Sand Pirates of the Sahara, o filme que ninguém assistiu



Poster por John Alvin

Em 2001, foi lançado o filme Cine Majestic (The Majestic no original), dirigido por Frank Darabond e e escrito por Michael Sloane, o filme ambientado nos anos 50, o filme conta a história do roteirista Peter Appleton (Jim Carey), Appleton acusado de ser comunista, após dirigir bêbado, vai parar em na pequena cidade de Lawson, desmemoriado, é confundido como Luke Trimble, um homem que foi convocado pra II Guerra Mundial e não voltou, Luke era filho de Harry Trimble (Martin Landau), dono de um cinema local, o Majestic, fechado desde os tempos da guerra. 

Isso foi algo que aconteceu de fato, na década de 1950, muitos profissionais entravam na lista negra de Hollywood, não sendo mais contratados, foi o período do Macarthismo, o nome remete ao senador repúblicado Joseph McCarthy, várias investigações e processos ocorrem no período, principalmente pelo FBI, dirigido por  J. Edgar Hoover.

Peter é mostrado como um roteirista que estava migrando dos filmes B para filmes de grandes orçamento.


Filme B hoje é apenas filme de baixo orçamento, mas a nomenclatura possui uma explicação: Os cinemas exibiam sessões duplas, os filmes A eram os grande orçamento e os B os de baixo orçamento, B também era usado na industria fonográfica, na época dos discos de vinil, as canções eram dividas entre dois lados do disco: lado A e lado B, geralmente as canções de lado A eram com mais potencial para serem sucesso e as do lado B, não (embora tenham canções lado B que obtiveram sucesso).

Até mesmo os seriados de matinê (ons ancestrais das séries de TV) são considerados filmes B pelo orçamento.

Voltando ao filme, é mostrado que Appleton roteirizou Sand Pirates of Sahara. Estrelado por Brett Armstrong (Bruce Campbell) e Sandra Sinclair (Amanda Detmer) como Emily, além de Ramón Jamón (Cliff Curtis) como o vilão Príncipe Khalid e até o roteirista do filme, Michael Sloane como Professor Meredith.


No DVD do filme, a sequência teve mais tempo que na versão do filme 4:50 e foi incluída como bônus do DVD do filme e pode ser assistida abaixo.





Para o filme falso, foram produzido um pôster pelo ilustrador John Alvin (1948-2008) e até mesmo um lobby card. Lobby card era uma espécie de pôster menor mendindo medindo 28  x 36 cm ou 20 x 25 cm, geralmente continham cenas do filmes.



O site Nestflix, um site dedicado aos filmes dentro dos filmes traz a seguinte descrição 
Roland, o Intrépido Explorador, está em busca do segredo da joia do Faraó, mas primeiro ele deve salvar a bela Emily da captura do Príncipe Khalid.

O filme usa um ídolo visto em Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Não é segredo que George Lucas e Steven Spielberg se inspiram nos seriados de matinê, mas com grandes orçamentos.

Ums notável influência foi a personagem Nyoka da Republic Pictures, como já comentei em outro post, Nyoka foi divulgada como uma personagem do escritor Edgar Rice Burroughs, criador de Tarzan, mas na verdade foi puro marketing,  no seriado Jungle Girl (1941), temos Nyoka Meredith e em Perils of Nyoka (1942), temos Nyoka Gordon, o nome do personagem de Sloane é Meredith, fora que o personagem de Bruce Campbell pratica esgrima, tal qual Clayton Moore (famoso pelo papel de Lone Ranger).


A escolha de Campbell foi por ele interpretar papéis canastrões, como Autolycus, o Rei dos Ladrões em Hércules e Xena.










Fontes e referências


Michael Sloane no Twitter

Sand Pirates of the Sahara (review)

Show Within A Show TV Tropes

The Majestic TV Tropes

http://digitaldreammachine.blogspot.com/2005/10/sand-pirates-of-sahara.html

A Outra Face De Hollywood. Filme B de Antonio Carlos Gomes Mattos

The_Majestic_(film)

Comentários