Homem-Aranha por Jack Kirby







Volta e meia, lendas urbanas sobre quadrinhos surgem na internet, o site Comic Book Resources possui a coluna Comic Book Legends Revealed, assinada por Brian Cronin, em 2009, Cronin lançou o livro Was Superman a Spy?, onde listou 130 lendas.





Uma dessas lendas é o concept do Homem-Aranha criado por Jack Kirby.




Essa imagem circula na internet até hoje, mas na verdade é falsa, trata-se na verdade uma montagem baseada em uma splash page de Jack Kirby para a revista Tales To Astonish #51 (1964), o personagem em questão é  Hank Pym, na época usando a identidade de Gigante.




Se a arte não é original, de onde veio a ideia da montagem?

A resposta é um tanto complexa, Joe Simon afirmava que nos anos 50, ele, Kirby e C. C Beck teriam criado um herói para a Harvey Comics chamado Spiderman, depois rebatizado de Silver Spider, ele foi retrabalhado e chamado de The Fly (Homem-Mosca no Brasil) para a MLJ (atual Archie), Kirby teria feito um concept a pedido de Stan Lee, mas ele parecia com o Capitão América, Steve Ditko teria sido chamado para alterar o visual. O tema de Aranha não foi descartado, sendo usado em um vilão, o Spider Fry.


Stan Lee afirma ter se inspirado no herói pulp The Spider, embora aja diferenças, uma possível inspiração pode ter sido os seriados cinematográficos da Columbia Pictures lançados em 1938 e 1939 possuía uma roupa com uma estampa de teias, algo inexistente nas revistas pulps.

Uma outra inspiração pode ter sido Night Fighter, um herói engavetado de Simon e Kirby para a editora Mainline Publications, fundada pelos dois.
















Silver Spider
















Revista pulp The Spider


Seriado de The Spider



Arte real de Jack Kirby



Esse suposto concept acabaria inspirado sendo um influente posteriormente. No final dos anos 90, Joe Simon obteve os direitos de The Fly, paralelo a isso, Simon e seu filho Jim Simon criaram um novo herói baseado na bandeira americana, o ShieldMaster, curiosamente, quando Simon e Kirby criaram o Capitão América, foram acusados de copiar o Shield da MLJ Archie, criado por Larry Shorten e Irv Novick, contudo, em 1959, a dupla criou para a editora, uma releitura do personagem: Lancelot Strong (algumas fontes indicam que ele também obteve os direitos desse personagem). 
O leitor deve estar se perguntando pra que falar desses heróis bandeirosos?











Em 2009, Joe Simon licenciou o ShieldMaster para a editora francesa Organic Comix, a editora obteve os direitos de publicação da revista Strange, uma revista que publicou heróis Marvel na França. A revista publicou novas criações de Stan Lee, Jack Kirby e Joe Simon, na edição 9 (equivalente a 344 na antiga versão, foi publicada uma história do The Fly por Reed Man (Jean-Christophe Perrin), nela aparecem Fly, que também usa a identidade de Spider Spry, contudo, Reed Man se baseou no suposto concept de Kirby. Spider Spry ou L'Araignée Bondissante  continuou aparecendo na revista, inclusive encontrando o ShieldMaster. Em dezembro de 2011, morre Joe Simon. Contudo, na última edição, a 351, ele passou a ser chamado de Spyder-Fly ou L'Araignée Mouche (talvez temendo ações da Marvel). O personagem continuou aparecendo nas revistas Etranges Aventures e Futura, que também publicam herói da Era de Ouro em domínio público.





Mais uma arte evocando o Homem-Aranha


Atualmente, Jim e seu filho Jesse Simon possuem o Simon Studios e publicam ShieldMaster via Kickstarter.



Versão original do Spider Spry














Pra terminar, eis essa fanart de Marco Carrillo do Homem-Aranha caso fosse feito por Jack Kirby

Arte de Marco Carrillo








Comentários

Dourado disse…
Muito boa lenda, a princípio acreditei nela!