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muttley e Rabugento

Muttley e Rabugento (Mumbly no original) são bem parecidos, nesse texto pretendo explicar as origens criativas contar um pouco da história desses personagens ao longo dos anos.

Mangás brasileiros ao longo das décadas

Esse texto é uma atualização do texto publicado no site Kotatsu Wikia, onde fui convidado a colaborar em um texto pré-existente.


Histórias em Quadrinhos em domínio público nos Estados Unidos

Quando se diz que uma obra está em domínio público, significa que seus direitos expiraram e que pode ser usada livremente. Contudo, definir o domínio público não é uma tarefa fácil.