Estúdios Disney e o desenvolvimento dos storyboards
Storyboard é uma técnica onde um artista defini as cenas de um filme em quadros, a técnica se parece com uma tira de jornal, já que são desenhos em sequências.
Para muitos, o primeiro a usar algo próximo do storyboard foi o pioneiro do cinema, Georges Méliès (1861-1948), mas para muitos, quem definiu a técnica foi o roteirista Webb Smith, Smith trabalhou em curtas e longa-metragens da Disney nos anos 30 e 40, segundo pesquisadores, ele criou o storyboard moderno em 1933, a explicação pode ter sido sua passagem pelas tiras de jornal do Mickey entre 1932 e 1933, onde fez roteiros baseados em plots de Floyd Gottfredson (que foi intervalador no estúdio), a técnica foi levado para outros estúdios como Walter Lantz Productions e Leon Schlesinger Productions (que se tornaria Warner Bros. Cartoons) e logo em seguida, filmes live-actions. É comum ter artistas de quadrinhos sendo contratados para fazer concepts e também storyboards, o estilo do artista do storyboard pode influir no estilo da animação.
Storyboard de Pinocchio (1940), Webb Smith é creditado no Imdb como story adaptation.
Tira do Mickey 04 de dezembro de 1932 roteiro de Floyd Gottfredson e Webb Smith, desenhos de Floyd Gottfredson, arte-final de Ted Thwaites
De acordo com os registros, Smith teria nascido em 1895, contudo, não achei se ainda está vivo, caso esteja, estaria com 125 anos.
Carl Barks, que foi roteirista e desenhista de storyboard do estúdio, se tornou quadrinhista dos patos, mesmo quando faziam apenas os roteiros, ele fazia um storyboard da página, há diversos termos para a técnica nos quadrinhos como rafe (rough), name ou neemu (em japonês), script breakdown, entre outros.
Storyboard de Chuck Jones para um curta de Pernalonga e Patolino
Fontes e referências
Storyboard - Wikipedia
https://fr.wikipedia.org/wiki/Webb_Smith
Webb Smith - Imdb
Webb Smith - Inducks
Introdução ao storyboard
Entenda Melhor - Storyboards: A Arte do Planejamento Narrativo
Comentários