Deathworld de Harry Harrison em quadrinhos



Henry Maxwell Dempsey, mais conhecido como Harry Harrison (1925-2012), foi um ilustrador e ecritor americano. de ficção científica. Harrison começou a carreira em 1948 na lendária EC Comics, ilustrando principalmente ficção científica, mas também trabalhando em outros gêneros como faroeste e terror (algumas fontes indicam até quadrinhos românticos e Disney)

 Captain Science em Fantastic #8 (fevereiro de 1952) publicada  pela Youthful



Em 1951, começou  publicar histórias em preso nas revistas de ficção científica, algumas vezes atuou como ilustrador das próprias histórias. Paralelo a isso, em maedos da da década foi roteirista da tira do Flash Gordon (ilustradas por Dan Barry) e Rick Random, uma série de ficção científica britânica ilustrada por Ron Turner, nessa época, Harrison morava no Reino Unido.

Harrison foi homenageado por Barry na tira


Suas histórias autoriais costuma ter forte tom satírico, é o caso de Bill, o herói galático (1965)

Em 1960, iniciou a série de livros Deathworld com o romance de mesmo nome, seguido por Deathworld 2 (1964) e Deathworld 3 (1968).



O personagem principal é um jogador que se envolve com colonos de um planeta extremamente hostil.

Em 1989, a série foi adaptada para os quadrinhos na União Soviética, ilustrada por Igor Kozhevnikov e publicado na revista Приключения и фантастика (Aventura e Ficção Científica em tradução livre) representada pela sigla ПиФ (Pif) o romance havia sido publicado por lá em 1972 (mesmo estando na Guerra Fria), a tira ficou com o título local do livro Неукротимая планета (Planeta indomável em tradução do Google).

Harrison se tornou bastante popular na Rússia nos anos 90. O sucesso foi tanto que foram lançados outros 4 livros para o mercado russo escritos por Ant Skalandis e Mikhail Ahmanov (1945-2019), algumas fontes indicam que esses autores coescreveram os livros com o próprio Harrison, outras questionam tal afirmação.

Essa não foi a primeira vez que sua obra foi adaptada para os quadrinhos, entre 1979 e 1985, The Stainless Steel Rat foi adaptada na aclamada 2000 A.D, com roteiros de Kelvin Gosnell e desenhos de Carlos Ezquerra.


 Em 1990, Deathworld ganhou uma série de revistas em quadrinhos pela editora Adventure, com roteiros de John Holland e desenhos do brasileiro Marcelo Campos (assinando como Marc Campos), foram 3 séries com 4 edições cada: Deathworld (1990-1991), Deathworld Book Two (1991) e and Deathworld Book Three (1991).



Ainda em 1991, a editora russa Panorama lançou um jogo de tabuleiro baseado na obra, o jogo traz uma HQ por P. Shegeryan.


 




Fontes e referências

"Неукротимая планета" комикс из журнала ПиФ⁠⁠

Находка: настольная игра «Неукротимая планета» по роману Гарри Гаррисона

Harry Harrison - artist!

Harry Harrison (writer)

Harry-harrison/4040-40295/

Revista Pif

Jogo de tabuleiro

Harry Harrison - Guia dos Quadrinhos

Harry Harrison Comics - Flash Gordon

Comentários