Pular para o conteúdo principal

Darkseid e Thanos






Darkseid e Thanos, arte de Darren Rawlings



Capas de DVDs piratas do filme da Liga da Justiça contra Darkseid (que ainda não ocorreu nos cinemas) e Thanos (que na verdade é do Universo Marvel).


O vilão Darkseid fez sua estréia em Superman's Pal Jimmy Olsen # 134 (novembro de 1970), Jack Kirby havia planejado os Novos Deuses enquanto estava fazendo Thor para a Marvel, os personagens apareceriam após o Ragnarok, com a ida para a DC, Kirby levou o conceito para a concorrente, a criação dos personagens serviu como uma luva para as histórias do Superman, Darkseid era um inimigo a altura pro Superman (que naquela época, era superpoderoso). Em Iron Man #55 (fevereiro de 1973), surge na Marvel o vilão Thanos, criado por Jim Starlin, fã de Jack Kirby, Starlin havia se inspirado no Novo Deus Metron, ao ver o concept original, o editor Roy Thomas disse que ser pra copiar um personagem, que copiasse logo Darkseid. Em DC Comics Presents #27 (novembro de 1980), Jim Starlin e Len Wein criaram o vilão Mongul para a DC inspirado em Thanos. Starlin ainda criaria mais um personagem parecido Lord High Papal lançado em Dreadstar #1 (novembro de 1982). O próprio Kirby se inspiraria em Darkseid para criar o vilão Gemini da série animada Thundarr the Barbarian da Ruby Spears.




Darkseid, Thanos, Mongul e Lord Papal 




Anos mais tarde, Marvel e DC fariam crossovers entre seus universos, embora nas primeiras histórias, os heróis integravam apenas um universo, em The Uncanny X-Men and The New Teen Titans (1982), onde os grupos lutam contra Darkseid e a Fênix Negra, Walt Simonson (desenhos), Terry Austin (arte-final) e Chris Claremont (roteiro) criam a Muralha da Fonte (Source Wall), baseado em um conceito mencionado, mas não desenvolvido por Kirby.

Em 1988, Jim Starlin escreveu a minissérie em quatro edições Odisseia Cósmica (Cosmic Odissey), ilustrada por Mike Mignola, a minissérie mostrava os heróis da DC lutando contra Darkseid.


Em Darkseid Vs Galactus: The Hunger (1995) de John Byrne, a fonte aparece novamente, outra aparição foi no último episódio de Liga da Justiça sem Limites (maio de 2006), roteirizado por Dwayne McDuffie, Galactus aparece na fonte. Thanos aparece no crossover Green Lantern Silver Surfer: Unholy Alliances (dezembro de 1995) escrito por Ron Marz com desenhos de Darryl Banks e arte-final de Terry Austin. Em 1996, as duas editoras fizeram o crossover DC vs. Marvel  (ou Marvel Comics vs. DC) em quatro edições), em Marvel Comics vs. DC#2 (março de 1996), escrito por Peter David (embora as outras edições tenha roteiros do Ron Marz), vemos um possível confronto entre Thanos e Darkseid, contudo não sabemos o desfecho, no final da história, os personagens das editoras se fundem e surge o selo Amalgam Comics, Thanos se funde a Darkseid, tornando se Thanoseid,  criado por John Ostrander (roteiro) e Gary Frank (desenhos), Thor se funde com Orion (filho de Darkseid criado pelo pai celestial, nessa versão, Thorion é filho de um fusão de Odin e o Pai Celestial) tornando se Thorion. Thanoseid aparece nas revistas Bullets and Bracelets (roteiro de John Ostrander e desenhos de Gary Frank), Thorion of the New Asgods (roteiro de Keith Giffen e desenhos de John Romita Jr.) e Lobo the Duck (roteiro de Alan Grant e desenhos de Val Semeiks).
Em Jack Kirby’s Fourth World (1997 e 1998) de John Byrne, o autor presta mais uma homenagem ao trabalho de Kirby e coloca o Thor na história dos Novos Deuses.








Por fim, em LJA/Avengers, crossover entre 2003 e 2004, escrito por Kurt Busiek e ilustrado por George Pérez (que havia sido escalado para produzir um crossover escritor por Gerry Conaway e roy Thomas entre o final da década de 1970 e início da década de 1980), vemos Darkseid com a Manopla do Infinito (Infinity Gauntlet), que concede vários poderes ao usuário e já foi usada por Thanos, contudo, a manopla não surtiu no Universo DC.


Fontes e referências



Thanos was not originally based on Darkseid!

Source Wall

Thanos: Amor e Morte, Peter Sanderson

Os Deuses e Heróis de Jack Kirby, Greg Potter

O Quarto Mundo de Jack Kirby

A Saga das Trevas Eternas

Entre Balões: Para entender DARKSEID e OS NOVOS DEUSES! Como a saga de Jack Kirby mudou os Quadrinhos

Thanoseid no DC Wikia

Thanoseid no Marvel Wikia

As origens do Super-Homem por John Byrne - Parte 5

A Saga de Thanos e o surgimento das Joias e da Manopla do Infinito

Deuses, mitos e UFOs (por Jack Kirby)

Os mistérios do crossover X-Men/New Teen Titans

Podcast Confins do Universo 049 – Thanos Infinito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muttley e Rabugento

Muttley e Rabugento (Mumbly no original) são bem parecidos, nesse texto pretendo explicar as origens criativas contar um pouco da história desses personagens ao longo dos anos.

Mangás brasileiros ao longo das décadas

Esse texto é uma atualização do texto publicado no site Kotatsu Wikia, onde fui convidado a colaborar em um texto pré-existente.


Histórias em Quadrinhos em domínio público nos Estados Unidos

Quando se diz que uma obra está em domínio público, significa que seus direitos expiraram e que pode ser usada livremente. Contudo, definir o domínio público não é uma tarefa fácil.