As possíveis origens criativas dos sabres de luz

Os sabres de luz (lightsabers) são as armas mais conhecidas da franquia Star Wars, usada pelos jedi e os sith.


Como se sabe, George Lucas é um fã de Flash Gordon e filmes swashbuckler (capa e espada) e de samurai (sobretudo os de Akira Kurosawa), ele então uniu esses elementos em uma história do subgênero space opera com a espada se tornando uma arma tecnológica, porém, pesquisadores apontam que exemplos anteriores já haviam sido apresentados. Flash Gordon como vários dos exemplos da ficção científica pulp, apresentava pistolas de raio e os chamados raios da morte (de inspiração real, haviam cientistas que falavam da existência de um raio da morte), o protótipo das armas de raio é raio de calor presente em A Guerra dos Mundos de H. G. Wells (1898). Na década de 1960, surgi o laser (sigla para light amplification by stimulated emission of radiation, tradução: amplificação da luz por emissão estimulada de radiação).



Fã de Flash Gordon, Lucas pretendia dirigir um vindouro filme produzido por Dino De Laurentiis para a Universal, esse negou, Lucas logo depois descobriu que Flash Gordon era inspirado em John Carter de Edgar Rice Burroughs, um exemplo de romance planetário e espada e planeta, curiosamente, com o sucesso de Star Wars, Flash Gordon teve uma série animado no final dos anos 70 e um filme em 1980. Curiosamente, na Marvel, uma história de John Carter desenhada por Carmine Infantino foi transformada em uma história de Star Wars.





Os mais antigos exemplos literários e visuais são encontrados em revistas pulps nas décadas de 1930 e 1940.

Em Kaldar, Planet of Antares de Edmond Hamilton publicada em 1933 na The Magic Carpet Magazine, uma curiosidade é que a esposa de Hamilton, Leigh Brackett, fez o rascunho do primeiro roteiro de O Império Contra-Ataca e era conhecida como a "A rainha da space opera", mas seu trabalho mais conhecido é Eric John Stark, uma série de romance planetário e espada e planeta na linha de Burroughs.

A noveleta é citada no livro How Star Wars Conquered the Universe: The Past, Present, and Future of a Multibillion Dollar Franchise de Chris Taylor (2015), publicado no Brasil pela Aleph com uma tradução literal Como Star Wars conquistou o universo: O passado, presente e o futuro da franquia multibilionária (2016), contudo, o autor diz que a revista foi a Weird Tales, um outro equívoco do livro é dizer que space opera (traduzido como novela espacial na versão da Aleph), romance planetário e espada e planeta são a mesma coisa. A noveleta foi publicada em Swordsmen in the Sky de Donald A. Wollheim (que cunhou a expressão sword and planet ou espada e planeta) publicada em 1964, que contou com as histórias Swordsmen of Lost Terra (1951) de Poul Anderson; The People of the Crater (1947) de Andre Norton; The Moon That Vanished (1948) de Leigh Brackett; A Vision of Venus (1933) de Otis Adelbert Kline (outro autor conhecido por criar obras parecidas com as de Burroughs), a capa assinada por Frank Frazetta, presenta um espadachim parecido com John Carter.

Outro exemplo é o romance Gather Darkness de Fritz Lieber, publicado em 1943 em três edições da Astounding Science-Fiction, as armas se chamam rods of wrath (varas de iras).


Também nesse período, algumas capas apresentam exemplos de armas similares aos sabres são elas: Amazing Stories Agosto de 1938, arte de Henry F. Kroeger, Jr., Planet Stories Verão de 1943 (Hemisfério Norte), arte de George Gross e Planet Stories Novembro de 1953, arte de Kelly Freas.








Isaac Asimov, o bom doutor também teve exemplos de antecessores: na série  Fundação  em 1944 e em Lucky Starr em 1952, chamada de force-blade.

Outros exemplos são Wolfling de Gordon R. Dickson publicada em janeiro de 1969 na revista Analog Science Fiction, curiosamente, a arte da capa também é de autoria de Kelly Freas, a arma é chama de rod (vara).

Ainda na década de 1970 há exemplos nos romances: Ringword de Larry Niven  (1970) com a flashlight laser e  The Pastel City de M. John Harrison (1971), que descreve a energy baan.

Em Kamandi #1 (1972) de Jack Kirby, Kamandi rouba o bastão laser do tigre Grande César e ele também parece um sabre de luz.
Kamandi empunha uma arma laser que parece antecer os sabres de luz.

Na série infantil Far Out Space Nuts (1975-1976) aparece uma espada laser no episódio Tower of Tarot




Ver também

Fontes e referencias 
Genesis of the lightsaber?

Amazing Stories, August 1938 - Internet Speculative Fiction Database

Laser Blade - TV Tropes

Star Wars Origins - Lightsabers - Jitterbug Fantasia

Planet Stories - Nov 1953 - Comic Book Plus

Planet Stories - Winter 1943 - Comic Book Plus

Lightsaber - Wikipédia em inglês

Raygun - Wikipédia em inglês

Death ray - Wikipédia em inglês

Planetary romance- Wikipédia em inglês

Romance planetário - Wikipédia em português

Space opera - Wikipédia em inglês

Space opera - Wikipédia em português

A cultura japonesa em Star Wars

UNIVERSO PARALELO: E se George Lucas tivesse dirigido FLASH GORDON e não STAR WARS?

ERB's John Carter / Flash Gordon Connection I
Star Wars Is a Postmodern Masterpiece


Comentários