Icamiabas, as amazonas brasileiras nos quadrinhos ao longo dos anos
Durante a Era das Navegações, os europeus imaginavam que o Novo Mundo era um cheio de perigos e imaginavam que as lendas seriam reais. Em 1542, o conquistador espanhol Francisco de Orellana (1511-1546) disse ter encontrado amazonas indígenas. Há quem diga que Orellana teve contato com índios de ambos os sexos, mas que tinham cabelo brancos e guerreavam sem camisa, mas para outros, Orellana teve contato com as icamiabas (do tupi i + kama + îaba, significando "peito partido"), também chamadas de iacamiabas, iamaricumãs, coniupuiaras, para uns, a lenda por ter sido criada inspirada nas amazonas da mitologia grega, que para alguns signficava mulheres sem seios, já que elas poderiam mutilar os próprios seios para usar o arco e flecha, outros acreditam não só que já existiam lendas similares e até mesmo a existência dessas mulheres guerreiras indígenas, o rio onde Orellana estava virou Rio Amazonas, servindo pra nomear a região e até o estado brasileiro, na parte peruana, o rio ainda se chama Marañón.
Segundo a Wikipédia:As índias Icamiabas, ou Amazonas de Orellana, eram mulheres guerreiras, sem maridos, que habitavam o Baixo Amazonas. Uma vez ao ano, nas fontes do rio Nhamundá, na serra Yacy-taperê (serra da lua), onde havia um lago, Yacy-uaruá (espelho da lua), faziam uma festa em nome de Iacinará ou Iaci, a lua. Após dormirem com os Guacaris, homens de outra tribo especialmente convidados para a festividade, as índias mergulhavam no lago e traziam um barro esverdeado com o qual modelavam muiraquitãs, que eram oferecidos como amuletos aos guacaris
Tinha encontrado aparições delas em HQs recentes, mas queria encontrar HQs antigas, com a ajuda de sites como Grand Comic Database, o Comic Book Plus a Hemeroteca Digital Brasileira e anúncios de gibis, rastreie algumas aparições.
A mais antiga que encontrei foi uma história do herói Flip Falcon em Fantastic Comics nº 9 (agosto d 1940) publicada pela Fox Feature Syndicate, ele lê sobre o Orellana num livro e volta no tempo pra encontrar as tais amazonas, elas se parecem gregas. Para ler (em inglês) indico o site Comic Book Plus.
Em dezembro de 1940, a revista Fight Comics nº 10 publicada pela Fiction House mostrou o herói tarzanide Oran encontrando uma curiosa tribo de amazonas na Amazônia (embora suas histórias tenham começado na África), elas não parecem nem indígenas, nem gregas, possuem discos voadores, televisores e outras tecnologias? seriam alienígenas? atlantes?
No Suplemento Juvenil, a história de Orellana é contada duas vezes em quadrinhos por A. Miranda Bastos (texto) e Rodolfo (sobrenome não identicado), primeiro chamada Conquistadores do Novo Mundo, publicada em 1940 e segunda chamada A viagem de Orellana, publicada entre 1246 e 1272 em 1942. Curiosamente, na primeira não há amazonas, na segunda sim.
Em Real Life Comics nº 42 (novembro de 1947), foi públicada a história Francisco de Orellana Conqueror of the Mighty Amazon, cuja a autoria é desconhecida, no Brasil foi publicada em julho de 1950 pela Vida Juvenil na edição 18, a história de Orellana é tratada como mentira.
Curiosamente, dois anos depois, a edição 51 (1º de maio de 1952) da revista publicou uma história em duas páginas sobre Orellana e nela tem as amazonas, a autoria é de Gil Coimbra.
Em 1953, na revista Tico-Tico nº 2009, foi publicado o seguinte texto ilustrado por Edmundo Rodrigues.
Nem todas histórias brasileiras foi acurada, principalmente as de aventura, Capitão Amazonas n° 3 por Manoel Nunes, publicada em 1966, o herói título encontra guerreiras amazonas, mas são mulheres caucasianas da cidade da Opala (nome de uma pedra, uma possível alusão a cidade perdida de Opar de Tarzan)
Capitão Estrêla, um herói da Brinquedos Estrelas publicado pela Continental, na segunda edição publicada em junho de 1960, a história No Vale das Amazonas, desenhada por Juarez Odilon, mostra o herói encontrando amazonas, mas elas são descendentes das amazonas gregas e de valquírias vikings e são lideradas pela Rainha Ail. Elas se vestem como as garotas da selva/tarzanides.
Em 2014, foi publicada a HQ Muiraquitã e A Fúria do Anhangá (Estrnho), escrita por Alex Mir e desenhos de Rebeca Caroline Acco.
Icamiabas, arte de Eddy Barrows, Eber Ferreira e Natália Marques para o artbook Lendas, publicado em 2018 pelo Chiaroscuro Studios.
O Muiraquitã Original no Catarse
Outros
Amazons_(Brazil) - Public Domain Super Heroes
Francisco de Orellana Grand Comic Database
La découverte du monde en bandes dessinées - BD Gest
El Dorrado - The Appendix to the Handbook of the Marvel Universe
Francisco_de_Orellana Indiana Jones Fandom
Icamiabas - Guia dos Quadrinhos
Amazons_of_the_Amazon - DC Fandom
Esquecidas - Comic Vine
Amazons (Brazil) - Comic Vine
Comentários