Menko, o pai dos tazos





Tazo foi um grande febre no Brasil em meados da década de 1990, contudo, jogo tem origens bem mais antigas, de acordo com pesquisadores, teria raízes no jogo japonês Menko, um jogo popular desde o Período Edo (1603-1868), originalmente, o jogo era feito de argila, durante a Restauração Meiji (1868-1912) foi convertido em cartas de papelão com artes de ninjas e samurais, também nesse período, surgem o menko de baseball, inspirado nos cartões de baseball americanos, curiosamente, cards de baseball também dariam origem aos jogos de cartas colecionáveis americanos que tem Magic the Gathering com representante e a franquia japonesa Yu-Gi-Oh!, criado como um mangá por Kazuki Takahashi.






O menko se assemelha ao jogo de bafo com figurinhas, que surgiu no Brasil no século XX, onde o jogador tenta virar cartas com tapas e ajuda do vento, não encontrei evidências se há alguma relação, nem a origem do jogo de bafo.













Exemplo de Menko com os Digimons

Nas décadas de 1920 e 1930, surgiu um jogo similar ao menko em Maui, Havaí, onde desde o século XIX, houve uma forte imigração japonesa, o que pode explicar a chegada do jogo.


No Japão, as cartas passaram a trazer personagens de mangás e até mesmo personagens estrangeiros como Betty Boop, Tarzan e Jonny Quest.



Quando o leite era vendido em garrafas de vidro, a garrafa trazia uma tampa de papelão em forma de disco, foi quando esses tapas passaram a ser jogadas com essas tampas, chamadas de milk caps, quando as tampas passaram a vir como brindes em garrafas de suco Pog da Haleakala Dairy do Havaí, o nome pog passou a ser o nome do jogo e das tampas.




O jogo foi resgatado em 1991 pela professora Blossom Galbiso, que havia lecionado na ilha Oahu, também no Havaí, em 1992, a empresa canadense STANPAC Inc. imprimiu diversas tampas para a Haleakala Dairy, criado uma febre no arquipélago, logo em seguida chegaram aos Estados Unidos, em 1993, já eram conhecidos em várias partes do mundo. 



Em um episódio dos Simpsons, Milhouse menciona que trocou a alma do Bart por Pogs do Alf (gerando até um tropoAnyone Remember Pogs?), porém, como a dublagem brasileira não tinha referência, pogs viraram botões.






O nome tazo aparece em 1994, nesse ano, a Frito-Lay, empresa do grupo Pepsico lança pogs dos Looney Tones, há duas possíveis etimologias:

  •  Tazo vem Tazmania, já que começou com Looney Tunes
  • Tazo vem taconazo, uma bricandeira mexicana de abrir garrafas com os sapatos

No Brasil, o jogo de tazo foi introduzido em 1997, os tazos dos Looney Tunes foram lançados naquela ano pela Elma Chips, subsidiária local da Frito-Lay, curiosamente, em 1993, foi lançada a coleção Gang Sauros, que além de adesivos, também teve tazos (talvez tenham sido lançados em uma segunda leva em 1994 com o surgimento da primeira coleção de tazos). Tazos não foram publicados apenas pela Elma Chips, mas como o nome é uma marca, ele ficou restrito a empresa de salgadinhos.








O estúdio do animador Daniel Messias fez comerciais de várias coleções de Tazos.

Curiosamente, seriam lançados tazos de franquias japonesas como Pokémon e Yu-Gi-Oh! .


Após os tazos, a Elma Chips lançou cards no estilo "Super Trunfo" (marca da Grow inspirado no Top Trumps britânico), como o Dracomania que teve artes de André Vazzios, colorista de Holy Avenger, com roteiros de Marcelo Cassaro e desenhos de Érica Awano, curiosamente, nem todos os colecionadores jogam usando os pontos, mas jogando bafo.

Em abril 2020, a PepsiCo (dona da Elma Chips) lançou novos tazos nos pacotes da batata Lay's, os discos tem estampadas bolas da UEFA Champions League.





Em setembro do mesmo ano, a Elma Chips lançou uma coleção baseada na série de jogos Pac-Man.



 A Buzzy, marca de chicles da Riclan usa o termo caps








Há duas histórias em quadrinhos (tema principal do blog) sobre menkos e tazos:

Tazo de Daniel Bretas, premiada no Concurso Silent Manga Audition 8.

Um yonkoma da série Nija e Jani da loja Daimaru Matsuzakaya Department Stores


Fontes e referências Pogs - Ludopedia

Flashback: Quantos tazos já foram lançados? - Superinteressante

Como jogar tazo - WikiHow

Listas de tazos

16 coisas que você certamente colecionou na sua infância

Nipponia - Menko

Menko - BoardGameGeek

Japanese Menko and Other Paper

Super Trunfo - Wikipédia em português

Milk caps (game) - Wikipédia em inglês

Menko - Wikipédia em inglês


Juegos y juguetes tradicionales japoneses

Menko: los tazos japoneses

Bafo, que jogo é esse?

Top Trumps, Pogs And Raid on Bungeling Bay

Coleções Elma Chips

Quem inventou o tazo?

Comentários

Excelente matéria. Nunca imaginei que os tazos surgiram de um game japonês (Menko) tão antigo. É legal conhecer mais sobre brinquedos vindos do Japão.