Batman: Os Bravos e os Destemidos




Em 2008, foi lançada a série animada Batman: Os Bravos e os Destemidos (Batman: The Brave and the Bold no original) , criada por James Tucker e Michael Jelenic. A série se baseia no conceito de team-up, revistas que mostram parceria entre dois heróis, o nome da série vem  da revista The Brave and the Bold (no Brasil, a revista foi chamada de Superduplas na EBAL e O Bravo e o  Audaz na Panini), uma revista que começou como uma antologia e que nos anos 60 e 70 se tornou uma revista de team-ups que mostrava o Batman com outro herói, a maioria dos roteiros foi de Bob Haney, que não se importava muito com a cronologia. O design do Batman é inspirado no trabalho de dois artistas clássicos: Dick Sprang (1915-2000) e Sheldon Moldoff (1920-2012), dois artistas que por anos, foram ilustradores fantasmas de Bob Kane durante a chamada Era de Ouro dos quadrinhos americanos. O principal arte-finalista foi Charles Paris (1911-1994), que também arte-finalizou Bob Kane, contudo, há trabalhos de Sprang que Moldoff arte-finalizou. Tucker havia desenhado em concepts e storyboards no estilo de Sprang no episódio Legends of the Dark Knight de The New Batman Adventures, uma sequência da série Batman The Animated Series de Bruce Timm e Paul Dioni, no episódio lançado em outubro de 1998, escrito por Robert Goodman e Bruce Timm, três crianças contam sua visão do Batman, uma dessas versões foi da minissérie Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns) de Frank Miller. 

Arte de Dick Sprang


Arte de Sheldon Moloff




                            



Batman por James Tucker, inspirado em Dick Sprang. 



Na ocasião (1998), Sprang e Frank Miller receberam uma fita com o episódio e elogiaram o feito.

A série também adaptou Joker's Millions, uma HQ escrita por David Vern, com desenhos de Dick Sprang e arte-final de Charles Paris publicada em Detective Comics #80 (fevereiro de 1952).

Moldoff foi homenageado em The Brave and the Bold, o nome completo da Batwoman (criada pelo roteirista Edmond Hamilton e pelo próprio Moldoff) é Katrina Moldoff e não Katherine Rebecca Kane. A série se inspirou em várias eras, mostrando o terceiro Besouro Azul, Jayme Reyes, que havia estreado em 2006, no episódio Fall of the Blue Beetle, os ex-portadores do nome Besouro Azul aparecem: Dan Garrett (Era de Ouro) e Ted Kord (Era de Prata), esse último criado por Steve Diko, cocriador do Homem-Aranha.



Dan Garrett e Ted Kord







A série também se destacou por apresentar a primeira versão animada de vários personagens da DC, é o caso de OMAC e Kamandi, duas criações de Jack Kirby.


Batman e Kamadi
Batman e Kamandi em The Brave and the Bold #157 (dezembro de 1979), capa de Jim Aparo e Tatjana Wood pra história escrita por Bob Haney e Mike W. Barr 





Batman e Omac


Adam Strange, o herói espacial da editora também marcou presença, o personagem não aparece nas séries Liga da Justiça e sua sequência Liga da Justiça Sem Limites, mas apareceu nas revistas Juustice League Adventure Justice League Unlimited, também em 2008, Strange aparece sem falas no filme  animado Liga da Justiça: A Nova Fronteira, baseado na HQ de Darwyn  Cooke. A primeira aparição de Strange foi no episódio Mystery in Space!, nome de uma revista onde Adam Strange foi publicado








No episódio-duplo Siege of Starro da segunda termporada, a estrela alienígena Starro (vilão da primeira história da Liga da Justiça é a grande ameaça, inspirado no Surfista Prateado, o Faceless Hunter aparece como seu arauto e sequestra vários heróis da DC, a diferença é que enquanto o Surfista se tornou o arauto em troca de Galactus não destruir seu planeta, Hunter se aliou a Starro para destruir o seu planeta.






 No episódio Bat-Mite Presents: Batman's Strangest Cases!, Bat-Mirim mostra várias versões do Batman são eles: 

 Bat-Mangá, adaptação da série de TV de 1966 por Jiro Kuwata


Batboy e Rubin, baseado numa paródia publicada na revista Madproduzida por Wally Wood e Harvey Kurtzman 



Um crossover com Scooby Doo inspirado num episódio da série The New Scooby Doo Movies em 1972, 


Na primeira parte do episódio Bold Beginnings!, Batman encontra com Space Ghost, tanto esses crossovers com Scooby-Doo, Mad e Space Ghost só aconteceram por hoje, essas franquias também são propriedades da Warner. Space Ghost sempre foi um Batman do espaço, Alex Toth, criador do Space Ghost, também fez os model sheets da série Superamigos.


A princípio, a DC havia vetado a participação de Superman e Mulher-Maravilha, no episódio The Super Batman of Planet X da segunda temporada, aparece o Batman de Zur-En-Arrh, criado pelo roteirista France Herron e o desenhista Dick Sprang, que era um alienígena que se inspirou no Batman, no episódio, o Batman alienígena tem mais semelhanças não só com o Superman, mas também com o Clark Kent

O Superman pode aparecer no episódio Battle of the Super-Heroes! da terceira temporada, que tem várias referência a história do Superman.



A série teve 3 temporadas e foi encerrada em 2011.
Em 2010, foi lançado o jogo para as plataformas Nintendo Wii e Nintendo DS;

Um gibi foi lançado em 2010 com o título Batman: The Brave and the Bold, após 22 edições, deu lugar a All-New Batman: The Brave and the Bold, que teve 16 edições (janeiro de 2011 - abril de 2012).

Em 2018, foi lançado um crossover com Scooby-Doo lançado em home-vídeo Scooby-Doo! & Batman: The Brave and the Bold, mas dessa vez, a Mistório S/A segue o estilo dos filmes e outros filmes lançados em vídeo da franquia.

Comentários