Neanderthal de Frank Frazetta


 Frank Frazetta (1928-2010) foi um ilustrador americano conhecido por seus trabalhos em quadrinhos, cartazes de cinema, capas de livros, discos e outros.

Frazetta se notabilizou pela arte fantástica ou arte fantasia, pinturas usadas como capas, ele criou uma imagem de Conan, o bárbaro, ele também criou homens primitidos, que recebem o apelido de Homem de Frazetta (Frazetta Man) no TV Tropes, em 1967, Frazetta fez a capa da revista Creepy #15 da Warren Publishing, a arte recebeu o nome de Neanderthal. 







Curiosamente, uma capa italiana de A Guerra do Fogo de J.-H. Rosny aîné (já falei de uma adaptação do livro nesse post) fundiu duas artes de Frazetta, Neanderthal  e Back to the Stone Age, livro da série Pellucidar de Edgar Rice Burroughs, Pellucidar é uma mundo perdido que é habitada por homens e criaturas pré-históricas, Tarzan, outra criação de Burroughs, esteve em Pelluciar no livro Tarzan at the Earth's Core (Tarzan no Centro da Terra)









Frazetta deixou por de ilustrar páginas de quadrinhos, se dedicando apenas a pintura, umas das pinturas mais famosas é Death Dealer (1973), que traz um guerreiro usando machado e escudo, Frazetta fez outras pinturas de Death Dealer e elas foram utilizadas como capas e até geraram spin-offs como livros RPG e quadrinhos pelas editoras Verotik, Image e Opus Comics.

A primeira lançada em 1995 teve roteiros de Glenn Danzig (das bandas Misfits e Danzig) e artes de por Simon Bisley (edição 1), Liam Sharp (edições 2 e 3) e por Arthur Suydam (edição 4) e capas de Frazetta.

A segunda publicada em 2007 escrita por Nat Jones, Jay Fotos e Joshua Ortega, com desenhos Jones e cores de Fotos.

A terceira lançada em 2022, escrita por Mitch Iverson, com desenhos de Stefano Martino e cores de Luis Antonio Delgado.





A Image além de publicar Death Dealer, sugeriu criar um one-shot baseado em Creepy #15/Neanderthal  e assim foi feito, Frank Frazetta's Neanderthal foi lançada em 2009, com pintura clássica como capa principal e capas variantes por Jay Fotos e Nat Jones, a história foi desenvolvida por Chris Ryall e Jay Fotos com desenhos de Tim Vigil e cores de Fotos, como a história é muda, dá pra apreciar sem precisar saber inglês no link, o mesmo foi feito com uma adaptação do conto Spear and Fang (1925) de Robert E. Howard, que teve uma adaptação por Richard Corben, que também é uma história de ficção pré-histórica.






Capa de Hay Fotoso





Capa de Nat Jones


Fontes e referências




Comentários