Dragon Ball AF e algumas fanfics de Dragon Ball

Broly Super Saiyajin 5 Arte feita no SeaART

Goku SSJ5 feito no Bing Creator




Em outro post, falei dos doujinshis, que são equivalentes japoneses dos fanzines no sentido literal da palavra, muitas das publicações são dedicadas para fãs, contendo paródias, fanfics e afins.

Tablos por David Montiel Franco, HobbyConsolas, maio de 1999


Dragon Ball AF  não surgiu como fanfic, mas como uma fanart feita por David Montiel Franco para a revista espanhola sobre vídeogames HobbyConsolas #92 publicado na edição de maio de 1999.


Essa seria mais uma das tantas fanartes publicadas nas seções de cartas de revistas de games, contudo, em outubro de 2000, o site Majin.com publicou uma nota que AF seria uma sequência real de Dragon Ball GT e que a arte apresentava Goku na forma Super Saiyajin 5. No mês seguinte, o site se retificou, duzendo que Dragon Ball AF era um boato e que não havia tal planejamento, essa nem a primeira fake news envolvendo uma franquia japonesa, a mais famosa é sobre Sheng Long, o suposto mestre de Ryu  Ken em Street Fighter, algo que começou como uma piada de primeiro de abril da revista EGM em 1992, mas que teria inspirado a Capcom na criação de Gouken (o mestre de Ryu e Ken) e seu irmão Gouki (que virou Akuma no Ocidente).

Apesar do site ter corrigido, a lenda continuou e em 2001 três revistas da Escala publicaram matérias foram elas a Comix Book Shop Magazine nº 31, Anime>Do 2000 e Graphic Criança nº 7, nessas revistas, foram usadas duas artes assinadas por Alexandre Jubran (um artista de quadrinhos realista com trabalhos no Brasil, Estados Unidos e Europa) e também aparecem na revista アートブック  Artbook - Os melhores animês e mangás #4, - Fightm dedicado a franquias de lutas, essas artes foram postadas no site minitokyo por usuário brasileiro identificado como FranklinZero, as artes acabaram ficando famosas tal qual a original de David Montiel Franco.












Elas podem ser lidas abaixo:

Comix nº 31

https://twitter.com/kamisamaexp/status/1398111980947390465


Graphic Criança nº 7

 https://twitter.com/kamisamaexp/status/1627671771372523521

Anime Do 2000 nº 11

https://twitter.com/Quiof2/status/1664667987138191361

Ainda em 2001, foi lançado o fanzine brasileiro Dragon Ball Milênio,por Júnior Mendes Fonseca, também conhecido como Junior DBM(Roteiro/ Diretor de Arte), Alexandre Soares (Desenhista/ Diretor de Arte), Thiago Valezin (Roteiro) e Lucas Kenji Sato (Criação de Arte), o fanzine teve duas edições, Júnior acabou virando editor das revistas Comix e  Anime>Do, o site DBM saiu do ar e deu origem ao Anime Pró (que também teve uma revista) e de uma nova revista, a Neo Tokyo, lançada em 2006, posteriormente, Júnior fundou a editora NewPOP.


O mangá se passa depois dos eventos de Dragon Ball GT
Uma sinopse do site Kami Sama Explorer:

Dragon Ball Milênio começa centenas de anos depois do especial de Dragon Ball GT, uma época em Goku, Vegeta e os demais guerreiros Z não existem mais.Os únicos que ainda vivem são o Mestre Kame, já que tem vida eterna, e Pan, já com idade bem avançada. O planeta Terra agora vive momentos de paz e graças a isso os guerreiros Z foram esquecidos. Mas há um lugar onde esses guerreiros ainda continuam vivos. Esse local é a Corporação Cápsula, que é comandada por Gosh, um homem de extrema inteligência. Ele é pai de Teeny, um garotinho ingênuo e dotado de poderes que ele mesmo desconhece. Mas há também mais duas pessoas que continuam lembrando de seus antepassados. Por isso treinam cada vez mais para chegar a ter os mesmos poderes que eles. São os amigos e quase irmãos Goku Jr. e Vegeta Jr.. Como o próprio nome diz, eles são descendentes de Goku e Vegeta. Os dois Sayajins estudam e moram juntos e todos os dias, depois das aulas, vão ate a Corporação Cápsula treinar na Sala de Treinamentos criada por Gosh para aumentar seus poderes. A aventura começa no dia da inauguração das estátuas em homenagem aos Guerreiros Z na Corporação Cápsula. Depois da festa, surge um estranho homem que pede para Goku Jr. e Vegeta Jr. que o acompanhem. Então o estranho homem apresenta-se como Taichi, um descendente de Tenshinhan que descobriu um novo nível de poder humano e avisa aos Sayajins que em pouco tempo haverá um torneio entre as forças do bem e as forças do mal. Dessa forma começam as aventuras de Dragon Ball Milênio, nas quais Goku Jr. e Vegeta Jr. passam por sérias dificuldades, depois de viverem algumas aventuras "super engraçadas", como a que deram uma de babá para Teeny, rolando até confusão na vida amorosa de Vegeta Jr.




