Os quadrinhos da Mulher-Morcego (Bat Lady) do filme Artista e Modelos (1955), um filme sobre a histeria em torno das HQs

 

Artes geradas no Google Gemini




Artistas e Modelos é u filme de 1955 estrelado pela dupla Jerry Lewis e Dean Martin, no filme, Lewis é Eugene Fullstack, um fã dos quadrinhos Mulher-Morcego (Bat Lady) e Martin é Rick Todd, um aspirante a escritor, por coincidências típica de filmes, a dupla é vizinha de apartamento de Abigail Parker (Dorothy Malone), a criadora da heróina e Bessie Sparrowbush (Shirley MacLaine), modelo para a personagem e secretária na editora. Rick consegue emprego como roteirista de Vincent, o Abutre (meio homem, meio garoto e meio pássaro), personagem surgido nos sonhos de Eugene. Abigail se demite e vira uma militante antiquadrinhos, o filme foi lançado justamente um ano após o livro de Fredric Wertham e da implementação do Comics Code. Lewis não era alheio aos quadrinhos, entre 1952 e 1957, a DC publicou The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, onde haviam até crossovers com Batman, Superman, Flash e Mulher Maravilha. Ou seja, o gibi da dupla passou pela implementação do código, curiosamente, o filme sofreu censura do Código Hays, ainda que algumas piadas sexuais tenham espacado.


Para o filme, o estúdio de Arthur Camp e Neil Wheeler produziram algumas capas e páginas que mais parecem saídas de alguma edição da MAD.












Fontes e referências



13h Dimension

Artists and Models - Wikipédia

Comentários