A Guerra do Fogo nas páginas da Pif Gadget




A Guerra do Fogo (La Guerre du Feu) é um romance histórico do escritor franco-belga Joseph Henri Honoré Boex (1856-1940), mas conhecido como J.-H. Rosny aîné, publicado em 1909 nas páginas da revista francesa Je sais tout (que teve uma versão brasileira chamada Eu Sei Tudo : Magazine Mensal Illustrado de 1917 a 1957, disponibilizada pela Hemeroteca Digital Brasileira) . O romance é ambientado na pré-história e mostra uma disputa pelo uso do fogo dentro da tribo Oulhamr, o romance é mais conhecido por um filme franco-canadense lançado em 1981. 

Rosny aîné foi um pioneiro da ficção científica francesa tal como Júlio Verne e Albert Robida, o J.-H. Rosny pseudônimo também era compartilhado por seu irmão Séraphin Justin François Boex (1859-1948), Joseph Henri era J.-H. Rosny aîné (Sênior) e Séraphin Justin era J.-H. Rosny jeune (Júnior).

A Guerra do Fogo especula sobre como seria a pré-história (uma vez que não há registros) o gênero conhecido como ficção pré-história ou pré-histórica, também pode ser enquadrada como ficção científica.



O romance teve várias adaptações para o formato de quadrinhos no mercado franco-belga, a primeira por Fred Funcken na revista L'Explorateur em 1948. A segunda por René Pellos nas páginas da revista Zorro em 1950, Pellos ilustrou a HQ de ficção científica Futuropolis, escrita por René Thévenin e publicada em 1937 na revista francesa Junior. Em 1953, foi lançada uma adaptação por Martine Berthelemy no Journal de Mickey. 



Após essa introdução, vamos a publicação na Pif Gadget, em julho de 1982, na edição 695  da revista, foi publicada uma adaptação da Guerra do Fogo escrita por Raymonde Borel-Rosny, esposa de Robert Borel-Rosny , neto de J.-H. Rosny aîné  e ilustrada pelo italiano Raffaele Carlo Marcello. Naoh, personagem do romance ficou muito parecido com Rahan, o homem das cavernas publicado desde a primeira edição da revista lançada em 1969, criado por Roger Lécureux (roteirista) e André Chéret (desenhista). Raymonde havia adaptados outras histórias de J.-H. Rosny aîné para os quadrinhos nas páginas do jornal L'Humanité, entre 1975 e 1976, o jornal publicou adaptações de Les Xipéhuz, Les Astronautes, d'après l'œuvre, La Mort de la Terre, Les Navigateurs de l'infini e Nymphée, todas ilustradas por Robert Bressy.



Em setembro de 1982, foi lançado um álbum da adaptação de A Guerra do Fogo pela Éditions G.P., ainda em setembro de 1982, Raffaele Carlo Marcello começou a desenhar uma série na Pif, Tarao, sobre o filho de Rahan, escrita pelo próprio Roger Lécureux.



Página de Tarao


Outras adaptações do romance posteriores:

Por André Houot na revista Je Bouquine (1993).


Entre 2012 e 2014, foram publicado 3 álbum, escritos e desenhados por Emmanuel Roudier, que é autor das séries de quadrinhos pré-históricos Vo'Hounâ e Neandertal e até um RPG de mesa, Würm, nome inspirado num período glacial datado entre 115.000 a 11.700 anos atrás, os álbuns da Guerra do Fogo tiveram cores de Simon Champelovier.



Referências 

La Guerre du feu - Wikipédia em francês

Fiction préhistorique - Wikipédia em francês

Fogo fátuo, fogo fatal pré-história e indeterminação na ficção científica

La guerre du feu Éditions G.P.

"La Guerre du Feu", adaptation B.D. dans Pif Gadget

"La Guerre du Feu", adaptation B.D. par Rafael Carlo Marcello

Pré-Histothèque de Rahan.org

Rahan vu par ...


Navigateurs de l'Infini - Cool French Comics

Comentários