A pietá e as capas brasileiras de quadrinhos
Pietá é o nome dado a uma arte sacra, a arte mostra a Virgem Maria carregando o corpo de Jesus Cristo, embora a mais famosa seja a escultura de Michelangelo de 1499, pesquisadores indicam que no século XIII já haviam esculturas na Alemanha.
Há capas bastante famosas das editoras Marvel e DC, identificar qual foi a primeira nos quadrinhos é bem difícil, as com certeza, a primeira brasileira é uma adaptação de O Guarani de José de Alencar por Francisco Acquarone publicada em 1937 pelo Correio Universal.
O Guarani tem outras capas com essa pose.
Outras adaptações de O Guarani possuem capas com a pose, uma por André LeBlanc, uma por Edmundo Rodrigues e uma por Luiz Gê.
Francisco Aquarone (1937) André LeBlanc (1950) Edmundo Rodrigues (década de 1970) Luiz Gê (2009)
Curiosamente, a capa de Flash Gordon nº 17 de 1960 apresentou um capa com o herói espacial com um traje de astronauta segurando outro astronauta desfalecido, contudo, originalmente essa é capa de Space Adventures nº 24 (julho de 1958) da Charlton Comics, arte de Charles Nicholas e Vince Ascalia.
A EBAL publicou duas capas de outra adaptação de uma adaptação de outro romance de Alencar, O Tronco do Ipê, com a mesma pose, ambas desenhadas por André LeBlanc.
Arms of Another: Standing Pieta
A Edição Maravilhosa e as capas variantes das 2ªs edições!
Cover to Cover: Déjà vu All Over Again A Crisis of Infinite Homage Covers!
Comentários