Em 2006, surgiu a webcomi japonesa de Dragon Ball AF por um autor chamado Toyble (pseudônimo de Toyotarō).

Uma sinopse no blog Dragon Ball AF Brasil diz:

No passado, a Terra foi defendida por guerreiros poderosos de ameaças como Cell e Majin Boo. Incontáveis seres malignos atacaram a Terra, e esses guerreiros, liderados por Son Goku, desenvolveram habilidades e técnicas para defendê-la.
Pouco depois da última e mais difícil batalha pra salvar o planeta, Goku desapareceu do mundo dos vivos junto com shen long e as esferas do dragão, e, desde então a terra tem permanecido em paz...
Porém duas naves caem do céu, dois inimigos novos e poderosos surgem: a Kaioshin do Leste e Zaiko, que diz ser filho de Goku. Tentando proteger a Terra da destruição, Vegeta, Gohan e Trunks batalham ferozmente contra Zaiko, enquanto Goku treina em um mundo desconhecido junto a Paikuhan...


Toyble também é o autor de Dragon Ball Zero, uma sinopse da Wiki Dragon Ball Fanon diz:


Dragon Ball Zero é um fan manga criado por Toyble com foco em um jovem Raditz junto com seu camarada Turles e Rycelo logo antes da destruição do Planeta Vegeta nas mãos de Freeza.



Em 2008, é lançada uma webcomic francesa Dragon Ball Multiverse por Salagir (roteiro) e Gogeta Jr. (desenhos), os autores ignoram os eventos de Dragon Ball GT e se passa dez anos após os eventos de DBZ.

Eis uma sinopse do Dragon Ball Multiverse Wiki Fandom:



Situado 10 anos após o fim de Dragon Ball Z na Era 794, conhecido como Universo 18, o enredo principal gira em torno de uma variedade de universos. Os mais fortes de cada um são convidados a participar de um evento único, sendo um torneio que seria realizado no Universo 0, onde aparentemente não há vida alguma, então está tudo bem para todos os competidores usarem seu verdadeiro poder total. Cada universo pode realmente ser visto como uma linha do tempo alternativa, conhecida como Teoria do Multiverso. O vencedor do torneio receberá 3 desejos do Namekian Dragon Porunga, de seu próprio universo, bem como se necessário, usar Dragon Balls de outros universos também. O torneio é organizado pelos Organizadores também conhecidos como "Kaioshins"), e depois que o torneio terminar e o vencedor for determinado, eles concederão ao vencedor seu prêmio e, por último, decidirão fechar permanentemente todos os links para todos os universos para sempre.

A webcomic fez tanto sucesso e continua até os dias atuais, sendo traduzida para vário idiomas, incluíndo o português brasileiro.

Em 2010, surge o MMO Dragon Ball Online, segundo a Wikipédia:

Dragon Ball Online foi um MMORPG desenvolvido no Japão e na Coreia do Sul simultaneamente pela NTL Inc, ambientado no universo ficcional da franquia Dragon Ball; a história se passa em um futuro distante na Era 1000, 216 anos após os eventos da partida de Son Goku no final do mangá original de Dragon Ball.



No mesmo ano, é lançado o jogo Dragon Ball Heroes, segundo a Wikipédia:

Dragon Ball Heroes é um jogo de fliperama japonês foi desenvolvido por Dimps e baseado na franquia de Dragon Ball. O jogo combina os recursos de fliperama com as características de um jogo de cartas colecionáveis: na verdade, os jogadores devem comprar conjuntos de cartas a serem inseridos em caça-níqueis especiais do console, que por sua vez desbloqueiam diferentes missões, personagens, acessórios e atualizações. O jogo foi anunciado em 21 de outubro de 2010 e publicado em 11 de novembro de 2010, permite o uso de muitos personagens da série Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super, assim como novos personagens. Em 2016 foi publicada uma leiaute que melhorou sua atualização, acessibilidade e alguns recursos, e a série foi simultaneamente renomeada Super Dragon Ball Heroes. Dragon Ball Heroes teve três versões portáteis para Nintendo 3DS em três jogos: Dragon Ball Heroes: Ultimate Mission  e Dragon Ball Heroes: Ultimate Mission 2 , publicado no Japão em 28 de fevereiro de 2013, respectivamente e em 7 de agosto de 2014. Dragon Ball Heroes: Ultimate Mission X foi lançado em 27 de abril de 2017.



Em 2011, surge um outro mangá de Dragon Ball AF por Young Jijii, novamente busquei o site Fanon para buscar a sinopse:



Situado vários anos após os eventos do DBGT, a maioria do DBAF lida com as ramificações da decisão de Son Goku de confiar a proteção da Terra a seus amigos e familiares. Como tal, muitos personagens favoritos têm a chance de brilhar e mostrar seu valor sem Goku para monopolizar os holofotes.

