Freedom Force, o jogo de super-heróis






Em 2002, foi lançado o jogo Freedom Force, desenvolvido pela  Irrational Games e publicado por Crave Entertainment e Electronic Arts, trata-se de RPG tático em tempo real para Windows e OSX. Inspirados nos quadrinhos de super-heróis, sobretudo os da Marvel, o jogo teve designs de  Robb Waters, Waters se inspirou em artistas como Steve Ditko, Gene Colan, John Buscema, John Romita, Wally Wood e, o mais evidente, Jack Kirby. A abertura do jogo lembra os episódios da série animada The Marvel Super Heroes produzida pelo estúdio Grantray-Lawrence Animation que usava imagens dos quadrinhos através do processo de xerografia, sendo apelidada no Brasil de Desenhos Desanimados da Marvel, a animação lembra as atuais Motion-Comics.

A "bíblia" do jogo (em inglês, story bible, show bible, series bible, documento que serve de referência na produção) foi feita por Eric Dieter, que também administrava o fórum oficial do jogo.  





O jogo conta a história de Mentor, um alienígena que fugindo das forças de Lord Dominion, resolve se dirigir ao Planeta Terra, contudo, sua nave sofre um acidente, com isso, acaba espalhando uma estranha substância chamada Energy X em cidadãos da fictícia Patrioty City, que formam um super-grupo chamado Freedom Force.

Os personagens são inspirados em outros personagens dos quadrinhos, eis alguns desses personagens:

Minuteman, o herói patriótico da cidade, inspirado no Capitão América, Frank Stiles era um cientista que ao tocar numa estátua, ganha superpoderes. Seu uniforme lembra as usadas na época da independência americana, houveram alguns personagens com esse visual, como The Fighting Yank, criado em 1941 por Richard E. Hughes & Jon L. Blummer para a editora Nedor, Spirit of '76 criado por Roy Thomas e Frank Robbins, lançado em 1977 na revista The Invaders, seu nome real era William Naslund, as histórias da revistas se passavam na Segunda Guerra Mundial e no pós-Guerra, fazendo uso de retcons (continuidade retroativa), Naslund integrou o grupo The Crusaders e substituiu o Steve Rogers como Capitão América após seu desaparecido em 1945. Curiosamente, Jack Kirby produziu uma pin-up do Capitão América e o Caveira Vermelha na era da independência na revista Captain America's Bicentennial Battles, na história publicada na revista, o Capitão América viaja no tempo e encontra Benjamin Franklin. Atualmente, The Fighting Yank está em domínio público, em 2001, a editora AC Comics publicou uma nova versão do personagens, escrita e ilustrada por Eric Coile, a HQ segue o estilo de Kirby e homenagem dois personagens patriótico criados por Kirby e Joe Simon, o Capitão América e o Fighting American.









Liberty Lad, um jovem fã do supergrupo, é inspirado nos sidekicks como Bucky Barnes, que ajudava o Capitão América e Robin, o ajudante do Batman, sua origem também lembra a da Mulher-Hulk.



Mentor, o alienígena, lembra personagens como Professor Xavir dos X-Men e o Caçador de Marte, que já foi conhecido como Ajax no Brasil.



El Diablo, um herói latino flamejante como o Tocha Humana, seu uniforme lembra  o uniforme de El Aguila (que por sua vez lembra o Zorro), criado por Dave Cockrum e Mary Jo Duffy.






Man-Bot, inspirado no Homem de Ferro.


Alchemiss, inspirada em personagens como Jean Grey e Feiticeira Escarlate.


Ant (formiga em português, inspirado em personagens como o Homem-Aranha e o Homem-Formiga

Bullet (bala) inspirado em velocistas como Flash e Mercúrio



Man O'War, inspirado em heróis aquáticos como Namor (inclusive sendo de cor azul como os atlantes) e Aquaman.



Urchin, uma sidekick de Man O'War


Microwave, um robô do futuro





Em 2005, foi publicada uma minissérie em quadrinhos pela Image Comics, com roteiros do próprio Eric Dieter com desenhos de Tom Sciolli, artista fortemente influenciado por Jack Kirby.

Ainda em 2005, é lançado o jogo  Freedom Force vs. the 3rd Reich para Windows, na trama, o grupo precisa viajar no tempo para impedir uma alteração da realidade onde os nazistas dominaram o mundo. A capa do jogo é inspirada na capa de Captain América #1 (1941), onde o herói aparece socando Adolf Hitler.






Referências e links úteis
Freedom Force Wiki

Freedom Force (2002 video game)

Video Game / Freedom Force - TV Tropes

Spirit of '76 (Marvel Comics) 1977 William Naslund - HQ Quadrinhos

An Interview with Irrational Artist Extraordinaire, Robb Waters

Freedom Force - Comic Vine

Fighting Yank (Nedor) 1941 - HQ Quadrinhos


Captain America's Bicentennial Battles Vol 1 1

Fighting Yank - PDSH Wiki

Fighting Yank - Wikipedia

Fighting Yank Eric Coile (AC Comics) 2001 - HQ Quadrinhos

Fichas de personagens do jogo para DC HEROES RPG

Freedom Force vs the Third Reich - UOL Jogos

Comentários