Deathworld de Harry Harrison em quadrinhos
Henry Maxwell Dempsey, mais conhecido como Harry Harrison (1925-2012), foi um ilustrador e ecritor americano. de ficção científica. Harrison começou a carreira em 1948 na lendária EC Comics, ilustrando principalmente ficção científica, mas também trabalhando em outros gêneros como faroeste e terror (algumas fontes indicam até quadrinhos românticos e Disney)
Em 1951, começou publicar histórias em preso nas revistas de ficção científica, algumas vezes atuou como ilustrador das próprias histórias. Paralelo a isso, em maedos da da década foi roteirista da tira do Flash Gordon (ilustradas por Dan Barry) e Rick Random, uma série de ficção científica britânica ilustrada por Ron Turner, nessa época, Harrison morava no Reino Unido.
Suas histórias autoriais costuma ter forte tom satírico, é o caso de Bill, o herói galático (1965)
Em 1960, iniciou a série de livros Deathworld com o romance de mesmo nome, seguido por Deathworld 2 (1964) e Deathworld 3 (1968).
O personagem principal é um jogador que se envolve com colonos de um planeta extremamente hostil.
Em 1989, a série foi adaptada para os quadrinhos na União Soviética, ilustrada por Igor Kozhevnikov e publicado na revista Приключения и фантастика (Aventura e Ficção Científica em tradução livre) representada pela sigla ПиФ (Pif) o romance havia sido publicado por lá em 1972 (mesmo estando na Guerra Fria), a tira ficou com o título local do livro Неукротимая планета (Planeta indomável em tradução do Google).
Harrison se tornou bastante popular na Rússia nos anos 90. O sucesso foi tanto que foram lançados outros 4 livros para o mercado russo escritos por Ant Skalandis e Mikhail Ahmanov (1945-2019), algumas fontes indicam que esses autores coescreveram os livros com o próprio Harrison, outras questionam tal afirmação.Essa não foi a primeira vez que sua obra foi adaptada para os quadrinhos, entre 1979 e 1985, The Stainless Steel Rat foi adaptada na aclamada 2000 A.D, com roteiros de Kelvin Gosnell e desenhos de Carlos Ezquerra.
Em 1990, Deathworld ganhou uma série de revistas em quadrinhos pela editora Adventure, com roteiros de John Holland e desenhos do brasileiro Marcelo Campos (assinando como Marc Campos), foram 3 séries com 4 edições cada: Deathworld (1990-1991), Deathworld Book Two (1991) e and Deathworld Book Three (1991).
Ainda em 1991, a editora russa Panorama lançou um jogo de tabuleiro baseado na obra, o jogo traz uma HQ por P. Shegeryan.
Fontes e referências
"Неукротимая планета" комикс из журнала ПиФ
Находка: настольная игра «Неукротимая планета» по роману Гарри Гаррисона
Comentários