Quadrinhos baseados em animes publicados no Brasil
Speed Racer
Em Janeiro de 1977, a Editora Abril publica a edição 40 da revista Diversões Juvenis, dedicada a Speed Racer, da Tatsunoko Productions. A revista era usada para testar futuros títulos solos. Em março do mesmo ano, surge a revista própria do herói, licenciada pela Whiland International S.A., empresa que representava a série na América Latina. A maioria das histórias tinha origem argentina, publicada pela Editorial Abril. Para suprir o material, a Abril publicou histórias produzidas no próprio país (as chamadas histórias de código B, também presente em quadrinhos Disney e Hanna-Barbera). Entre os desenhistas, estavam Michio Yamashida. A revista foi publicada até 1979 durou 18 edições e uma edição especial.
Speed Racer #5 (setembro de 1977) |
Speed Racer também chegou a ser chamado de Meteoro no país, nas primeiras exibições pela Rede Globo nos anos 60, o desenho ficou conhecido como Capitão Meteoro.
Em 2000, a Editora Abril arrisca mais um título do piloto: uma mini-série em três edições, escrita e desenhada pelo coreano Tommy Yune e, diferentemente das revistas anteriores, apresenta uma influência dos mangás japoneses. A mini-série foi publicada nos Estados Unidos entre 1999 e 2000 pela Wildstorm (editora fundada por Jim Lee e que foi comprada pela DC Comics - com isso, Lee tornou-se editor da DC) e contava o histórico da equipe Go. Uma versão encadernada da mini-série recebeu o nome de Born to Race. Yune publicou outra história de Speed Racer, desenhada pela americana Jo Chen, e que não publicada no Brasil: a mini-série Racer-X, que contava do ponto em que o Rex Racer, irmão de Speed, conheceu Kabala, o príncipe de Kapetapek e se tornou o corredor e agente secreto Corredor X. A Now Comics já havia publicado dois títulos dedicado ao corredor mascarado. O mangá original é publicado pela primeira vez no país em 2002 pela Conrad Editora no especial "Herói.com.br apresenta Speed Racer", inspirado em uma compilação publicada pela Wildstorm e 2009 na integra pela Newpop Editora em duas edições.
.
Zillion
Em 1988, a fabricante de video games brasileira TecToy (empresa que representa a Sega no Brasil) resolve licenciar o jogo Zillion para Master System - o jogo foi criado no Japão para promover uma pistola para o console chamada de Light Phaser. Com isso, traz para o Brasil um anime produzido pela Tatsunoko Productions e exibido no país pela Rede Globo.
Em 1990, a Editora Abril publica o álbum de figurinhas/revista em quadrinhos Operação Zillion, na revista Misto-Quente. O álbum traz uma adaptação em quadrinhos do segundo episódio do anime, inédito no país. O episódio foi vertido para os quadrinhos por Ataide Braz e Roberto Kussumoto. Apesar de inspirada no anime, a história não pode ser considerada como mangá e sim uma produção híbrida. Zillion também foi tema de duas edições da revista Passatempos da Ebal. Nessa mesma época, o Studio Velpa produzia HQs e revistas de atividades de séries de tokusatsu da Toei Company. Além do Brasil, Zillion teve quadrinhos produzidos pela Eternity dos EUA. Em 1993, a equipe criativa era formada por Tom Mason (roteiros),Harrison Fong (desenhos) e Tim Eldred (roteiros).
Zillion pela Eternity Comics
Robotech
Robotech não um anime somente, mas sim junção de três animes: Macross, Southern Cross e Mospeada. A empresa americana Harmony Gold, tomou essa decisão após ver que Macross possuía apenas 36 episódios - a série foi um sucesso e acabou ganhando um universo compartilhado nos EUA. Curiosamente, Macross passou no Brasil como Guerra das Galáxias, pela CNT/Gazeta.
Entre 2003 e 2004, a Panini Brasil publicou uma revista dedicada a Robotech, mesmo que a série não estivesse sendo mais exibida no país. A revista durou 12 edições (e uma edição encadernada), e publicou histórias de duas revistas da Wildstorm: Robotech e Robotech: Love & War, ambas com seis edições. e contava com a participação de artistas influenciados pelos mangás, como Adam Warren e os já citados Tommy Yune e Jo Chen. Na mesma época, a editora publicou as mini-séries Transformers e Transformers Armada da Dreamwave, que também apresentavam influência dos mangás. Nos EUA, Robotech também teve crossover com Ninja High School (por Ben Dunn) e Voltron (por Tommy Yune), uma outra série americana montada com dois animes: Beast King GoLion and Armored Fleet Dairugger XV.
Digimon
Em 2001, a Abril Jovem publicou a revista Quadrinhos Digimon, publicando um manhua (nome dado aos quadrinhos da China e de Taiwan) por Yu Yuen Wong, no mesmo ano, Daniel HDR, havia desenhado Digimon para a americana Dark Horse, para a Abril, HDr fez algumas ilustrações para a revista oficial.
Gatchaman
Conforme o post sobre as adaptações da Gold Key, Gatchaman ficou conhecido no ocidente como Batttle of Planets, No Brasil, foram exibidas duas versões americanas de Gatchaman: uma da Saban (mesma empresa responsável pelos Power Rangers) e a versão dos anos 70 da Sandy Frank.
Em 2004, a Mythos Editora publicou um inusitado crossover do grupo com a Witchblade: o encontro teve capa de Alex Ross e foi produzido por Munier Sharrieff (roteiros) e as irmãs Christina Chen e Jo Chen (desenhos). O encontro foi publicado no ano anterior pela Top Cow.
Agradecimentos a Toni Rodrigues, Ataide Braz e Fabio Reis (no grupo dedicado a revista Animax).
Ver Também
Quadrinhos espanhóis e mexicanos basedados em Supercampeões (Capitão Tsubasa)
Fontes e referências
Whiland International S.A.
Entrevista: Fernando Ikoma
Speed Racer no Jbox
Zillion no Jbox
Robotech no Jbox
Age of Fake manga
Wikipédia - Speed Racer- American comic adaptations
Master System completa 20 anos de vida no Brasil
Guerra das Galáxias no Jbox
Robotech/Voltron
Wikipédia: Robotech_(comics)
Revistas hibridas 3 - Misto Quente
Editora Abril - 60 Anos Bem Contados: 1971-1980 (Parte 2 de 3)
Num mês de dezembro distante...
Colecção de revistas de Speed Racer
Grand Comics Database - Speed Racer (mini-série)
Speed Racer: Born to Race
Wkipedia - Cesar Civita
Grand Comics Database - Speed Racer
Editora Mythos revela novidades da Top Cow Comics
G-Force no Guia dos Quadrinhos
Jiban - da TV para você - Superxis Nº1 - Abril de 1992
G-Force encontra com Witchblade
Zillion no ComicVine
Especial Volta ao Tempo: os Anos 70
Inducks Brasil - Extraducks!
Age of fake manga
Comentários