Capitão Mors
Der Luftpirat und sein lenkbares Luftschiff foi uma série de heftroman (um tipo de revista barata alemã que antecede os pulps) publicada entre 1908 e 1911, a série contava as aventuras do Capitão Mors, um ex-capitão de submarino da Geórgia (não o estado norte-americano, mas o país europeu) que torna um pirata aéreo após ter a família assassinada, Mors então torna-se um pirata aéreo mascarado cujo nome é desconhecido (Mors significa morte em latim), agindo como um Robin Hood dos ares, ele possuía dois veículos, um dirigível e uma nave que permitia viajar pelo espaço chamada Meteor, Mors é tanto pirata aéreo, quanto um pirata espacial.
A autoria das histórias é desconhecida, o pesquisador alemão Heinz J. Galle suspeita que tenham sido escritas por Oskar Hoffmann, que escreveu livros de divulgação científica e romances de ficção científica, para Galle, a série sofreu influência dos trabalhos de Júlio Verne como os personagens Capitão Nemo de As Vinte Mil Léguas Submarinas e Robur dos romances Robur, o conquistador e O Senhor do Mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial, a série foi proibida de ser comercializada.
A série é um das obras apontadas como proto-space opera e antecede outra série alemã, Perry Rhodan, publicada ininterruptamente desde 1961.
O personagem aparece em A Liga Extraordinária de Alan Moore, na série, Mors era amigo de Robur.
O conceito de misturar personagens distintos num universo coeso por Moore já havia sido mostrada pelo escritor Philip José Farmer no que foi chamado de Wold Newton Universe.
Links
Captain Mors - Public Domain Super Heroes
The Captain Mors Page
Captain Mors - League of Extraordinary Gentlemen Wiki
Mitografia sequencial: fabulação, pastiche e o universo de Wold Newton nos quadrinhos americanos das últimas cinco décadas
Anotações - As Aventuras da Liga Extraordinária
An introduction to pulp fiction in Europe before 1914
A Space Opera - Ficção Humanas
Comentários