Os filmes de Hong Kong e a manipulação da energia ki




Muitas obras de arte marciais apresentam personagens soltando golpes de energia, chamados de qi, ki ou chi,  tornou-se um tropo, não apenas em produções japonesas e chinesas, mas até mesmo ocidentais.

O ki é um conceito de energia vital nas artes marciais, de acordo com os praticantes, o resultado de um longo treinamento são realizações de proezas ditas impossíveis, embora tal conceito seja considerado pseudo-científico por cientistas.

O termo aparece em várias obras, nem sempre apresentam energia, mas o conceito de energia vital está presente.

Na China, um gênero literário milenar chamado wuxia apresenta guerreiros em proezas épicas, não demorou, cineastas chineses exploraram o gênero na década de 1920.

Na década de 1960, o gênero wuxia teve um revival em Hong Kong (na época, uma colônia britânica), influenciados não apenas pelos romances locais, mas também pelos filmes de samurai.

Um filme se destaca nessa época, The Furious Buddha's Palm (1965), dirigido por Yun Ling e e estrelado por Cho Tat-wah, nele vemos aparição de golpes de energia ki com animações feitas à mão. O filme é inspirado na obra Heavenly Buddha's Palm, do romancista taiwanês Liu Canyang, sendo por tanto o quinto filme de uma série.



Nos anos 70, o cinema de Hong Kong chegou na América do Norte e fez bastante sucesso, impulsionado por Bruce Lee, muitas vezes, esses filmes era mal traduzidos, mas deixaram uma influência.

A Marvel Comics percebeu essa invasão oriental e surgiram novos heróis como Shang-Chi, influenciado pela série Kung Fu, estrelada por David Carradine, que segundo várias fontes, seria inspirada num projeto de Bruce Lee, um faroeste com um sino-americano, contudo, o biógrafo Matthew E. Polly afirma que o projeto existe desde 1967 e inicalmente, era sobre um samurai que viajava para a China. Roy Thomas, roteirista e editor da Marvel lançou o Punho de Ferro, segundo Thomas, a criação teve um filme de Hong Kong como uma das inspirações:

... Comecei "Punho de Ferro" porque eu tinha visto meu primeiro filme de kung fu, mesmo antes de algum filme do Bruce Lee ser lançado, e tinha uma coisa chamada "a cerimônia do Punho de Ferro" nele. Eu pensei que era um bom nome, e nós já tínhamos o Mestre do Kung Fu, então eu pensei: "Talvez um super-herói chamado Punho de Ferro, mesmo que tivéssemos o Homem de Ferro, seria uma boa ideia". [O editor] Stan [Lee] gostou do nome, então eu peguei Gil e ele trouxe suas influências do Amazing Man, e nós projetamos o personagem juntos ...

O filme mencionado por Thomas é King Boxer ou Five Fingers of Death um filme de 1972, dirigido por Jeong Chang-hwa e estrelado por Lo Lieh, que não é exatamente um wuxia, mas um filme que passa na Era Moderna.




Conforme mencionei num outro post, Amazing Man (John Aman) uma criação dos anos 40 de Bill Everett, um americano que viaja ao Oriente e se torna um super-herói treinado por lutadores (embora naquela época, o conhecimento das artes marciais pelos autores americanos era bem escasso). Recentemente, o personagem John Aman foi introduzido nos quadrinhos da Marvel como o Príncipe dos Órfãos.

Na década de 1980, outros filmes foram feitos, em 1982, foi lançado um remake de Furious Buddha's Palm, Buddah Palm, um manhua (quadrinhos de Hong Kong) foi lançado por Tony Wong, vagamente inspirado no filme, na verdade, sua inspiração maior foi The Heaven Sword and Dragon Saber, romance wuixia de Jin Yong (Louis Cha), esse manhua chegou aos Estados Unidos com o título The Force of Buddah Palm's, curiosamente, o livro de Yong também recebeu uma adaptação de Ma Wing-shing. No seguinte, é lançado o filme Zu Warriors from the Magic Mountain, dirigido por Tsui Hark, estrelado por Sammo Hung. O filme é citado por John Tobias, cocriador de Mortal Kombat e por John Carpenter, diretor do filme Big Trouble in Little China (No Brasil: Os Aventureiros do Bairro Proibido) de 1987, em 2001, um remake foi lançado com o título The Legend of Zu. Big Trouble inspirou os personagens Raiden e Shao Kahn.

