Arthur C. Clarke e a Marvel Comics




Em 1968, o cineasta Stanley Kubrick lançou o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, baseado no conto The Sentinel (1951) do escritor Arthur C. Clarke (embora também tenha elementos de outras histórias do autor), o filme foi lançado com um romance escrito por Clarke, embora Clarke seja o autor, há diferenças entre o filme e o livro. 

Em 1976, a Marvel Comics conseguiu a licença para adaptar a história, dois anos antes, ela havia adaptado O Planeta dos Macacos.




Na verdade, essa não foi a primeira HQ derivada do filme, ainda em 1968, o filme ganho um gibi promocional do restaurante Howard Johnson's intitulado Howard Johnson’s Presents a Children’s Menu Featuring Kubrick’s 2001: A Space Odyssey (1968), que na verdade não era uma adaptação filme, mas sim uma revista sobre a exploração espacial tendo duas crianças em um cinema sendo ensinadas sobre o tema, a revista contém desenhos e arte-final de Alden McWilliams (que fez algumas histórias de Star Trek e a tira Twin Earths“, cocriada com Oskar Lebeck).



Em 1976, Jack Kirby estava voltando para a Marvel após um período na concorrente, a DC Comics e ele foi escalado para fazer quadrinhos baseados em 2001.

2001 é uma obra que possuia temas que Jack Kirby já havia explorado:

A ficção pré-histórica (uma especulação sobre a vida pré-histórica, assunto já abordado em outros posts): Em 1941, nas páginas da revista do Capitão América, publicou a série Tuk the Caveboy, uma outra parceria com Joe Simon, além disso, Kamandi: The Last Boy on Earth, que foi uma série pós-apolíptica na DC veio de um projeto de tira de jornal intitulada Kamandi of the Caves.

A teoria do antigo astronauta ou deuses astronautas ou paleocontato na figura do monolito, explorada em várias obras de Kirby e também foi usada em Eternals, lançada pela Marvel em julho de 1976.

A exploração espacial, nos anos 50, ele fez  Race for the Moon com Al Williamson para a Harvey Comics e a tira Sky Masters of the Space Force, uma tira de jornal, escrita pelos irmãos Dick e Dave Wood e inicialmente ilustrada por Wally Wood (que não era parente dos irmãos), publicado em encadernado pela Pipoca e Nanquim e em 1963 nas páginas do Diário da Noite (parcialmente).


Kirby fez duas HQs distintas de 2001, uma história fechada no formato treasure (um formato grande que até a EBAL chegou a utilizar) e uma revista regular.

A edição treasure publicada em janeiro de 1976 é uma adaptação amalgamada, pegando elementos do filme e do livro de Clarke, a revista teve 84 páginas, sendo 70 só de histórias e Kirby fez o possível para condensar o material.

Em dezembro de 1976, a Marvel lança uma revista regular de 2001, só que ao invés de adaptar minuciosamente, Kirby cria uma história derivada, a princípio, lembrando o material original, com personagens novos encontrando o monolito, mas depois se distanciando.

Na primeira edição, Kirby cria o Beast-Killer, que substituí o Observador da Lua (Moon-Watcher), ambos hominídeos que entram em contato com o monólito, sendo quase um remake do começo da edição treasure.




Na edição 8, surge o robô X-51/Mister Machine, que mais tarde faria parte do Universo Marvel com o nome Machine Man, após isso, a revista teve mais dois números, entre 1999 e 2000, a Marvel publicou a minissérie em 12 edições X-51 The Machine Man, na última edição, escrita por  Karl Bollers com desenhos do brasileiro joe Bennett (que nunca escondeu sua influência de Jack Kirby)., os Celestiais foram responsáveis pela criação do monolito, foram os Celestiais surgiram em Eternals de Jack Kirby que mencionei no começo da postagem, eles criaram os Eternos e Deviantes e introduziram o gene mutante na humanidade, o Tuk mencionado no começo do texto vivia numa ilha chamada Attilan (que lembra Atlântida), o mesmo nome do refúgio dos Inumanos, recentemente, Mark Waid em The History of the Marvel Universe estabelceu que Tuk é o primeiro descendente dos Inumanos e que seu gene possibilitou a existência dos mutantes.





O escritor e tradutor brasileiro Jorge Luís Calife se correspondeu com Clarke, ele sugeriu ao escritor a criação de uma sequência, surge então o livro 2010: The Year We Make Contact (2010 - O ano em que faremos contato), publicado em 1982, em 1984, o livro também é adaptado para as telas, no mesmo ano, a Marvel lançou uma quadrinização em Marvel Comics Super Special #37 , escrita por Marvel Comics Super Special Vol 1 37, desenhos de Joe Barney e Larry Hama e arte-final e cores de Tom Palmer,  no ano seguinte, o material foi republicado em uma minissérie de duas edições intitulada 2010.
Clarke ainda publicaria 2061: Odyssey Three (1987) e 3001: The Final Odyssey (1997), que ainda não foram adaptados para as telas ou para os quadrinhos. Devido ao licenciamento, dificilmente essas HQs terão republicação, trata-se de mais uma HQ com personagem licenciado que influenciou o Universo Marvel, como Shang-Chi, Rom, o Cavaleiro do Espaço, Conan, o bárbaro, entre outras.



Kirby fez outros trabalhos de FC na época, como os concepts para adaptação de Lord of Light de Roger Zelazny, uma tira baseada no filme Black Hole da Disney, com roteiros de Carl Fallberg, concepts para uma série animada de Planeta dos Macacos para a Ruby-Spears (onde trabalhou em Thundarr). Em Devil Dinosaur, Kirby criou o menino-macaco Moon-Boy, claramente inspirado em Moon-Watcher, inicalmente, Moon-Boy seria do passado da Terra. outros autores mudaram isso, com Moon-Boy sendo um mutante de um mundo alienígena, outros autores afirmaram que Moon-Boy é de um planeta localizado em um universo paralelo no Multiverso Marvel.


Em janeiro de 2024, a DC Comics alegou ser dona do Machine Man, já que surgiu na HQ baseada em 2001, o filme foi lançado pela MGM, em 1986, a Turner tentou comprar a MGM, contudo, só conseguiu adquirir uma parte, dez anos depois, a Warner Bros., dona da DC, comprou a Turner. Isso abre a possibilidade de republicar o que Kirby produziu, mas também pode gerar uma disputa jurídica entre as majors.

Fontes e referências
 






2010 Vol 1 Marvel Fandom Wiki





Moon-Boy Wikipedia
Marak the Merciless Appendix to the Handbook of the Marvel Universe
New Seed Appendix to the Handbook of the Marvel Universe
Comicsville Appendix to the Handbook of the Marvel Universe

Comentários