Korg: 70,000 B.C./Korg e o Mundo Misterioso
Em 1974, a Hanna-Barbera resolveu lançar algo diferente nas manhãs de sábado, Korg: 70,000 B.C., uma série de televisão live-action sobre neandertais. Criada por Fred Freiberger, produtor e roteirista que no currículo tem trabalhos como roteiros para a terceira temporada de Star Trek/Jornada nas Estrelas e o filme The Beast from 20,000 Fathoms (no Brasil: O Monstro do Mar) de 1953.
A série contava a história da família de neandertais durante A Era do Gelo, a família era formada por Korg (Jim Malinda) e sua esposa, Mara (Naomi Pollack), os filhos Tane (Christopher Man), Ree (Janelle Pransky) e Tor (Charles Morteo) e Bok (Bill Ewing), irmão mais novo de Korg, a série tinha narração de Burgess Meredith, conhecido como Pinguim da série Batman de 1966 e Mickey Goldmill, o treinador do Rocky Balboa dos filmes estrelados por Stalone.
A série teve consultoria científica do Museu Americano de História Natural e do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles, fornecendo o que se sabia sobre neandertais na época.
A série foi um fracasso comercial, tendo apenas 19 episódios, exibidos entre 7 de setembro de 1974 e 30 de agosto de 1975.
Apesar da curta duração, teve alguns produtos licenciados como um estereoscópio lançado pela GAF.
Além de um jogo de tabuleiro pela Milton Bradley (atualmente, pertencente a Hasbro).
Um livro de colorir pela editora Saalfield.
A Thermos lançou lancheiras com ilustrações da série
Porém, o produto mais notório foi uma revista em quadrinhos publicada pela Charlton Comics, produzida por Pat Boyette (que escreveu, ilustrou e pintou as capas), a revista teve 9 edições publicadas entre maio de 1975 a novembro de 1976.
Nas duas primeira edições, a proposta original da série, a acuracidade científica foi mantida, mas nas outras edições, foi explorado um lado mais fantástico, mostrando alienígenas com robôs e até o continente hipotético da Atlântida com uma acrópole ultratecnológica, Atlântida foi mencionada primeiro por Platão, que datava do século 9 a.C., curiosamente, outra obras também colocam homens da caverna e atlantes, como Tuk the Caveboy de Jack Kirby (1941), que se passava em 50.000 a.C, outro exemplo é o filme 10.000 a.C (2008), embora não mencionem o lugar, algumas pistas colocam o lugar como sendo a Atlântida.
No Brasil, essas histórias foram publicadas pela editora Abril nas revistas Heróis da TV (1976-1977) e Astros HB (1982-1983), como acontecia com a maioria das franquias, o título era diferente nos quadrinhos, na TV, o título era Korg e o Mundo Misterioso, nos quadrinhos era uma tradução literal, Korg 70.000 a.C..diferente de outras séries, não houve tentativas de se criar histórias produzidas por autores brasileiros.
Em dezembro de 2012, a Warner lançou a série em DVD, apesar da capa dizer que era a série completa, foram compilados 16 dos 19 episódios.
Ver também
One Million B.C./Tumak, fils de la jungle
A Guerra do Fogo nas páginas da Pif Gadget
Referências e links úteis
EUA: ‘Korg’ sai em DVD
Korg 70,000 BC #'s 1-9 May 1975 to November 1976
Atlantis - The Encyclopedia of Science-Fiction
Atlantis - TV Tropes
Korg 10.000 a.C.
Korg:_70,000_B.C. - Wikipédia em inglês
Korg:_70,000_B.C. - Wikipédia em francês
Korg: 70,000 B.C. - 'The Complete Series' of the Live-Action Saturday Morning Show
These cavemen seem a bit too erudite – Korg: 70,000 B.C. #6
Tuk the Caveboy - The Appendix to the Handbook of the Marvel Universe
Fiction préhistorique - Wikipédia em francês
Prehistoric SF - The Encyclopedia of Science Fiction
Cinco filmes de Ficção Científica que você jura que não são Ficção Científica (mas são)
FC pré-histórica: O Homem de Sambaqui
Fogo fátuo, fogo fatal pré-história e indeterminação na ficção científica
1 Million B.C. - TV Tropes
Korg: 70,000 BC - The Encyclopedia of Science-Fiction
Comentários