John Tobias postou no Twitter:
Embora Big Trouble In Little China meio que americanizasse minha obsessão por filmes sobrenaturais de kung fu da China, não foi minha maior influência.

Minhas maiores influências vieram dos filmes de Tsui Hark - Zu Warriors & The Swordsman. Tivemos que pegá-los de contrabandistas na Chinatown de Chicago.

Não vejo aquele esboço de Shang Lao há pelo menos mais de uma década. Influência real e óbvia de Big Trouble em Little China's Lo Pan ...





Big Trouble in Little China

Não demoraria muito para japoneses e ocidentais apresentassem essa influência, em 1983, nas páginas da revista Shonen Jump, é o mangá Hokuto no Ken (Punho da Estrela Polar), roteirizada por Buronson, com desenhos de Tetsuo Hara, uma história pós-apocalítica com artes marciais e o uso maciço do ki, em 1984, também na Shonen Jump, surge o mangá Dragon Ball de Akira Toriyama, um fã de filmes de Hong Kong (com referências óbvias a Bruce Lee e Jackie Chan), Akira pegou a história de Jornada ao Oeste de Wu Cheng'en (1570) e adicionou artes marciais e influencias da cultura pop, Son Goku, o protagonista do mangá aprende uma técnica de uso de ki, o Kamehameha, inicialmente, uma Dragon Ball era série cômica, mas se tornou um mangá de ação, gerando diversos produtos, como jogos de luta.

Em 1987, a Capcom lança Street Fighter, um jogo de luta que apresenta um torneio, golpes de ki são usados pela maioria dos personagens, a semelhança entre o golpe hadouken de Ryu e Ken com o kamehameha de Goku volta e meia é mencionada, embora Tashi Nishiyama, o criador do Street Fighter original, diz que sua inspiração era uma arma chamada Hadōhō do anime Space Battleship Yamato de Leiji Matsumoto.

File:Kamehameha DB scheme.svg
Kamehameha
Hadouken




                                      






Esse post é dedicado ao Eric Souza e aos membros do grupo Street Fighter RPG no Facebook.

Fontes e referências
How fight culture became fighting game history, part 15

Buddha’s Palm (Part 1)

Two-Fisted Tales: The Untold Origin of the Comic Book Superhero Iron Fist

Back Issue #105

Mortal Kombat - Wikipedia

Hong Kong action cinema - Wikipedia

Qi - Wikipedia

Wuxia - Wikipedia

Hadouken - Wikipedia

KamehameHadoken - TV Tropes

Ki Manipulation aka: Ki Attacks - TV Tropes

Zu: The Movie That Inspired Big Trouble In Little China

The Furious Buddha's Palm

Artes marciais podem ser arte

Yo Senkai - Super Street Fighter RPG

Comentários

Eric M. Souza disse…
Caramba, muito honrado do post ser dedicado a mim! Valeu pela contribuição e pesquisa, Quim!
Wesllen Oliveira disse…
Sensacional, parabéns pelo artigo porque foi o único que encontrei com referências a artes marciais clássicas, não recorrendo apenas a cultura pop atual. Muito obrigado!
Quiof disse…
Obrigado, Wesllen, só hoje vi seu comentário, me deu um pouco de trabalho, mas consegui encontrar algumas fontes, como esse blog de Street Fighter: Street Writer: The Word Warrior.

https://streetwriterpodcast.blogspot.com/
Também fiz um post sobre o clã de Lin Kuei, presente em Mortal Kombat:
https://quadripop.blogspot.com/2020/05/o-cla-lin-kuei-existiu.html
Wesllen Oliveira disse…
Opa, vou conferir o artigo, obrigado! Estou numa luta aqui pra encontrar uma legenda boa para Zu Warriors. Esse filme é uma raridade mas encontrei!