Icamiabas, as amazonas brasileiras nos quadrinhos ao longo dos anos

Durante a Era das Navegações, os europeus imaginavam que o Novo Mundo era um cheio de perigos e imaginavam que as lendas seriam reais. Em 1542, o conquistador espanhol Francisco de Orellana (1511-1546) disse ter encontrado amazonas indígenas. Há quem diga que Orellana teve contato com índios de ambos os sexos, mas que tinham cabelo brancos e guerreavam sem camisa, mas para outros, Orellana teve contato com as icamiabas (do tupi i + kama + îaba, significando "peito partido"), também chamadas de iacamiabas, iamaricumãs, coniupuiaras, para uns, a lenda por ter sido criada inspirada nas amazonas da mitologia grega, que para alguns signficava mulheres sem seios, já que elas poderiam mutilar os próprios seios para usar o arco e flecha, outros acreditam não só que já existiam lendas similares e até mesmo a existência dessas mulheres guerreiras indígenas, o rio onde Orellana estava virou Rio Amazonas, servindo pra nomear a região e até o estado brasileiro, na parte peruana, o rio ainda se chama Marañón.

Segundo a Wikipédia:As índias Icamiabas, ou Amazonas de Orellana, eram mulheres guerreiras, sem maridos, que habitavam o Baixo Amazonas. Uma vez ao ano, nas fontes do rio Nhamundá, na serra Yacy-taperê (serra da lua), onde havia um lago, Yacy-uaruá (espelho da lua), faziam uma festa em nome de Iacinará ou Iaci, a lua. Após dormirem com os Guacaris, homens de outra tribo especialmente convidados para a festividade, as índias mergulhavam no lago e traziam um barro esverdeado com o qual modelavam muiraquitãs, que eram oferecidos como amuletos aos guacaris

Muiraquitã



Tinha encontrado aparições delas em HQs recentes, mas queria encontrar HQs antigas, com a ajuda de sites como Grand Comic Database, o Comic Book Plus a Hemeroteca Digital Brasileira e anúncios de gibis, rastreie algumas aparições.

A mais antiga que encontrei foi uma história do herói Flip Falcon em Fantastic Comics nº 9 (agosto d 1940) publicada pela Fox Feature Syndicate, ele lê sobre o Orellana num livro e volta no tempo pra encontrar as tais amazonas, elas se parecem gregas. Para ler (em inglês) indico o site Comic Book Plus.



Em dezembro de 1940, a revista Fight Comics nº 10 publicada pela Fiction House mostrou o herói tarzanide Oran encontrando uma curiosa tribo de amazonas na Amazônia (embora suas histórias tenham começado na África), elas não parecem nem indígenas, nem gregas, possuem discos voadores, televisores e outras tecnologias? seriam alienígenas? atlantes?
Para ler, novamente disponível no Comic Book Plus.

Em 1951, nas páginas de Jungle Comics nº 135 e Apache º 1 da mesma Fiction House foi publicado um texto curto numa seção sobre selos onde relata o encontro de Orellana com as tais Amazonas. 




No Suplemento Juvenil, a história de Orellana é contada duas vezes em quadrinhos por A. Miranda Bastos (texto) e Rodolfo (sobrenome não identicado), primeiro chamada Conquistadores do Novo Mundo, publicada em 1940 e segunda chamada A viagem de Orellana, publicada entre 1246 e 1272 em 1942. Curiosamente, na primeira não há amazonas, na segunda sim.



Suplemento Juvenil - Edição Maravilhosa nº 821 (14 de março de 1940)


Suplemento Juvenil nº 1272 (22 de dezembro de 1942)


Em Real Life Comics nº 42 (novembro de 1947), foi públicada a história Francisco de Orellana Conqueror of the Mighty Amazon, cuja a autoria é desconhecida, no Brasil foi publicada em julho de 1950 pela Vida Juvenil na edição 18, a história de Orellana é tratada como mentira.



Real Life Comics nº 42, capa de Alex Schomburg




Curiosamente, dois anos depois, a edição 51 (1º de maio de 1952) da revista publicou uma história em duas páginas sobre Orellana e nela tem as amazonas, a autoria é de Gil Coimbra.








Em 1953, na revista Tico-Tico nº 2009, foi publicado o seguinte texto ilustrado por Edmundo Rodrigues.



Nem todas histórias brasileiras foi acurada, principalmente as de aventura, Capitão Amazonas n° 3 por Manoel Nunes, publicada em 1966, o herói título encontra guerreiras amazonas, mas são mulheres caucasianas da cidade da Opala (nome de uma pedra, uma possível alusão a cidade perdida de Opar de Tarzan)






Capitão Estrêla, um herói da Brinquedos Estrelas publicado pela Continental, na segunda edição publicada em junho de 1960, a história No Vale das Amazonas, desenhada por Juarez Odilon,  mostra o herói encontrando amazonas, mas elas são descendentes das amazonas gregas e de valquírias vikings e são lideradas pela Rainha Ail. Elas se vestem como as garotas da selva/tarzanides.



