Betty Boop por Shigeru Sugiura


Criada por Max Fleischer e Grim Natvick, Betty Boop surgiu em animações em 1930 na série Talkartoon do Fleischer Studios.

 Betty foi muito popular no Japão e aparecia em cartões menko (que dariam origem aos tazos) e mangás, obviamente não oficiais, é o caso dessa página por Shigeru Sugiura de 1935, o sucesso da personagem chegou aos ouvidos do estúdio, foi quando produziram o curta A Language All My Own, onde Betty viaja ao Japão e vestida com um kimono, canta uma canção em japonês.







Em diversos livros é dito que Betty Boop teria inspirado os olhos grandes dos personagens dos mangás, a comparação mais comum é de Betty com a Princesa Safiri, personagem de Osamu Tezuka, contudo, Sugiura foi assistente de Suihō Tagawa, autor do gato Norakuro (1931-1981), personagem já que possuía olhos grandes.


Tezuka nunca declarou ser fã da personagem, mas era fã do Popeye, personagem das tiras de E. C. Segar que estreou nos cinemas em um curta de Betty Boop produzido em 1933 pelo Fleischer Studios, um outro dado é que Grim Natvick, cocriador de Betty, trabalhou no filme Branca de Neve e os Sete Anões da Disney, nos primeiros concepts, a personagem lembrava Betty, que inclusive havia estrelado um curta como Branca de Neve em 1933, Tezuka era fã da Disney e ilustrou um mangá da Branca de Neve nitidamente influenciado pelo estúdio. Tezuka e Sugiura  não são os únicos autores que teriam introduzido os olhos grandes, Jun'ichi Nakahara, também produziu moças com olhos grandes em capas de revistas shoujos.


Em 1985, Tezuka produziu o curta Broken Down Film, que tinha um personagem com um corte de cabelo parecido com de Safiri.








Branca de Neve por Natvick

Branca de Neve por Tezuka





Em 2002 foi lançado o livro Collection of Betty Boop Made in Japan de Takashi Yasuno.



Model sheets
Fontes e referências


A época clássica do desenho animado americano

The Bottom of a Bottomless Barrel: Introducing Akahon Manga

Betty Boop - Histórias de Cinema

Betty Boop in Japan

Betty Boop Parodies & References

Mizuki Shigeru's Manga Surreality

Revealed: Pouting Snow White who looked like Betty Boop

Sugiura Shigeru’s Sense of Humor

Max Fleischer - Lambiek

Shigeru Sugira - Lambiek

Comentários