Heroes, a série de super-heróis live-action e os quadrinhos




Em 2006, a rede american NBC lançou a série Heroes, criada por Tim Kring, a série mostrava pessoas de um mundo aparentemente similar ao real que descobrem poderes, não há uniformes ou mesmo equipes.

O conceito é bem parecido com X-Men, embora o termo mutante nem seja usado (mais tarde usariam o termo evolved human). 
Além de alguns personagens como Claire Bennet (Hayden Panettiere), que poderia se rejenerar como Wolverine.  Esse link fornece uma lista de contrapartes dos X-Men na série.



Tim Kring chegou a ser abordado, mas disse não ser um leitor de quadrinhos ou mesmo ter visto os filmes dos X-Men lançados até então. Kring havia experimentado o gênero com a série de Misfits of Science (1985), onde roteirizou um episódio.


A NBC contratou pessoas ligadas aos quadrinhos, o principal roteirista foi Jeph Loeb, Loeb era um roteirsta de filmes e séries de televisão que passou a escrever quadrinhos, se envolveu na produção de Smallville do CW.

Tim Sale e Alex Maleev forneceram artes usadas para o personagem Isaac Mendez, um pintor que ilustrava cenas do futuro, Mendez produzia um gibi chamado 9th Wonder!, onde contava as histórias dos personagens antes de acontecer.


O personagem Hiro Nakamura (Masi Oka) era um japonês que descobre que pode se teletransportar e viajar no tempo, fã de ficção científica e quadrinhos, Nakamura era colecionador da 9th Wonders!.


O site da NBC ainda publicou webcomics produzidas por diversos artistas, tendo também edições impressas pela WildStorm, trazendo também as ilustrações de Tim Sale e capas de Alex Ross e Jim Lee (ex-dono da WildStorm, vendida para a DC), uma lista dessas webcomics, bem como vários links podem ser acessados em um verbete da Wikipédia


Em 2007, a emissora brasileira Record lançou a telenovela de baixo orçamento Caminhos do Coração de Tiago Santiago, que usava abertamente o termo mutantes, com os mutantes que ganharam poderes por experiências genéticas como na série Mutant X (2001-2004), que foi produzida pela Tribune Entertainment e Fireworks Entertainment sob licença da Marvel, a Fox chegou a processar a Marvel, dizendo que o projeto se parecia com X-Men, a Marvel alegou que apenas o nome Mutant X tinha alguma ligação com seus mutantes, em 2003 as duas entraram em um acordo, curiosidade, o ator John Shea, o Lex Luhor de Lois & Clark, interpeta o cientista Adam Kane, responsáveis pela criação dos mutantes.

Tiago Santiago também foi questionado pelas semelhanças com X-Men  (e Heroes) e negou a influência, embora tenha sido personagens como Hulk e Homem-Aranha, mas também a mitologia grega. Ele havia sido assistente de autores como Antônio Calmon e Carlos Lombardi da Globo em novelas como Vamp (sobre vampiros), Olho no Olho (paranormais), Uga-Uga e Kubanacan.

A Record tihha licença da NBCUniversal  e exibiu Heroes e pouco depois, o desenho Wolverine & os X-Men, talvez por isso tenha evitado um processo da NBC e da Marvel.

A telenovela teve dois spin-ofs  Os Mutantes: Caminhos do Coração e Mutantes: Promessas de Amor: formando o que poderia ser chamado de trilogia de telenovelas. Um projeto de animação foi cogitado, mas Tiago foi para o SBT e isso pode ter inviabiliado o projeto.
 


A série Heroes teve uma  qued considerável de qualidade (assim como Lost da ABC/Disney, outro projeto onde Loeb participou), a série  teve 4 temporadas com 77 episódios até 2010, um spin-off chamado Heroes Reborn foi lançado em 2015 e durou apenas 13 episódios, boa parte do elenco não participou, o spin-off explorou uma ideia de Kring, que queria focar em novos personagens. Heroes Reborn teve quadrinhos  pela  editora britânica Titan Comics: Heroes: Vengeance, escrito por Seamus Fahey e Zach Craley, ilustrado por Rubine Cubiles. Heroes: Godsend, escrito por Joey Falco e ilustrado por Roy Allan Martinez.




Loeb saiu do projeto em 2008, curiosamente Heroes Reborn é nome do evento da Marvel nos anos 90 que no Brasil virou Heróis Renascem, que trazia releituras de heróis da Marvel, Loeb escreveu o Capitão América ilustrado por Rob Liefield, até serem demitidos e substituídos. Algumas ideias do MCU vieram de Heroes Reborn  e do Universo Ultimate, como os Vingadores sendo formados pela Shield, Tony Stark e Bruce Banner sendo amigos, Falcão ser um militar, 



Em  2024, o site Deadline divulgou que a NBC planeja lançar uma nova série intitulada Heroes: Eclipsed.


No Brasil, os quadrinhos de Heroes foram publicados pela Panini em dois volumes entre 2008 e 2009 e em 2016, Heroes Vingança teve um volume pela Pixel Media.

Fontes e referêcias

Resenhas Heroes - Quadrinhopole

Heroes and X-Men

Trilogia_Mutantes

Heroes_(American_TV_series)

Heroes - TV Tropes

Heroes_Wiki

Heroes Reborn (Marvel) - TV Tropes  

Evolved Humans - Comic Vine

Heroes - Guia dos Quadrinhoa

Comentários

Anderson ANDF disse…
Assisti a 1ª temporada na Record e as demais apenas em DVD. Mas não vi até o momento o Heroes Reborn