Em La Découverte du monde en bandes dessinées  (Descobrindo o mundo em quadrinhos) nº 8, publicado em 1979 pela Larousse, a história foi contada por Enric Sió (roteiro e desenhos); Jean Ollivier (roteiro), a capa é assinada pelo italiano Carlo Raffaele Marcello.








Em HB Extra nº 2 (1979) publicado pela Rio Gráfica Editora, a heroína Jana das Selvas encontra amazonas, mas novamente de nã são indígenas, mas com origem fenícia (?!), vive no reino de Faro não há créditos, mas na edição anterior, foi publicada uma história ilustrado pelo Eduardo Vetillo.




Em 2009, o quadrinista Jô Oliveira lança pela editora Cortez, a graphic novel As Amazonas - A conquista do rio-mar pelo capitão Francisco Orellana segundo Frei Gaspar de Carvajal. Oliveira foi muito influênciado pela xilogravura usado na literatura de cordel.

Em 2014, foi publicada a HQ Muiraquitã e A Fúria do Anhangá (Estrnho), escrita por Alex Mir e desenhos de Rebeca Caroline Acco.







Icamiabas, arte de Eddy Barrows, Eber Ferreira e Natália Marques para o artbook Lendas, publicado em 2018 pelo Chiaroscuro Studios.

Na série de livros Habitantes do Cosmo de Francélia Pereira, a protagonista Artemísia é descendente das Icamiabas no futuro. Uma HQ foi publicada em 2018, com roteiro de Ton Lima e Francélia Pereira, com desenhos de Ton Lima e cores de Wesllei Manoel.







Em 2021, foi lançada a HQ digital Icamiabas por Tom Gomes (roteiro) e Fabricio Guerra (desenhos). A publicação concorreu ao HQ Mix de 2023. O autor possuí uma campanha de financiamento coletivo recorrente no Catarse.

Também em 2021, a DC Comics lançou a personagem Yara Flor, a Moça Flor (Wonder Girl), que depois também assume o título Mulher Maravilha, ela tem origem índige, o pai é um deus dos rios sem nome e a mãe é uma amazona da Ilha Paraíso, ela faz parte de um grupo de amazonas chamadas esquecidas que estão na Amazônia, ela diz que também são conhecidas como iamaricumãs e coniupuiaras. El foi criada por Joëlle Jones que se inspirou na atriz e modelo  Suyane Moreira.

Anteriormente, a DC monstrou amazonas na região amazônica, mas elas eram discidentes da Ilha Paraíso e não tinham qualquer ligações com indígenas brasileiras.




Outros

Em Sea Hound nº 2 (setembro-outubro de 1945) publicado pela Avon Publications, uma história de seis páginas ilustrada por Harold DeLay conta a história de Orellana, ele é chamado de Orellano na capa, não há menção as Amazonas. Para ler acesse o Comic Book Plus.


Orellana é mencionado em Indiana Jones, em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), seus restos mortais aparecem, ele tem flashback no livro baseado no filme, seus restos também aparece em adaptações em quadrinhos. é mencionado no livro Indiana Jones: The Search For Buried Treasure. Até onde eu pesquisei, não há nenhuma menção as amazonas, mas sim que ele encontrou o El Dorado, também chamado de Akakor (uma terra perdida que é um embuste criado por Gunther Hauck, usando o nome de Tatunca Nara).

Achei outras menções a Orellana em The World Around Us #23 - The Illustrated Story of Great Explorers (julho de 1960) publicada pela Gilberton (a mesma de Classics Illustrated) , há a história de seis páginas The Land of El Dorado, desenhada por Gray Morrow, mas não encontrei nenhuma página da história pra ver o que falam.

Também tem Orellana em Sparkle Comics #11 (junho-julho de 1950), uma página de Strange as It Seems!, ilustrada por George Jahns, também não encontrei a página escaneada.

Fontes e referências

Icamiabas - Fantasticpédia

Amazons_(Brazil) - Public Domain Super Heroes

Francisco de Orellana Grand Comic Database

La découverte du monde en bandes dessinées - BD Gest

El Dorrado - The  Appendix to the Handbook of the Marvel Universe

Francisco_de_Orellana Indiana Jones Fandom

Icamiabas - Guia dos Quadrinhos

Amazons_of_the_Amazon - DC Fandom 

Esquecidas - Comic Vine

Amazons (Brazil) - Comic Vine


Comentários