Star Trek: estrelas negras e buracos negros


A série clássica de Star Trek (ou Jornada nas Estrelas) durou de 1966 a 1969 com 79 episódios.

A série mostrava uma tripulação de uma nave estelar em missão científica, a série era uma mistura de space opera com ficção científica hard, que esbarra na ciência real.

Embora não fosse assim no começo, o escritor, bioquímico e divulgador científico Isaac Asimov criticou erros na série, pouco depois se tornou um fã e consultor científico do programa e do primeiro filme lançado em 1979.



No episódio 19 da primeira temporada, o Amanhã é Ontem, escrito pela roteirista D. C. Fontana, a Enterprise sofre efeitos de uma estrela negra e acaba indo parar no ano de 1969, a descrição dos efeitos da estrela negra parece com o de um buraco negro. Enquanto assistia episódios da série para o livro The Physcis of Star Trek (1995), o físico teórico Lawrence M. Krauss achou que a roteirista poderia ter errado o termo, mas ao pesquisar, viu que o termo buraco negro surgiria naquele mesmo ano, de acordo com a Wikipédia:
"Buraco negro é uma região do espaço-tempo que exibe aceleração gravitacional tão forte que nada — nenhuma partícula ou radiação eletromagnética como a luz — pode escapar dela. A teoria da relatividade geral prevê que uma massa suficientemente compacta pode deformar o espaço - tempo para formar um buraco negro. A primeira solução moderna da relatividade geral que caracterizaria um buraco negro foi encontrada por Karl Schwarzschild em 1916, embora sua interpretação como uma região do espaço da qual nada possa escapar tenha sido publicada pela primeira vez por David Finkelstein em 1958. Os buracos negros eram há muito considerados uma curiosidade matemática; foi na década de 1960 que o trabalho teórico mostrou que eram uma previsão genérica da relatividade geral. A descoberta de estrelas de nêutrons por Jocelyn Bell Burnell em 1967 despertou o interesse em objetos compactos em colapso gravitacional como uma possível realidade astrofísica.

John Michell usou o term dark star e no início do século XX, os físicos usaram o termo "objeto gravitacionalmente colapsado". A escritora científica Marcia Bartusiak traça o termo black hole ao físico Robert H. Dicke, que no início dos anos 1960 comparou o fenômeno ao Buraco Negro de Calcutá, notório como uma prisão onde as pessoas entravam, mas nunca saíam vivas. O termo black hole foi usado nas publicações da Life and Science News em 1963 e pela jornalista científica Ann Ewing em seu artigo Black Holes' in Space", datado de 18 de janeiro de 1964, que era um relatório sobre uma reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência, realizada em Cleveland, Ohio. Em dezembro de 1967, um estudante sugeriu a expressão black hole em uma palestra de John Wheeler; Wheeler adotou o termo por sua brevidade e "valor publicitário, o que levou alguns a atribuírem crédito a Wheeler por cunhar o termo.

Em 1991, com a redublagem da VTI, o termo buraco negro foi usado no episódio.

Curiosamente, o termo estrela negra também é usado, mas em outro contexto, ainda na Wikipédia:
Uma estrela negra é um objeto gravitacional composto de matéria. É uma alternativa teórica ao conceito de buraco negro da relatividade geral. A construção teórica foi desenvolvida através do uso da teoria da gravitação semiclássica. Uma estrutura similar deveria existir também pelo sistema Einstein-Maxwell-Dirac o qual é o limite (super)clássico da eletrodinâmica quântica.

Na história em quadrinho Siege in Superspace, publicado em Star Trek #22 (Gold Key, janeiro de 1974), roteirizada por Gerry Boudreau com desenhos de Alberto Giolitti aparece um buraco negro e Spock explica ao Capitão Kirk (e aos leitores), o que é um buraco negro, algo que ficou datado, já que o termo ficaria conhecido no século XX, então no século XXIII, já não seria novidade, contudo, essas HQs não são canônicas.



Em 1979, buracos negros aparecem no primeiro filme da franquia, Star Trek: The Motion Picture numa curiosa tira publicada num rolo pela fabricantes de brinquedos Larami, essa tira não teve os autores creditados, com o tempo,no mesmo ano, a Disney lançou um filme chamado The Black Hole (que até teve uma tira ilustrada por Jack Kirby), que no Brasil ganhou o título de O Abismo Negro.  o termo black hole apareceu em outros momentos da franquia e black star ficou na história da franquia.





Atualização: O escritor Gilson Cunha me indicou um episódio de Espaço 1999 de 1975, nele, o buraco negro aparece como Sol Negro (que também é o título do episódio, Black Sun).

Referências e links úteis
Black star (semiclassical gravity) - Wikipédia
Estrela negra - Wikipédia
Black hole - Wikipédia
Buraco negro - Wikipédia
Popular TV Shows Featuring a Black Hole
Siege in Superspace - Memory Alpha
Black star - Memory Alpha
Black hole - Memory Alpha
Black star - Memory Beta
A física no cinema. Assim falou Spock
Matérias sobre buracos negros - Scientific American Brasil
Buracos negros em Jornada nas Estrelas (Star Trek) - Universidade Federal de Santa Catarina
Star Trek Space Viewer Larami Corporation
Siege in Superspace - Guide to the Gold Key Star Trek Comics
Black Sun - Moonbase Alpha Wiki
Black holes in fiction

Comentários