Inicialmente, o filho criado por um fã de Freeza, Ize, vem à Terra em busca de um oponente poderoso após saber da morte de seu pai. Sua presença na Terra desperta a necessidade de contar com as Esferas do Dragão mais uma vez, preparando o terreno para futuros arcos que virão.


O autor também publicou Dragon Ball Gohan x Trunks After.

Em 2012, David Montiel Franco foi indentificado pelos fãs, primeiro no fórum do site Kanzenshuu, logo erm seguida, Derek Padula do site Dao of Dragon Ball entrevistou Montiel, que explicou que o personagem ilustrado numa foi o Goku, mas sim Tablos. Montiel montou um blog.

No mesmo ano, Toyotaro se tornou ilustrador de mangás de Dragon Ball Heroes: Victory Mission publicada na revista V Jump da Shueisha, contudo, os fãs só foram descobrir que Toyble e Toyotaro era a mesma pessoa em 2013, segundo o Kami Sama Explorer:

Toyble encerrou as atividades do seu blog no dia 10 de agosto de 2013, alegando estar envolvido em outros projetos, que por sinal não foram revelados. Paralelamente a isso, o contratado pela Shueisha desde 2012, Toyotarō, estava envolvido com adaptações oficiais em mangá do jogo Dragon Ball Heroes. E como a imagem de despedida de Toyble fazia alusão ao personagem Beat, de Dragon Ball Heroes, os fãs de Dragon Ball rapidamente associaram e assumiram que Toyotarō e Toyble eram na verdade a mesma pessoa.

Em 2013, é lançado o filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, o filme é uma continuação de Dragon Ball Z, se passando seis meses após a Saga Buu, onde os fãs são apresentados ao deus da destruição Bill (ou Beerus) e seu assistente, o anjo Whis.

Em 2015, é lançada uma sequência: Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza. Nesse mesmo ano, a Shueisha lança Dragon Ball Super, escritor por Toriyama e ilustrado por Toyotaro (que também adaptou o segundo filme), o mangá começa pegando os dois filmes e lançando como dois arcos, sendo publicados até hoje, a Toei Animation lança um anime.
 

Nesse mesmo ano, é lançado Dragon Ball Xenoverse, outra produção da Dimbs e pega elementos de DB Online, sendo uma sequência, Dragon Ball Heroes.


Em 2017, David Montiel Franco afirmou que iria fazer a sua fanfic de DB AF, em 2018, ele concedeu uma entrevista ao site da HobbyConsolas, ele falou sobre a fanfic: DBAF Origins, dando mais detalhes sobre Tablos (que hoje também é um pseudônimo do autor): um Saiyajin muito próximo de Goku. Sua transformação se chama SK (Spirit Killer). Ele aproveita pra alfinetar Toyotaro e Youngjijii por não creditarem como criador do conceito original de AF e tece críticas a Dragon Ball Super.

Em 2018, a Toei lança um anime promocional: Dragon Ball Super Heroes, ele explora o multiverso, mostrando crossovers com personagens de GT, fillers e Super (tal qual nos jogos).
Segundo Rafael do Canal e blog ilha Kaijuu, no Japão não distinção sobre o que é ou não cânonico:


Em 2021, Youngjijii também se tornou um ilustrador oficial da Shueisha.


Para muitos fãs, Dragon Ball Super e os jogos podem muito bem terem sido influenciados pelas fanfics: Torneio de universos, Kaoshin maléfico, Goku com cabelos prateados (Instituto Superior), o fato de artistas de doujinshis hoje desenharem oficialmente mangás da franquia, não apenas Toyotaro e Youngjijii, mas também Dragon Garow Lee, autor de DB X Saitama e Dragon Ball Sai (onde imagina Vegeta chegando na Terra no lugar de Goku, fez o mangá Dragon Ball: That Time I Got Reincarnated as Yamcha para a Shonen Jump +.

Um bom vídeo do Jorge do canal Otaking





Fontes e referências

5 Things Dragon Ball Super Did Differently From Dragon Ball Multiverse (And Five Things It Did The Same)

Perroni Filho, Hélio (2001). «Dragon Ball AF ou: As mil mortes de Akira Toriyama». Editora Escala. Anime>Do 2000 (11)

Dragonball Multiverse Wiki Fandom

Dragon Ball Fanon Wiki Fandom

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/FanficRecs/DragonBall


Dragon Ball AF: como um desenho de fã enganou o mundo todo nos anos 2000

Dragon Ball AF - Dragon Ball Wiki Fandom


Fan Works / Dragon Ball - TV Tropes

https://kamisama.com.br/

O Universo de Dragon Ball após “Dragon Ball”: guia de leitura e cronologia nas HQs até o novo “Super Dragon Ball Heroes: Universe Mission”

Canal SUPER Casa do Kame - Youtube

Daiko O Saiyajin - Facebook

Canal Budokai - Facebook

Dragon Ball AF e o Super Saiyajin 5 existiram?

Dragon Ball: 10 Best What If Stories In The Franchise


30 Years Later, Street Fighter 6 Finally Gives Sheng Long the Canon Appearance He Deserves

Comentários